ÁGUA BOA

Política

Deputado Thiago debate implementação do Fórum de Desenvolvimento Regional com Presidentes do TCE e AMM

Publicado em

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) se reuniu na quarta-feira (11), com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo, e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, para debater a execução da Lei 11.519/2021. De autoria do parlamentar, a norma institui o Fórum Estadual de Desenvolvimento Regional, uma iniciativa voltada para fortalecer as potencialidades econômicas locais e fomentar o desenvolvimento sustentável nos municípios de Mato Grosso.

Durante o encontro, o deputado destacou a necessidade de promover o crescimento integrado das cidades de acordo com suas vocações e diminuir as desigualdades no Estado. “O nosso objetivo com este trabalho, em parceria com o Estado, TCE, AMM, prefeituras e entidades do setor público, é identificar qual é a vocação econômica, de acordo com cada município e sua região, e garantir políticas públicas eficazes para dinamizar a economia das cidades e garantir na prática, benefícios para a população, como oportunidades de emprego e renda familiar”, disse o parlamentar.

O presidente do TCE, Sérgio Ricardo, elogiou a iniciativa do parlamentar e garantiu o apoio da instituição nesta ação integrada. “Parabenizo o deputado pela visão estratégica com essa importante lei. O TCE será um parceiro na consolidação desse projeto, contribuindo para os debates nos municípios e ajudando a identificar soluções para alavancar a economia local e melhorar a vida do cidadão”, disse.

Leia Também:  Forças Policiais prendem 4 criminosos por tráfico de drogas na “Operação Tolerância Zero Contra Facções Criminosas” no Araguaia

Leonardo Bortolin, presidente da AMM, também manifestou apoio à proposta, destacando que a entidade municipalista vai colaborar para a implementação de ações que promovam o desenvolvimento regional.

Neste ano, Thiago Silva presidiu a Câmara Setorial Temática (CST) do Desenvolvimento Regional na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, promovendo o debate entre diversas instituições como UFMT, Unemat, Sedec, Empaer, Fiemt, Imea, Famato, AMM e Sudeco. O relatório final da Câmara trouxe contribuições estratégicas para o Estado, incluindo sugestões para fomentar a industrialização, agregar valor à produção primária e ampliar as oportunidades de emprego, especialmente para os jovens. Entre as ações sugeridas estão a revisão da Lei 7.958/2003, que rege o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (PRODEIC), e o planejamento de melhorias nos principais eixos viários do estado, de forma alinhada à industrialização da economia regional.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política

Deputado Nininho destina R$ 600 mil para Universidade Federal de Rondonópolis; instituição lança edital que oferece 50 vagas para idosos

Iniciativa oferece vagas em todos os cursos; recurso de Nininho será destinado para as comemorações dos sete anos de criação da UFR.

Published

on

/Assessoria

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) deu um passo importante na promoção da inclusão social ao lançar, nesta sexta-feira (24), o seu primeiro edital de sobrevagas voltado exclusivamente para idosos. O evento contou com a presença do deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD).

A iniciativa disponibilizará 50 vagas distribuídas em todos os cursos da instituição, com inscrições abertas de 3 a 14 de fevereiro de 2025. Os interessados devem ter ensino médio completo e acessar o site da UFR (www.ufr.edu.br/ingresso) para verificar o edital completo, cronograma e a documentação necessária.

A reitora Analy Polizel comentou a importância do edital como um instrumento de transformação social. “A UFR está cumprindo seu papel ao promover a inclusão dos idosos. Muitas vezes, a falta de oportunidades impede que essas pessoas enxerguem a educação como uma ferramenta de mudança em suas vidas”, destaca a reitora.

O deputado Nininho enfatiza o impacto positivo que a medida terá na vida dos idosos. “O lançamento deste edital é uma iniciativa justa e um grande exemplo de que a educação deve ser acessível a todas as pessoas, inclusive da terceira idade. É uma demonstração clara de que nunca é tarde para investir no conhecimento e realizar sonhos que transformam vidas”, pontua o parlamentar.

Leia Também:  Vereadores prestigiam inauguração da EMEI Izabel Favaretto Zandoná

COMPROMISSO FINANCEIRO

Durante o evento, o deputado estadual Nininho anunciou a destinação de R$ 600 mil, por meio de emenda parlamentar, para as comemorações dos sete anos de criação da UFR. Os recursos possibilitarão a realização de uma programação especial entre os dias 16 e 23 de março, que inclui inauguração de novos cursos, entrega de obras, concerto com a orquestra sinfônica e um show nacional da dupla Israel e Rodolffo.

“Agradeço ao secretário Fábio Garcia, ao governador Mauro Mendes e ao vice-governador Otaviano Pivetta pelo apoio contínuo às iniciativas que fortalecem a educação em nossa região”, declarou Nininho.

Nininho também enaltece o trabalho da reitora Analy Polizel. “O dinamismo e o comprometimento da reitora têm sido fundamentais para o desenvolvimento de Rondonópolis e para os avanços alcançados pela UFR”, afirma o deputado.

INCLUSÃO COMO PRIORIDADE

O edital voltado para indígenas, lançado na semana passada, também com a presença do deputado Nininho, é outra ação importante da instituição, que busca ampliar seu alcance a públicos que têm mais dificuldade para acessar o ensino superior.  “É um marco importante na promoção da inclusão e da diversidade na UFR, reforçando o compromisso com a educação acessível e de qualidade para todos”, reforça o deputado.

Leia Também:  Justiça suspende aumento de salário de prefeito em Campinápolis

Com essas ações, segundo Nininho, a UFR consolida em Mato Grosso a sua posição como uma instituição de ensino comprometida com a formação cidadã e a transformação social, promovendo educação acessível e de qualidade para diferentes públicos.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA