ÁGUA BOA

Política

Deputado defende exploração de energia solar e é contra usinas no Rio Cuiabá

Publicado em

Política


Foto: Ronaldo Mazza

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é contrário à instalação de usinas hidrelétricas na região do Rio Cuiabá. A posição foi manifestada durante audiência pública realizada na terça-feira (13), para discutir a mortandade de peixes na região do Manso.

O parlamentar entende que cabe aos poderes Legislativo e Executivo patrocinar ações de conciliação da produção econômica com a preservação ambiental. Neste contexto, a exploração da energia eólica e solar deverá ser incentivada em Mato Grosso, bem como o consumo do gás natural que já é importado da Bolívia. Isso porque as usinas hidrelétricas projetadas para construção no Rio Cuiabá não acrescentarão na ampliação do fornecimento de energia a Mato Grosso. 

“Temos firmes matrizes energéticas e Mato Grosso já produz energia suficiente para si próprio. Essas outras hidrelétricas é para abastecer outros estados da federação. A proposta é inseri-las no circuito nacional”, disse. 

O deputado Wilson Santos avalia que o cenário permite a Mato Grosso adotar políticas de conciliação do meio ambiente a partir da produção de uma energia mais limpa e favorável ao meio ambiente.

Leia Também:  Deputado propõe Comenda Filinto Müller a presidente da República

“Nós não precisamos utilizar nossos rios para gerar energia aos mato-grossenses. Tem que ser explorada a energia solar, eólica e o gás natural. A Petrobrás já diagnosticou gás na bacia da região de Campo Novo dos Parecis. Estamos com um campo fértil de ideias para preservar o Pantanal, a Bacia Amazônica, o Araguaia e respeitar a produção econômica”, destacou.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Dr. Eugênio retoma trabalhos na AL com aprovação de projeto contra a evasão escolar

Publicados

em


Foto: Marcos Lopes

Na retomada dos trabalhos legislativos, o deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva (PSB) trabalhou pela aprovação do PL nº 752/20, denominado Células Motivadoras, que tem por objetivo motivar e conscientizar os estudantes em relação ao papel e a função da escola na sociedade.

Aprovada em segunda votação, a proposta que segue para sanção do governo do estado busca ainda prevenir o abandono escolar de estudantes na rede pública de ensino do estado de Mato Grosso, com palestras, debates e mobilizações sobre o tema.

“Este projeto consiste em núcleos de apoio e monitoramento dos alunos em risco de abandono ou evasão escolar. Uma vez identificados os estudantes, o núcleo promove rodas de conversas sobre temas relacionados à realidade e busca formas de reintegrá-lo ao ambiente escolar”, resumiu Dr. Eugênio, agradecendo os demais deputados pela aprovação unânime.  

Também na sessão ordinária desta quarta-feira, o parlamentar apresentou um projeto de lei que institui a Política Estadual de Valorização da Vida a ser implementada na rede estadual de ensino de Mato Grosso. “Falar abertamente sobre questões de saúde mental nas escolas é um passo importante para facilitar o acesso aos cuidados necessários”, argumentou Dr. Eugênio.

Leia Também:  Deputado Nininho indica pavimentação para acesso à Cachoeira do Prata em Juscimeira

Em atenção à saúde pública do município de Canarana, o representante do Araguaia apresentou diversas indicações, dentre elas, duas direcionadas à Secretaria de Estado de Saúde com a solicitação de duas nova ambulâncias, sendo uma para o Hospital Municipal Lorena Parode e outra com foco nos distritos de Serra Dourada e Matinha.

PRÓXIMO ÀS BASES

Durante o recesso parlamentar, Dr. Eugênio aproveitou para estar mais próximo às bases, acompanhando o governador de Mato Grosso numa agenda pelo Araguaia, com a inauguração, acompanhamento de obras e atenção a novas demandas da região.

Dentre as obras visitadas está a ponte de 483 metros de extensão sobre o Rio das Mortes, na MT-326, que vai interligar os municípios de Cocalinho e Nova Nazaré, na região do médio-araguaia. A previsão é que ela seja entregue já no primeiro semestre de 2022.

“Esse compromisso firmamos no início do mandato parlamentar, ainda desacreditado por tudo que nossa região já tinha vivido no passado, e que hoje é realidade. Obras a todo vapor do governo do estado que começamos e vamos concluir. Sou 100% Araguaia”, finalizou Dr. Eugênio.

Leia Também:  Botelho alinha questão da Previdência com o governo e defende alíquota de 10,95% para PM
Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA