ÁGUA BOA

Política

Deputado cobra melhorias em infraestrutura, segurança e educação ao município de Mirassol D´Oeste

Publicado em

Política


Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Impulsionado pela produção de cana-de-açúcar e a agropecuária, o município de Mirassol D’Oeste tem contribuído significativamente com a economia de Mato Grosso. Em contrapartida, os investimentos em áreas essenciais como infraestrutura, segurança pública e educação estão aquém do esperado. As informações foram trazidas ao deputado estadual Xuxu Dal (PSC) pelos vereadores miradolenses Romeu Teixeira (PSB) e Laercio do Postão (PSL). 

“Muitos municípios de Mato Grosso têm apresentado um desenvolvimento acima da média nacional e Mirassol D’Oeste não foge a essa regra. No entanto, é imprescindível que o Estado acompanhe esse crescimento, caso contrário a população acaba sendo prejudicada”, avalia Dal Molin. 

Para atender as demandas, o parlamentar apresentou, na última sessão plenária, indicações. A primeira propositura, Indicação 3725/2021, versa sobre a necessidade de manutenção e ampliação do Aeroporto Jair Feliciano de Deus. 

Na Indicação 3729/2021, encaminhada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), propõe a implantação de um batalhão do Corpo de Bombeiros para atendimento de urgência e emergência no município. 

Leia Também:  Thiago Silva realiza neste sábado Gabinete Itinerante em Rondonópolis

“Mirassol D’Oeste é atendido pela 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Cáceres, cidade localizada a cerca de 80 quilômetros. Em virtude deste percurso, vítimas de acidentes automobilísticos, entre outras ocorrências de maior complexidade, precisam aguardar por um longo período até a chegada do resgate especializado”, justifica. 

Já a Indicação 3728/2021, solicita à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a construção de uma quadra poliesportiva nas dependências da Escola Estadual João Campos Widal. 

Ao justificar a propositura, Dal Molin enaltece que a “prática esportiva é disciplina instituída regularmente na grade curricular e vem sendo ministrada de forma precária na referida instituição de ensino”. 

“São demandas simples, mas de extrema relevância para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Agradeço aos vereadores pelo empenho e reforço que já estamos articulando para implementar as ações requeridas”, conclui Xuxu Dal Molin. 

O deputado antecipou que pretende apresentar, na sessão ordinária desta quarta-feira (9), outras quatro indicações direcionadas ao município.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Comissão de Indústria, Comércio e Turismo discute realização da Copa América em reunião extraordinária

Publicados

em


Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A Comissão de Indústria, Comércio e Turismo realizou reunião extraordinária na tarde desta segunda-feira (14), com objetivo de discutir desafios do setor de turismo e a realização da Copa América. O encontro reuniu associações de bares, restaurantes, hotéis e eventos assim como representantes do Poder Executivo do estado e de Cuiabá. 

Os presentes veem como positiva a realização de jogos da Copa América na capital. Segundo o presidente da Associação de Indústria de Hotéis de Mato Grosso, Gerson Honório da Silva, o torneio injetou no Estado mais de mil diárias. Porém, ele defendeu que outras ações precisam ser tomadas para auxiliar os setores mais afetados pela pandemia, como a isenção de taxas. “Temos de ter esse hábito de nos organizarmos e reunirmos para pensar em ações direcionadas ao turismo”, pontuou. 

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do estado, Luís Carlos Nigro, também destacou que a Copa América tem se mostrado positiva para o turismo, mas que é preciso planejar agora o orçamento para o ano que vem. “Temos de nos preparar para a retomada do turismo em 2022”, argumentou Nigro.

Leia Também:  Projeto de Lei propõe que motos não paguem pedágio

Na avaliação do secretário de Cultura, Esporte e Lazer do estado, Alberto Machado, é preciso fazer um planejamento de longo prazo para o setor de eventos, para atender o estado a partir de 2022. “Nos seis meses deste ano acredito que ainda trabalharemos com eventos inesperados, como a Copa América, que lutamos muito para conseguir, respeitando o regramento sanitário e a vida das pessoas”, disse Machado. 

Em resposta à presidente do Sindicato das Empresas de Eventos e Afins (Sindieventos-MT), Alcimar Moretti, o secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT), Jefferson Preza Moreno, disse que o Estado está trabalhando para oferecer crédito ao setor de eventos, mas enfrenta processos burocráticos. “O edital estará na praça até agosto, quando será possível apresentar contratos como o governo como garantia para recebimento do crédito”, garantiu o secretário-adjunto. 

De acordo com o presidente do Desenvolve-MT, Jair Marques, não faltam recursos para o oferecimento das linhas de crédito. “Recebemos cerca de R$ 25 milhões para fomentar os segmentos do turismo”, garantiu.

Leia Também:  TVAL volta a exibir aulas do Pré-Enem Digital na próxima segunda-feira (14)

O presidente da comissão, deputado estadual Allan Kardec (PDT) vê a realização da Copa América como um alento para o setor de turismo, mas que é preciso discutir a retomada do turismo pós-pandemia. “As emendas parlamentares certamente serão um reforço importante para o setor, que está sendo devastado pela pandemia”, acredita o parlamentar. Os deputados Wilson Santos (PSDB) e Carlos Avallone (PSDB) também participaram da reunião. 

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA