Policial
Réu por forjar grampo em ex-amante, advogado quer absolvição sumária em MT
Paulo Taques ainda solicitou que o primo e ex-governador Pedro Taques seja testemunha
O advogado e ex-secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques, pediu a absolvição primária na ação penal que tramita na 7ª Vara Criminal de Cuiabá, na qual é réu pelo crime de falso testemunho em decorrência do esquema de escutas telefônicas clandestinas, que ficou conhecido como “grampolândia pantaneira”. Tais fatos ocorreram no governo de seu primo, o ex-governador Pedro Taques (SD).
Na ação, o Ministério Público Estadual (MPE), afirma que Paulo mentiu ao delegado Juliano Silva de Carvalho, durante depoimento como testemunha em inquérito instaurado para apurar crimes supostamente praticados pelas delegadas da Polícia Civil, Alana Darlene Souza Cardoso e Alessandra Saturnino de Souza Cazzolino, que conduziam inquéritos contra traficantes de drogas, mas inseriram nas investigações para quebra de sigilo telefônico, números de pessoas que não tinham envolvimento com os crimes que eram investigados. O inquérito contra as delegadas foi arquivado e elas não foram denunciadas pelo MPE.
Em sua defesa, o ex-secretário nega que tenha mentido e explica que na época em que prestou depoimento, em 11 de julho de 2017, não tinha em mente que foi vítima de chantagem e de tentativas diversas de prejudicá-lo. Taques nega ter dado ordens para as interceptações telefônicas ilegais, contra a publicitária Tatiane Sangalli Padilha, que era amante dele na época dos fatos e contra a servidora Caroline Mariano, que estava lotada na Casa Civil.
Ele relata que contou ao então governador Pedro Taques sobre a suspeita de que Tatiana planejava se vingar através do ex-comendador João Arcanjo Ribeiro, pois teria planos de se casar com o bicheiro. Na época, Paulo Taques desconfiava que Caroline, sua então assessora com acesso à agenda dele, estaria passando informações para Tatiana. Alega ainda que as delegadas Alessandra e Alana confessaram a realização de interceptações telefônicas ilegais, mas que nada sofreram, já que não foram acionadas pelo Ministério Público.
“O peticionante por certo não sugeriu, e muito menos induziu, como que fazer crer o MPE, duas experientes delegadas de polícia para que investigassem desta ou daquela maneira, muito menos que adotassem esta ou aquela medida. Afirmar que as delegadas praticaram o crime de interceptação telefônica ilegal por que foram induzidas e forçadas pelo peticionante é, para dizer o mínimo, molequear com a inteligência alheia”, diz em trecho da petição juntada nos autos pela defesa do ex-secretário no dia 11 deste mês.
Testemunhas
Paulo Taques ainda apresentou uma lista com nomes de pessoas para serem ouvidas testemunhas pelo juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, responsável pela ação penal. Dentre elas, estão o ex-governador Pedro Taques, os ex-secretários José Adolpho Vieira (Planejamento e Gestão), Roger Jarbas (Sesp) e Mauro Zaque de Jesus, que é promotor de Justiça, ex-secretário de Segurança, e autor das denúncias sobre a grampolândia, além dos delegados da PJC, Flávio Henrique Stringueta, Alessandra Saturnino, Alana Cardoso e Juliana Chiquito Palhares.
Folha Max
Policial
Polícia Civil apreende 50 peças de entorpecentes em Primavera do Leste
Mais de 50 peças de entorpecentes, entre tijolos e tabletes de maconha e cocaína, foram apreendidas, na noite de sexta-feira (06.12), pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), em Primavera do Leste.
A ação resultou também na prisão em flagrante de um casal e na apreensão de duas armas de fogo, um veículo Renault Duster, dois rádios comunicadores portáteis, cinco munições, celulares, 20 pen drives, entre outros materiais.
Durante diligências para desarticular pontos de comércio de drogas em Primavera do Leste, foi identificado o suspeito de 36 anos que fazia a aquisição, transporte, distribuição e venda ilícita na região, razão pela qual ele passou a ser monitorado.
Conforme investigação, o traficante usava um veículo Renault Duster para buscar drogas na cidade de Rondonópolis, fazendo sempre rotas alternativas visando burlar a fiscalização. Com base nos indícios apurados, foi representado pelo mandado de busca e apreensão, deferido pela Justiça.
Contudo, na noite de sexta-feira (06), os policiais civis abordaram o investigado conduzindo o automóvel na Rodovia MT 373. No interior do carro foi encontrado o carregamento com 30 tabletes de maconha, uma porção grande da mesma substância, 10 tijolos de pasta base de cocaína e 7 tijolos de cocaína.
Diante do flagrante, o suspeito foi conduzido até a DERF de Primavera do Leste. Em continuidade e considerando a ordem de busca e apreensão expedida, a equipe foi até um dos endereços alvo do mandado judicial.
Nesta residência situada no bairro Cristo Rei, estava a namorada do traficante na posse de balança de precisão, um revólver calibre 357, cinco munições, tabletes e porções de cocaína e maconha. Já em outro local foram apreendidos dois rádios comunicadores, uma espingarda de pressão, além de dinheiro, celulares e 20 pen drives.
A jovem de 26 anos também foi detida e encaminhada para esclarecimentos. Na delegacia, a conduzida relatou que estava se relacionando com o traficante e que tinha conhecimento da arma e da droga na casa.
O casal foi interrogado pelo delegado Rodolpho Bandeira, e autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito ou proibido. Após a confecção dos autos, ambos foram colocados à disposição da Justiça.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Policial5 dias ago
Mandante da morte de advogado em Rio Verde queria fazenda de R$ 100 milhões, diz polícia
-
Acidente3 dias ago
Explosão com gás em estabelecimento comercial de Água Boa deixa duas pessoas feridas
-
Policial5 dias ago
Forças de segurança apreendem 185 tabletes de maconha na BR-158 em Água Boa
-
Acidente6 dias ago
Ônibus tomba na BR-158, próximo a cidade de Água Boa, e deixa feridos
-
Acidente2 dias ago
Pacientes vítimas de explosão com gás em Água Boa serão transferidos.
-
Policial5 dias ago
Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão na casa de vereador de São José do Xingu
-
GERAL3 dias ago
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena em MT morre 24 dias após retirar prêmio
-
Policial5 dias ago
Autor de homicídio em Santo Antônio do Leste é preso pela Polícia Civil
You must be logged in to post a comment Login