ÁGUA BOA

Policial

Policiais civis de Mato Grosso formam em Curso de Operações Táticas Especiais no Maranhão

Publicado em

Policial


Assessoria | Polícia Civil-MT

Após dois meses atuando com  técnicas e aprendizagem operacional, dois investigadores da Polícia Civil de Mato Grosso concluíram o IV Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), promovido pelo Grupo de Resposta Tática da Polícia Civil do Estado do Maranhão.

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuar nos grupos táticos, mais precisamente nas atividades e missões voltadas para as operações especiais policiais.

Durante 65 dias os policiais civis mato-grossenses, James William Fortes Cochrane e Luciano Ribeiro da Silva, lotados na Gerência de Operações Especiais (GOE), participaram de treinamentos teóricos e práticos envolvendo concentração, força, resistência e disciplina.

O IV COTE iniciou no dia 1º de julho, com turma de 34 alunos formada por servidores da segurança pública de diversos Estados. O encerramento ocorreu no dia 3 de setembro, com 19 alunos que chegaram ao final e concluíram o curso.

Nesta edição formaram policiais civis de Mato Grosso, Piauí, Santa Catarina, Pernambuco, e policiais militares do Maranhão, os quais após muito esforço e dedicação conseguiram vencer maior e mais completo curso operacional realizado no Brasil.

De acordo com o delegado da GOE, Ramiro Mathias Ribeiro Queiroz, é através do COTE que formam-se os operadores táticos, que são os policiais treinados para cumprir as missões policiais que fogem do cotidiano institucional no tocante ao grau de risco e complexidade.

Leia Também:  Polícia Civil recupera celular furtado e prende casal de idosos por receptação

Ramiro explica que os chamados de “Coteanos”, profissionais que concluem o curso, durante toda capacitação são testados e treinados até a sua exaustão física, técnica e psicológica, tendo que superar limites pessoais e desafios diários, para que, se aprovados, estejam aptos a cumprirem as mais complexas missões policiais de suas instituições. 

“Por esta razão, no decorrer do curso, o índice de desligamento e desistência é muito alto, concluindo somente os mais fortes, os mais técnicos e os mais perseverantes”, destacou o delegado.

O novo “coetano” da GOE, James William Fortes Cochrane, falou do grande desafio conquistado de se tornar é um instrutor em potencial, devido a enorme gama de conhecimento que recebeu no curso. “Estou apto para contribuir ainda mais com a Polícia Civil, com instruções técnicas policiais em diversas áreas do conhecimento, treinamentos continuados, entre outros. Sem dúvida, a instituição sobe mais um degrau na sua qualidade técnica com a formação de novos operadores táticos”, disse o investigador.

Fonte: PJC MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Policial

Após denúncia jovem atuante no tráfico de drogas é preso pela Polícia Civil

Publicados

em


Assessoria | Polícia Civil-MT

Um jovem envolvido com a venda de entorpecentes no município de Guiratinga (328 km ao sul de Cuiabá), foi preso pela Polícia Civil na sexta-feira (17.09), em posse de grande quantidade de substâncias ilícitas.

O suspeito de 20 anos foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Na ação foram apreendidos 21 pedaços grandes de maconha, 10 pedaços grandes de pasta base de cocaína, 26 porções de cocaína, 6 porções de pasta base,13 munições de calibre 38, aparelhos celulares, balança de precisão, além de R$ 170 em dinheiro.

As investigações iniciaram após denúncia sobre uma residência no bairro Tancredo Neves, onde o morador já preso em outras oportunidades por tráfico, continuava atuando no comércio de drogas. 

De posse das informações, os policiais civis passaram a monitorar o endereço, sendo um pouco tempo de vigilância notado a presença intensa de usuários no local. 

Diante da situação foi realizada a abordagem do suspeito na área externa do imóvel. Ao ser questionado se havia drogas na casa, o investigado confirmou entregando espontaneamente todo material ilícito, entre maconha, cocaína e pasta base em diversos tamanhos.

Leia Também:  Homem é preso em flagrante por tentativa de homicídio contra o próprio irmão

Em seguida o suspeito foi conduzido até a Delegacia de Guiratinga, interrogado e autuado por tráfico de drogas. Após a confecção dos autos, o preso foi colocado à disposição da Justiça.

Fonte: PJC MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA