Política
Deputado Nininho participa no TJMT de reunião que confirma construção do novo fórum de Alta Floresta
Investimento histórico garantirá mais eficiência ao Judiciário, melhores condições de trabalho para magistrados, servidores e advogados e conforto ao cidadão que busca atendimento judicial.

/ Assessoria
A população de Alta Floresta terá, em breve, uma nova e moderna sede do Poder Judiciário. O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, anunciou a construção do novo fórum da cidade, atendendo a uma demanda antiga da região.
O deputado estadual Nininho participou nesta quinta-feira (20/03) da reunião no TJ ao lado do prefeito Chico Gamba, do presidente da Câmara, Francisco Ailton, dos vereadores Tuti Dias, Chicão do Motocross e Nilson, do vice-prefeito Robson, do empresário Rodrigo Arpini, vice-presidente da CDL, e de Felipe Bucci, assessor parlamentar da deputada Janaína Riva.
“A nova sede do fórum trará mais agilidade e eficiência no atendimento à população. Essa obra representa respeito e compromisso com a justiça em Alta Floresta”, argumenta o deputado Nininho.
O projeto está previsto para começar em 2025 e será edificado em uma área de 20 mil metros quadrados às margens da rodovia MT-208, terreno doado pelas empresas JMD Empreendimentos e Maestro Empreendimentos Imobiliários.
REUNIÃO DECISIVA
Nos próximos dois meses, uma nova reunião entre o TJMT e as lideranças de Alta Floresta será realizada para alinhar os detalhes do projeto, após a finalização das obras dos fóruns de Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte. Até lá, o Tribunal de Justiça atualizará o planejamento da obra, garantindo que o novo prédio atenda plenamente às necessidades da comarca.
A construção do novo fórum reforça a posição de Alta Floresta como um polo de desenvolvimento no estado. Com a união de esforços entre o Legislativo, Executivo e Judiciário, a cidade dá um passo importante para garantir mais qualidade nos serviços públicos e fortalecer a estrutura necessária para o crescimento da região.
Nininho destaca que a nova estrutura trará benefícios diretos para o funcionamento da Justiça na cidade e região. “Estamos falando de uma obra que não apenas qualifica o atendimento jurídico, mas que também movimenta a economia e gera empregos durante sua construção”, enfatiza.
“Essa é uma conquista que marca um novo tempo para Alta Floresta. O Poder Judiciário ganha uma estrutura à altura da importância da nossa cidade, garantindo mais qualidade no atendimento à população”, afirmou o presidente da Câmara, Francisco Ailton.
INFRAESTRUTURA MODERNA
O fórum atual tem mais de 30 anos e enfrenta diversos problemas estruturais, como infiltrações e deficiências na rede elétrica. O novo prédio, além de proporcionar melhores condições de trabalho para magistrados, servidores e advogados, oferecerá mais conforto e acessibilidade aos cidadãos que buscam atendimento judicial.
Para o vereador Tuti Dias, essa é uma obra essencial para a cidade. “A população de Alta Floresta merece um fórum moderno, bem estruturado e eficiente. Com essa conquista, garantimos mais dignidade para quem precisa da Justiça”, destaca.
O empresário Rodrigo Arpini também ressaltou a importância do investimento. “Essa é uma obra fundamental para Alta Floresta. Nosso fórum atual tem mais de 30, talvez 40 anos, e já não atende mais às demandas da nossa comarca. O novo prédio reforça o papel de Alta Floresta como cidade polo do Norte de Mato Grosso”, afirma.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
Para o deputado Nininho, a construção do novo fórum de Alta Floresta não impactará apenas o setor judiciário. Grandes obras como essa movimentam a economia local, gerando empregos diretos e indiretos, além de impulsionar setores como construção civil, comércio e serviços.
“A chegada desse investimento significa mais trabalho para as empresas e para os trabalhadores locais. Essa é uma das formas de fortalecer a economia da nossa cidade e garantir mais oportunidades para todos”, pontua Nininho.
A modernização do Judiciário em Alta Floresta é um marco para a cidade e para toda a região. “Infraestrutura adequada significa um serviço melhor para quem mais precisa. Esse novo fórum trará mais eficiência e celeridade para os processos, beneficiando toda a população”, finaliza o deputado.

Política
Governador Mauro Mendes aparece com 20,2% e lidera corrida ao Senado
Neste levantamento, 1.321 pessoas foram entrevistadas em cinco cidades da região do Araguaia.

O atual governador reeleito de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), aparece liderando a corrida a uma das duas cadeiras em disputa no Senado Federal nas eleições de ano vem, segundo o Instituto AGVPPEL, de Barra do Garças. A prévia, que analisa o cenário de possíveis nomes que poderão sair em busca de votos em 2026, foi realizada entre os dias 7 e 11 de abril e ouviu 1.321 pessoas em cinco cidades da região do Araguaia.
Os entrevistadores do Instituto percorreram os municípios de Barra do Garças, onde 325 pessoas foram ouvidas; General Carneiro, 261; Tesouro, 64; Primavera do Leste, 530; e Paranatinga, 141, que somam cerca de 125 mil eleitores, de um total de 2.588.547 millhões que possui o estado de Mato Grosso.
O instituto utilizou a forma estimulada, na qual se apresenta ao entrevistado o nome de um possível pré-candidato, com a seguinte pergunta: “Dentre os nomes citados como pré-candidatos ao Senado Federal, em quem você votaria?” O resultado ficou da seguinte maneira:
Governador Mauro Mendes (UB), 20,2%; seguido da deputada estadual Janaina Riva (MDB), com 7,3%; em terceiro, o deputado federal José Medeiros (PL), com 2,3%; o candidato à reeleição senador Jayme Campos (UB), com 2,1%; o ministro e senador candidato à reeleição Carlos Fávaro, com 1,7% e o ex-presidente da Aprosoja Antônio Galvão (DC) com 0,8%. Indecisos somaram 36% e 29,5% não responderam.

O levantamento também mediu a aprovação da gestão do governador à frente do estado de Mato Grosso. 53,8% dizem aprovar o governo Mauro Mendes, 16% reprova, 14,3% estão indecisos e 15,8% não responderam.

A AGVPPEL pretende realizar outras quatro etapas para a coleta de dados: 2ª fase (05 a 09 de maio): Novo São Joaquim, Campinápolis, Água Boa, Canarana, Ribeirão Cascalheira e Querência; 3ª fase (09 a 13 de junho): Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Alto Boa Vista, Luciara e São Félix do Araguaia; 4ª fase: Barra do Garças, Araguaiana, Nova Xavantina, Pontal do Araguaia, Ribeirãozinho e Araguainha; 5ª fase: Canabrava, Porto Alegre do Norte, Confresa, Vila Rica, Santa Terezinha, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu e Espigão do Leste.
Dados do levantamento
Os dados foram coletados entre os dias 07 a 11 de abril de 2025, totalizando 1321 pessoas, sendo 46,9% mulheres e 53,1% homens, com as seguintes faixas etárias: 16 a 17 anos: 6,0%; 18 a 24 anos: 14,5%; 25 a 34 anos: 24,4%; 35 a 44 anos: 25,9%; 45 a 59 anos: 18,0%; acima de 60 anos: 11,3%. Sobre o grau de escolaridade: Analfabetos: 3,9%; Ensino fundamental: 24,9%; Ensino médio: 60,6%; Ensino superior: 10,6%
-
Acidente4 dias ago
Comerciante morre afogada após ser arrastada por correnteza no Rio Araguaia, dizem bombeiros
-
Cidades4 dias ago
Onça ataca e mata homem em fazenda no Pantanal
-
Policial4 dias ago
Polícia Civil apreende grande quantidade de ecstasy e cocaína em Vila Rica
-
Agua Boa4 dias ago
PM flagra condutor sem habilitação e responsável pelo veículo n trânsito de Água Boa
-
GERAL4 dias ago
Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano
-
Agronegócio4 dias ago
Força do Campo – Valor da produção agropecuária de MT em 2025 é estimada em quase R$ 200 bilhões
-
Cidades5 dias ago
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
-
Policial6 dias ago
Empresário morre após avião agrícola cair em fazenda de MT