Política
Deputado Barranco cobra explicações sobre gastos de superevento organizado pela Secretaria de Agricultura Familiar

Nesta quarta-feira (11), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou o requerimento nº 462, durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), solicitando à secretária de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT), Andreia Carolina Domingues Fujioka, informações detalhadas sobre os gastos relacionados ao evento INTEGRAF – Evento de Capacitação para Técnicos da EMPAER e da SEAF. O evento, destinado a capacitar os profissionais da EMPAER (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) e da SEAF, é um dos maiores eventos do setor, com o objetivo de promover a atualização técnica e o aprimoramento profissional dos servidores.
O requerimento apresentado por Barranco tem como objetivo garantir a transparência na aplicação dos recursos públicos, um princípio essencial para o exercício das funções legislativas de fiscalização. Em sua solicitação, o parlamentar pediu informações detalhadas sobre diversos aspectos financeiros do evento, buscando entender como os recursos públicos foram utilizados em cada área de despesa. Dentre as informações solicitadas estão os gastos com diárias, incluindo os valores pagos por beneficiário, além dos nomes, funções e períodos de deslocamento de cada participante. Barranco também requisitou um levantamento detalhado dos gastos com combustível, especificando as quantidades adquiridas, os valores pagos e os veículos utilizados para os deslocamentos.
Além disso, o deputado solicitou informações sobre os custos com itens como camisetas e chapéus, fundamentais para a identidade do evento, bem como sobre os gastos com o jantar de confraternização, incluindo o local do evento, o número de participantes, os itens do cardápio e o custo total da refeição. A contratação de bandas para o evento também foi mencionada, com Barranco pedindo informações sobre o nome da banda, a justificativa para a contratação e os valores pagos.
Barranco não deixou de fora os custos relacionados a refeições fornecidas aos colegas do escritório central e do escritório metropolitano da SEAF, além de outras despesas menores, como a compra de bolo, drinks, refrigerantes, cerveja e itens de coffee-break. “É fundamental que a gestão dos recursos públicos seja transparente, e que a Assembleia Legislativa exerça seu papel de fiscalização para garantir que os investimentos realizados sejam adequados e justificados. A solicitação de informações busca assegurar que os recursos públicos sejam aplicados de forma correta e eficiente”, afirmou Barranco, destacando a importância de se manter a transparência em todas as etapas do processo.
O requerimento foi encaminhado à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, com a solicitação para que todas as informações sejam enviadas à ALMT acompanhadas dos documentos comprobatórios correspondentes. Barranco ressaltou que a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos são fundamentais para a confiança da população nas instituições públicas e para o bom funcionamento da administração estadual.
Fonte: ALMT – MT

Política
Maurício Tonhá quer disputar o governo de Mato Grosso
Na conversa que mantive com Maurício Tonhá ele descartou a possibilidade de eventualmente disputar cargo proporcional. Alegou que seu perfil é de administrador.

/ Eduardo Gomes
Maurício Tonhá admite que poderá disputar o governo. Decisão que se concretizada mudará o cenário para 2026, que no momento está congestionado por pré-candidaturas.
A possibilidade de se candidatar foi dita naturalmente por Maurício Tonhá, ao ouvi-lo sobre a fala do ex-prefeito de Querência, Fernando Gorgen (União), de que seria candidato a deputado federal caso Maurício Tonhá não se candidatasse ao mesmo cargo, para representar o Vale do Araguaia, onde ambos são domiciliados.
Na conversa que mantive com Maurício Tonhá ele descartou a possibilidade de eventualmente disputar cargo proporcional. Alegou que seu perfil é de administrador. Um cidadão que acompanhou nosso diálogo ponderou que para o mesmo concorrer ao governo seria preciso sua mudança de partido, deixando o União Brasil por outra sigla. A ponderação levou em conta o fato de que o governador Mauro Mendes, principal líder do União, apoia a pré-candidatura de seu vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e que o senador Jayme Campos (União) lançou seu nome ao cargo.
Com os posicionamentos de Mauro Mendes e Jayme Campos – sugeriu o cidadão – Maurício Tonhá terá que se filiar a uma sigla de direita, desde que não fosse o PL, pois no mesmo há uma briga com sangue na canela entre o senador Wellington Fagundes e o empresário Odílio Balbinotti pelo direito de ser candidato a governador pela sigla de Jair Bolsonaro.
Maurício Tonhá falou pouco, objetivamente, e não comentou sobre filiação partidária, mas deixou claro que em 2026 poderá percorrer Mato Grosso em busca de votos para ser governador.
ELE – Maurício Cardoso Tonhá tornou-se conhecido nacionalmente por promover o Megaleilão de Água Boa, apontado como o maior leilão de bovinos do mundo. O Mega é considerado uma das vitrines da pecuária brasileira e sua realização anual, que migrou para o sistema virtual, leva a chancela da Estância Bahia, fundada e presidida por ele. Nascido na Bahia, Maurício Tonhá foi bancário do Banco do Brasil em Água Boa, onde começou sua vida pública; presidiu a Câmara de Água Boa e duas vezes foi prefeito daquele município, que é um dos mais importantes do Vale do Araguaia; em 2002 Maurício Tonhá coordenou a campanha vitoriosa de Blairo Maggi ao governo.
Líder ruralista, Maurício Tonhá foi o primeiro correntista do Bradesco a encerrar suas operações e suas contas bancárias naquele banco após o lançamento de uma propaganda do mesmo na televisão, em dezembro de 2021, sugerindo a redução do consumo de carne bovina.
GORGEN – Empresário do agronegócio, paranaense, Fernando Gorgen foi prefeito de Querência em três mandatos: 2004, pelo PPS; 2016, pelo PSB; e 2020, pelo União Brasil.
Em Confresa, ao receber um prêmio de destaque político conferido pelo site local Agência da Notícia, Gorgen disse que se Maurício Tonhá não fosse para Brasília ele assumiria a candidatura para deputado federal.
Nos meios políticos no Vale do Araguaia comenta-se que Gorgen e o deputado estadual reeleito Dr. Eugênio (PSB) deverão formar uma dobradinha regional com Dr. Eugênio disputando o terceiro mandato.
Dr. Eugênio é o nome parlamentar do deputado estadual José Eugênio Paiva, médico radicado há mais de 30 anos em Água Boa, onde foi vereador.
-
Acidente4 dias ago
Ônibus tomba na BR 158 com atletas que retornavam de Atibaia-SP; atletas de Água Boa estavam na delegação. VÍDEO
-
Policial5 dias ago
Quatro pessoas são presas pela venda de 50 mil diplomas falsos e milhares carteirinhas de estudante
-
Agua Boa3 dias ago
Água Boa – Empresário Marcelinho do Plantão Tonela faleceu na manhã desta quarta feira (5)
-
Agua Boa5 dias ago
ACEAB realiza entrega do prêmio de cinquenta mil da Promoção Show de Prêmios ACEAB
-
Cidades4 dias ago
Nova frente fria traz chuva superior a 100 mm e alerta de temporais durante a semana
-
Policial6 dias ago
Colisão frontal em Barra do Garças deixa 1 vítima fatal e 3 feridos na BR-070
-
Cidades4 dias ago
Aposta de Barra do Garças bate na trave, acerta 5 números e leva R$ 41 mil na Mega-Sena
-
Vale do Araguaia2 dias ago
Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio