Política
Atendendo Dep. Nininho, Governo do Estado autoriza credenciamento da Santa Casa de Rondonópolis para cirurgias ortopédicas
Política

A Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis está sendo credenciada pelo Governo do Estado para a realização de cirurgias ortopédicas. A decisão foi comunicada à diretoria da instituição pelo deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD), responsável pela articulação do credenciamento junto ao titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo. A medida tem o objetivo de acabar com a fila dos procedimentos que estão para ser realizados.
Durante a reunião, nesta quarta-feira (15), com a superintendente executiva do hospital filantrópico, Bianca Talita Franco, membros da diretoria e o vice-prefeito Aylon Arruda, Nininho disse que essa certificação é uma vitória importante para a população de Rondonópolis e municípios da região.
Até agora, as intervenções ortopédicas eram realizadas apenas no Hospital Regional de Rondonópolis, que enfrenta dificuldades para atender o aumento da demanda. “A Santa Casa vai desafogar o Hospital Regional. Quero agradecer ao secretário Gilberto Figueiredo e ao governador Mauro Mendes pela sensibilidade de compreender essa necessidade e pelo interesse em ajudar aquelas pessoas que precisam ter acesso ágil a serviços de saúde de média e alta complexidade”, enaltece Nininho.
A realização de cirurgias ortopédicas na Santa Casa tem a contribuição do Consórcio Intermunicipal de Saúde Sul de Mato Grosso (Coress). “Essa parceria é fundamental. A Santa Casa de Rondonópolis é um hospital filantrópico de alto nível e de referência em Mato Grosso. Hoje, temos na fila cerca de 80 pacientes que precisam realizar, com urgência, procedimentos ortopédicos”, relata o deputado.
Aylon Arruda diz que Nininho é um deputado atuante e que trabalha para atender as grandes demandas da população de Rondonópolis e região. “Juntos, conseguimos dar uma solução à demanda reprimida de cirurgias ortopédicas. Nininho tem influência e atua nas esferas estadual e federal para trazer a solução para o nosso povo e, cada dia mais, fortalecer a qualidade do atendimento dos serviços públicos de saúde. Assim, estamos melhorando a qualidade de vida da população”, ressalta o vice-prefeito.
CONQUISTAS
A certificação das cirurgias ortopédicas soma-se às várias intervenções de Nininho que fortalecem a Santa Casa de Rondonópolis. O deputado é autor do projeto de lei 12.030/23, que autoriza o Governo do Estado a fazer a transferência direta de recursos aos hospitais filantrópicos. “É uma medida que acaba com a intermediação das prefeituras. Com menos burocracia no repasse, a lei garante mais qualidade no atendimento de saúde. As cirurgias eletivas já são realizadas com maior agilidade.”, aponta o parlamentar.
Outra conquista de Nininho junto ao Governo do Estado é a transferência de R$ 1,8 milhão à Santa Casa para a implantação de 20 leitos de UTI pediátrica. A pedido do deputado, a SES também ficou responsável em cobrir os custos com manutenção da UTI enquanto a Santa Casa aguardava a conclusão do credenciamento da nova unidade ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Nininho articulou, ainda, os recursos necessários para a compra de mobiliário para a UTI pediátrica. “Atendendo os vereadores, o vice-prefeito Aylon Arruda e a diretoria do hospital, destinei uma emenda de R$ 700 mil para equipar toda aquela ala. Hoje, esse investimento garante o melhor atendimento possível para as crianças. É o mínimo que podíamos fazer”, comenta o deputado.
ESTRUTURA
A Santa Casa de Rondonópolis possui a maior estrutura e o melhor corpo clínico da região sul do Mato Grosso. “A nossa unidade tem nove centros cirúrgicos, sendo sete no setor de cirurgias e dois, de maternidade. E estamos adquirindo mais dois centros para o Hospital Dia, que são das emendas parlamentares da nossa bancada na Assembleia Legislativa”, informa Bianca Talita Franco.
Nininho menciona que o hospital filantrópico é referência para 19 municípios da região para procedimentos de urgência e emergência. “Por isso, ao contribuir com a Santa Casa, cumpro a minha obrigação. Estou retribuindo o compromisso feito à população, que confia no meu trabalho e me elegeu deputado estadual. Fazer a política do bem é cuidar do interesse da sociedade”, diz o deputado ao justificar a sua dedicação para fortalecer os serviços e a estrutura da Santa Casa de Rondonópolis.
Olho no Araguaia/Assessoria

Política
Caminhada, neste domingo (10), pede fim da violência contra as mulheres

Dez de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos e o último da campanha nacional “21 Dias de Ativismo”, que começa em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A data, o próximo domingo, foi escolhida pelo grupo Mulheres do Brasil para a “6ª Caminhada pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas”, para fechar com chave de ouro o período de movimento social. Em Cuiabá, será às 7h, no Parque Mãe Bonifácia e toda a população está convidada.
O grupo Mulheres do Brasil tem núcleos em 113 cidades no país, sendo todas as capitais, e outras 42 unidades no exterior, de brasileiras que se organizam pelo mesmo objetivo: garantir um mundo mais justo para mulheres e meninas.
Elas atuam em mais de 20 comitês temáticos diferentes e pauta ‘eliminação da violência contra a mulher’ se faz mais urgente. É esse comitê que convida para a caminhada no Parque Mãe Bonifácia, com programação de conscientização e artística. “Homens, mulheres, crianças e idosos são super bem-vindos para essa caminhada pacífica”, destaca Keite Agnes Custódio, uma das lideranças do núcleo Cuiabá.
“Precisamos jogar luz nesse tema e mobilizar a sociedade e as esferas de poder, para dizer que a luta é de todos, é um compromisso plural”, comentou Keite e complementou: “É importante que as mulheres saibam que não estão sozinhas e chamamos a sociedade para unir forças e exigir medidas efetivas no combate à violência”.
A concentração da caminhada será na praça central do Parque Mãe Bonifácia, a partida é no sentido a Patrulha Ambiental (espaço conhecido como Casarão), haverá algumas atividades na chegada, atração musical e dinâmica, seguidas de dispersão.
O evento é uma realização do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Cuiabá, tem apoio estrutural da Superintendência de Integração, Cidadania e Cultura da ALMT (Assembleia Social) e apoio da Ong Conecta 21 e da Ong Lírios.
A presidente de honra da Assembleia Social, Sônia Meira Botelho, esteve desde o início na organização da caminhada em Cuiabá. “Estamos sempre prontas em prol de iniciativas de fortalecimento das mulheres, principalmente por essa causa tão fundamental, que é garantir segurança e integridade para todas as mulheres. É inadmissível, ainda, uma sociedade em que as mulheres correm tanto risco. E vamos seguir atuando pelo fim dessa violência tão covarde”, comentou a primeira-dama da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Mulheres do Brasil
O grupo Mulheres do Brasil tem, atualmente, nos 155 núcleos no mundo todo, 121.500 mulheres. O núcleo Cuiabá mantém 44 mulheres, sendo três líderes: além da Keite Agnes, há a Isanne Cristine e a Mirlene Daltro. É formado por mulheres de vários setores e, na capital de Mato Grosso, atua em oito comitês: o combate à violência contra as mulheres; por igualdade racial; em defesa das pessoas LGBTQIAPN+; pela educação; com foco no empreendedorismo; com vistas em políticas públicas; na área da Comunica; e em prol das pessoas com 60 anos ou mais.
Mais informações, pelo telefone (65) 9 9989-5916.
SERVIÇO
6ª Caminhada pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas
Data: Domingo (10), às 7h
Local: Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá
Participação aberta ao público geral
Informações: (65) 9 9989-5916
Assembleia Social
Telefone: (65) 3313-6994
Fonte: ALMT – MT
-
Cidades3 dias atrás
Prefeitura de Água Boa divulga lista preliminar dos nomes classificados para as 50 casas populares
-
Policial3 dias atrás
Polícia encontra corpo de manicure que estava desaparecida em Canarana
-
Policial3 dias atrás
Polícia Civil deflagra Operação Faces Ocultas e localiza restos mortais de vítima desaparecida
-
Policial2 dias atrás
Mulher tem 30% do corpo queimado por água quente jogada pelo namorado em cidade do Araguaia
-
Cidades3 dias atrás
Água Boa tem reconhecimento de excelência na gestão com prêmio do TCE e indicação no “Cidades Excelentes”
-
Agronegócio3 dias atrás
“Raposa cuidando do galinheiro”: FPA repudia discurso de Lula na ONU
-
Cidades2 dias atrás
Clube Herdeiros do Passado de Água Boa, realizou encontro com exposição de carros antigos
-
Cidades2 dias atrás
Prefeitura de Água Boa realiza coleta de assinaturas de concessão de créditos para parceleiros do P.A Nacional