Política
Deputados votam 27 vetos do governo, mantêm 23 e derrubam três
Reunidos em sessão plenária na segunda-feira (16), para votação dos vetos do governo do estado a projetos parlamentares e mensagens, os deputados estaduais de Mato Grosso, numa força-tarefa para limpar a pauta, votaram 27 vetos. Desses, 24 vetos foram mantidos e três derrubados.
O Veto 99/2024, veto parcial aposto ao Projeto de Lei nº 2256/2023, que dispõe sobre alterações na Lei Estadual nº 7.958, de 25 de setembro de 2003, que define o Plano de Desenvolvimento de Mato Grosso, também conhecido como o Veto da Moratória da Soja, que vem gerando polêmica no Parlamento, de autoria do deputado Gilberto Cattani (PL), foi retirado de pauta e será votado na quarta-feira (18).
O parlamentar liberal explicou – durante a sessão – que a retirada de pauta faz parte de um acordo com o governo do Estado, através da Casa Civil, no sentido de buscar um entendimento sobre o veto em tramitação. A deputada Janaína Riva (MDB), também na tribuna, fez questão de destacar a decisão do deputado Cattani.
“Acompanhamos a posição do deputado Cattani. O governo quer sentar para conversar e esse diálogo é muito importante. É uma questão que impacta todas as regiões do Estado. Vamos ouvir mais uma vez o governo. A Assembleia está dividida em relação a esse tema”, destacou a deputada.
O deputado Dr. Eugênio (PSB), usou a tribuna para destacar que “essa é uma pauta extremamente importante. Reflete diretamente em todo o Estado, especialmente na região do Araguaia”, afirmou. Valmir Moretto (Republicanos), disse que “é um tema que preocupa. Essa moratória não é fácil e vai atingir principalmente os municípios menores”.
Dos vetos derrubados, o Veto 116/2024, de autoria do deputado Carlos Avallone, é veto total aposto ao Projeto de Lei nº 1869/2023, que acrescenta dispositivo à Lei nº 11.880 de 01 de setembro de 2022. O líder de governo, deputado Dilmar Dal Bosco (União), liberou a base para votar pela derrubada durante a votação.
Outro veto derrubado, o Veto 13/2024, veto total aposto ao Projeto de Lei nº 708/2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade de empresas de beneficiamento e comércio de laticínios informarem ao produtor de leite o valor pago pelo produto até o dia 25 de cada mês, no âmbito do Estado de Mato Grosso, é de autoria do deputado Gilberto Cattani (PL).
O Veto 119/2024, também derrubado pelos deputados, veto total aposto ao Projeto de Lei nº 1236/2024, que denomina a unidade local do Posto do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso), do município de Nova Xavantina de “Posto do Indea – Vagner Bernardes de Souza”, é de autoria do deputado Dr. Eugênio (PSB).
Fonte: ALMT – MT
Política
Forças Policiais prendem 4 criminosos por tráfico de drogas na “Operação Tolerância Zero Contra Facções Criminosas” no Araguaia
/ PMMT
Na tarde desta sexta-feira, com a ação integrada entre os Policiais Militares do 13° Comando Regional da PMMT, COD da PMGO e da PRF, prenderam 4 suspeitos na MT-020, que liga os municípios de Paranatinga e Canarana. Veja vídeo no link 🔗 https://www.instagram.com/reel/DFONF8jvM8u/?igsh=bmJxd3VpZ2dya2Fl
Os indivíduos transportavam 36 tabletes de substâncias análogas à cocaína e maconha.
Os policiais conseguiram realizar o cerco e abordagem à dois veículos ocupados pelos criminosos, na entrada da cidade de Canarana-MT.
Conforme os mesmos, relatou aos policiais que a droga seria transportada para Cocalinho-MT.
Durante as checagens constataram que os suspeitos já possuíam diversas passagens, sendo inclusive por tráfico de entorpecentes.
Em menos de uma semana, mais 4 traficantes foram presos no município de Canarana, sendo mais uma ocorrência positiva registrada durante a Operação Tolerância Zero ao crime organizado, irradiada em todo estado de Mato Grosso.
Ação Integrada:
POLÍCIA MILITAR ESTADO DE MATO GROSSO
13º COMANDO REGIONAL
5ª CIPM CANARANA-MT
28ª CIPM DE FORÇA TÁTICA
AGÊNCIA REGIONAL DE INTELIGÊNCIA DO 13° CR
COD PMGO
PRF
-
Agronegócio7 dias ago
Chitãozinho começa a investir na produção de soja no Araguaia Goiano
-
Cidades6 dias ago
Moto passa embaixo de trator pulverizador e garupa tem cabeça estourada; vídeo
-
VARIEDADES6 dias ago
Valor de fortuna de Silvio Santos nas Bahamas causa ‘profunda estranheza’ à PGE de São Paulo
-
Policial4 dias ago
Casal é morto a tiros na zona rural de cidade do Araguaia; PM divulga foto do suspeito
-
Cidades5 dias ago
Água Boa, e mais 14 cidades decretam situação de emergência após temporais
-
Mato Grosso4 dias ago
Governo monitora 31 municípios devido às chuvas intensas em Mato Grosso
-
Agua Boa5 dias ago
Prefeitura de Água Boa inaugura nova escola de educação infantil; VÍDEO
-
Policial4 dias ago
Quadrilha especializada em roubos a bancos tinha R$ 320 mil em espécie; trio morreu em confronto com a PM em Confresa