ÁGUA BOA

Política

Deputado Claudinei apoia sede própria para a Coordenadoria da Polícia Comunitária da PJC

Publicado em

Política


Foto: Marcos Lopes

Os integrantes da Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC) terão uma nova sede, definida no antigo prédio Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande (MT). A consolidação desta demanda vem ao encontro da indicação de n.º 3.125/2021, também de autoria do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL). A sede proporcionará a promoção dos projetos sociais, reuniões dos conselhos comunitários de segurança (Consegs), entre outras iniciativas em prol dos 141 municípios mato-grossenses.  

De acordo com o parlamentar, é de suma importância para a Coordenadoria da PJC contar com este espaço, já que atua há cerca de 11 anos em conjunto com as forças de segurança e a sociedade civil organizada. “O mais interessante é que essa sede estará à disposição dos 141 municípios de Mato Grosso em parceria com a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Feconseg) e Consegs, entre outros importantes parceiros, como o Ministério Público e o Poder Judiciário de Mato Grosso”, destacou.

Projetos 

Atualmente, a coordenadoria executa os trabalhos na Academia de Polícia (Acadepol) com os projetos “De Cara Limpa Contra as Drogas”, “De Bem com a Vida”, “Rede Digital pela Paz”, “Papo de Homem”, “Arte e Cultura em Ação”, entre outros em parceria com a sociedade civil organizada. Também, a unidade prestará serviço de 24 horas para a elaboração de boletins de ocorrência.

De acordo com o presidente da Feconseg, Danillo Moraes, a Polícia Comunitária da PJC é considerada uma das mais estruturadas e, realmente, precisava ter uma sede própria para desenvolver da melhor forma as ações propostas. “São importantes os projetos desenvolvidos. Hoje, os integrantes estão em uma sala na Acadepol e não consegue atender todos os municípios de Mato Grosso e, nem mesmo, receber os integrantes dos Consegs”, menciona.

Leia Também:  Programa Bombeiro na Escola pode virar matéria extracurricular

Nova Sede

Danillo explica que Claudinei contribuiu para a regularização de 75 Consegs de Mato Grosso, por meio da Lei n.º 10.931/2019 – que reconhece o interesse coletivo e a importância social das obras dos Consegs e da Feconseg e seus filiados. “A coordenadoria atua ao lado dos Consegs há mais de 10 anos, desde a sua criação. Os Consegs regularizados, conforme a lei de autoria do deputado Claudinei, proporcionou que os integrantes trabalhassem de forma livre, conforme a sociedade civil organizada, em prol da segurança pública e economizando os cofres públicos e fortalecendo a segurança dos municípios”, declara o presidente da Feconseg.

Em relação a nova sede, Moraes frisa que há cerca de dois anos o antigo prédio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher está desocupado, após a unidade ser transferida para uma nova sede. “Então, nós pedimos este apoio ao deputado estadual Delegado Claudinei, para que nos ajudasse a conseguir este prédio para nós. Então, ele imediatamente apresentou uma indicação para que fosse reativado essa unidade da polícia, sendo um cartão de visita de Várzea Grande, podendo acolher seus projetos sociais e estará habilitado para atender os 141 municípios de Mato Grosso”, diz.

Envolvidos 

Leia Também:  Medeiros considera ‘abusivo’ valor da energia e ameaça CPI na Câmara

Além de Claudinei, o presidente da Feconseg informa que há uma união política bem forte para a concretização desta nova sede, como o envolvimento também dos deputados estaduais Eduardo Botelho (DEM), Janaina Riva (MDB), João Batista (PROS), Nininho (PSD), Valmir Moretto (Republicanos) e Xuxu Dal Molin (PSC) e o parlamentar estadual Emanuel Pinheiro (PTB).

Também, ele expôs a atuação ativa da Diretoria Geral da PJC de Mato Grosso. “Há 20 anos que estou à frente dos conselhos comunitários de segurança e vejo a credibilidade que estamos tendo com os resultados alcançados. Sem contar que a suspensão de decreto, em 2017, com apoio da deputada Janaina, e em 2019, com a lei do Delegado Claudinei, só permitiu criarmos uma linha de confiabilidade e credibilidade dos propósitos que buscamos em prol da segurança pública”, enfatiza Danillo.

Outro aspecto que ele destaca é que um dos princípios fundamentais para a construção de nova sede para a Coordenadoria da Polícia Comunitária da PJC é proporcionar realização de ações preventivas e efetivas para combater a criminalidade. “Não adianta você construir um prédio de delegacia, presídios, quartéis e superlotar as prisões com detentos. Então, todos os deputados e integrantes da segurança pública entenderam e sensibilizaram com a causa”, ressalvou Moraes.

Trâmites – A reforma da nova sede da coordenadoria está prevista para ocorrer nos próximos 30 dias, sendo que atualmente, acontece a formalização dos devidos pagamentos por parte dos envolvidos no processo. A região a ser instalada a unidade é composta de 55 bairros e possui cerca de 101 mil habitantes.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Comissão de Indústria, Comércio e Turismo discute realização da Copa América em reunião extraordinária

Publicados

em


Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A Comissão de Indústria, Comércio e Turismo realizou reunião extraordinária na tarde desta segunda-feira (14), com objetivo de discutir desafios do setor de turismo e a realização da Copa América. O encontro reuniu associações de bares, restaurantes, hotéis e eventos assim como representantes do Poder Executivo do estado e de Cuiabá. 

Os presentes veem como positiva a realização de jogos da Copa América na capital. Segundo o presidente da Associação de Indústria de Hotéis de Mato Grosso, Gerson Honório da Silva, o torneio injetou no Estado mais de mil diárias. Porém, ele defendeu que outras ações precisam ser tomadas para auxiliar os setores mais afetados pela pandemia, como a isenção de taxas. “Temos de ter esse hábito de nos organizarmos e reunirmos para pensar em ações direcionadas ao turismo”, pontuou. 

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do estado, Luís Carlos Nigro, também destacou que a Copa América tem se mostrado positiva para o turismo, mas que é preciso planejar agora o orçamento para o ano que vem. “Temos de nos preparar para a retomada do turismo em 2022”, argumentou Nigro.

Leia Também:  Comissão de Fiscalização aprova permuta de imóvel com Igreja Adventista

Na avaliação do secretário de Cultura, Esporte e Lazer do estado, Alberto Machado, é preciso fazer um planejamento de longo prazo para o setor de eventos, para atender o estado a partir de 2022. “Nos seis meses deste ano acredito que ainda trabalharemos com eventos inesperados, como a Copa América, que lutamos muito para conseguir, respeitando o regramento sanitário e a vida das pessoas”, disse Machado. 

Em resposta à presidente do Sindicato das Empresas de Eventos e Afins (Sindieventos-MT), Alcimar Moretti, o secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT), Jefferson Preza Moreno, disse que o Estado está trabalhando para oferecer crédito ao setor de eventos, mas enfrenta processos burocráticos. “O edital estará na praça até agosto, quando será possível apresentar contratos como o governo como garantia para recebimento do crédito”, garantiu o secretário-adjunto. 

De acordo com o presidente do Desenvolve-MT, Jair Marques, não faltam recursos para o oferecimento das linhas de crédito. “Recebemos cerca de R$ 25 milhões para fomentar os segmentos do turismo”, garantiu.

Leia Também:  Programa Bombeiro na Escola pode virar matéria extracurricular

O presidente da comissão, deputado estadual Allan Kardec (PDT) vê a realização da Copa América como um alento para o setor de turismo, mas que é preciso discutir a retomada do turismo pós-pandemia. “As emendas parlamentares certamente serão um reforço importante para o setor, que está sendo devastado pela pandemia”, acredita o parlamentar. Os deputados Wilson Santos (PSDB) e Carlos Avallone (PSDB) também participaram da reunião. 

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA