ÁGUA BOA

Política

Comissão de Meio Ambiente da AL reúne órgãos que atuam na prevenção e combate a queimadas no Pantanal

Publicado em

Política


Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais ouviu na tarde desta segunda-feira (28) representantes do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT) e Defesa Civil sobre as ações preventivas sendo realizadas para combater os incêndios no Pantanal. 

A comandante do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Jusciery Rodrigues Marques, citou diversas ações como o treinamento de 300 pessoas de comunidades pantaneiras para o primeiro combate do fogo, o fornecimento de abafadores de fogo e a realização de cursos. Ela destacou também a contratação de brigadistas e a aquisição de aeronaves. 

O secretário-adjunto de Proteção e Defesa Civil, coronel BM Cesar Brum, ressaltou que este ano será usada uma rede estadual de emergência com rádios amadores, que vai ajudar no combate ao fogo.  E também disse que a Defesa Civil tem trabalhado para equipar o Corpo de Bombeiros Militares. 

A Sema foi representada pelo coronel Marco Aurélio Alves que citou a aquisição de uniformes para combatentes de incêndios florestais, com equipamentos de proteção de individual (EPIs), a distribuição de veículos e a compra de 45 drones. Ele informou ainda que a compra de caminhões pipa foi iniciada, mas a entrega pode ser feita em até 180 dias, chegando apenas no final do segundo semestre. 

Leia Também:  Deputado faz prestação de contas em ruas e feiras

O presidente do Sindicato Rural de Poconé, Raul Santos Costa Neto, alertou na reunião para a falta d’água que atinge a região. Ele defendeu a instalação de poços artesianos e de reservatórios de água. O vereador do município Dudu Carrapato mostrou preocupação sobre a falta de contratação de caminhões pipa. 

Todas as demandas apresentadas foram anotadas pelo presidente da comissão, deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), que garantiu que vai trabalhar para encontrar soluções para os problemas. De acordo com o parlamentar, a prevenção a incêndios será tema de nova reunião da comissão em 30 dias.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Dr. Eugênio retoma trabalhos na AL com aprovação de projeto contra a evasão escolar

Publicados

em


Foto: Marcos Lopes

Na retomada dos trabalhos legislativos, o deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva (PSB) trabalhou pela aprovação do PL nº 752/20, denominado Células Motivadoras, que tem por objetivo motivar e conscientizar os estudantes em relação ao papel e a função da escola na sociedade.

Aprovada em segunda votação, a proposta que segue para sanção do governo do estado busca ainda prevenir o abandono escolar de estudantes na rede pública de ensino do estado de Mato Grosso, com palestras, debates e mobilizações sobre o tema.

“Este projeto consiste em núcleos de apoio e monitoramento dos alunos em risco de abandono ou evasão escolar. Uma vez identificados os estudantes, o núcleo promove rodas de conversas sobre temas relacionados à realidade e busca formas de reintegrá-lo ao ambiente escolar”, resumiu Dr. Eugênio, agradecendo os demais deputados pela aprovação unânime.  

Também na sessão ordinária desta quarta-feira, o parlamentar apresentou um projeto de lei que institui a Política Estadual de Valorização da Vida a ser implementada na rede estadual de ensino de Mato Grosso. “Falar abertamente sobre questões de saúde mental nas escolas é um passo importante para facilitar o acesso aos cuidados necessários”, argumentou Dr. Eugênio.

Leia Também:  Deputado Thiago Silva e vereadora Rose Pires entregam certificados de cursos de artesanato em Pedra Preta

Em atenção à saúde pública do município de Canarana, o representante do Araguaia apresentou diversas indicações, dentre elas, duas direcionadas à Secretaria de Estado de Saúde com a solicitação de duas nova ambulâncias, sendo uma para o Hospital Municipal Lorena Parode e outra com foco nos distritos de Serra Dourada e Matinha.

PRÓXIMO ÀS BASES

Durante o recesso parlamentar, Dr. Eugênio aproveitou para estar mais próximo às bases, acompanhando o governador de Mato Grosso numa agenda pelo Araguaia, com a inauguração, acompanhamento de obras e atenção a novas demandas da região.

Dentre as obras visitadas está a ponte de 483 metros de extensão sobre o Rio das Mortes, na MT-326, que vai interligar os municípios de Cocalinho e Nova Nazaré, na região do médio-araguaia. A previsão é que ela seja entregue já no primeiro semestre de 2022.

“Esse compromisso firmamos no início do mandato parlamentar, ainda desacreditado por tudo que nossa região já tinha vivido no passado, e que hoje é realidade. Obras a todo vapor do governo do estado que começamos e vamos concluir. Sou 100% Araguaia”, finalizou Dr. Eugênio.

Leia Também:  Deputado Moretto alcança 1.214 proposições e destaca avanço na região Oeste
Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA