ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CPI DO INSS

‘CPMI do INSS é um marco histórico e culpados serão punidos’, afirma autora da proposta

Coronel Fernanda liderou a mobilização para criação da comissão, que investigará fraudes bilionárias contra aposentados e pensionistas

Publicado em

Após meses de articulação política e intensa coleta de assinaturas, a deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) celebrou nesta quarta-feira (18.06) a leitura, no Congresso Nacional, do requerimento que oficializa a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. Proposta por ela em conjunto com a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), a comissão é uma resposta às denúncias de fraudes bilionárias envolvendo descontos indevidos em benefícios previdenciários.

Desde o início, Coronel Fernanda vem atuando na linha de frente para que a CPMI saísse do papel, diante da resistência de setores governistas. Com a leitura em plenário, a comissão avança para a etapa de composição dos seus 32 membros titulares — 16 deputados e 16 senadores.

“Lutamos muito para que essa CPMI fosse, de fato, uma realidade. Aliás, nossa estratégia foi exatamente fazer uma CPMI e não uma CPI. Agora, começa uma nova fase: a da verdade. Quem fraudou o INSS, quem se beneficiou e quem se omitiu será responsabilizado. Os culpados serão severamente punidos”, afirmou a deputada.

Leia Também:  Nininho destaca força do MT Produtivo e apoio do governo em investimento de US$ 100 milhões

A comissão terá prazo inicial de 180 dias para investigar desvios que podem ultrapassar R$ 2 bilhões, conforme apontam investigações da Polícia Federal. Os alvos são convênios suspeitos firmados com entidades privadas, especialmente do setor sindical rural, que teriam solicitado descontos em massa nos benefícios de aposentados sem consentimento dos titulares.

Apesar da gravidade do caso, nenhum parlamentar do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Federal assinou o requerimento, embora reportagens recentes tenham revelado que a CONTAG — entidade investigada — redigiu parte das emendas à MP 871/2019, originalmente destinada a combater fraudes no INSS.

Com a leitura concluída, o próximo passo é a indicação dos membros pelos partidos. A deputada acredita que a instalação possa ocorrer ainda neste semestre.
“A população brasileira, especialmente os aposentados e pensionistas, merece uma resposta à altura. Essa CPMI é uma vitória da sociedade e não pode ser desviada por interesses partidários ou oportunismos políticos. O povo está de olho”, pontuou a deputada federal Coronel Fernanda.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política

Mendes detona Eduardo Bolsonaro após ataques a Tarcísio: “Enlouqueceu, está falando merda lá nos Estados Unidos” VIDEO

Questionado sobre os ataques de Eduardo a Tarcídio em vídeo publicado no YouTube, Mauro respondeu que o deputado estaria fora da realidade.

Published

on

 / O Repórter

O governador de Mato Grosso Mauro Mendes (União) criticou duramente, hoje (7), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), chamando-o de “louco”, após o parlamentar voltar a atacar o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Segundo Mauro, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro tem cometido uma série de equívocos políticos e “falando merda” enquanto vive nos Estados Unidos. O governador cita, inclusive, a postura de Eduardo durante o episódio do “tarifaço” imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

As críticas de Mauro ocorreram depois que o filho de Jair, em vídeo publicado no YouTube, classificou Tarcísio como o “candidato do sistema” e o “cara que Alexandre de Moraes gostaria que fosse eleito” na disputa presidencial de 2026.

Questionado sobre os ataques de Eduardo, Mauro respondeu que o deputado estaria fora da realidade.

“O Eduardo Bolsonaro enlouqueceu. Está louco, está falando bobagem, abobrinha. Está lá nos Estados Unidos, longe da realidade. Fez uma lambança gigante quando defendeu o tarifaço do Trump, foi um grande equívoco e está cometendo outro agora. Ele está perdendo tempo de ficar calado.”

Leia Também:  Servidor espalha ofensas e ameaças sexuais contra Janaina; deputada faz B.O

Apesar das duras críticas, o governador fez questão de reafirmar o respeito que mantém pelo ex-presidente.

“Eu respeito muito o presidente Bolsonaro. Tenho grande admiração por ele, acredito que está sendo injustiçado. Agora, o filho dele está falando merda lá nos Estados Unidos.”

 

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA