ÁGUA BOA

Política

Na China, Dr. Eugênio participa da Feira da Alta Tecnologia em Shenzhen

Deputado esteve com autoridades do Governo Popular Municipal e destacou a importância do país para a região do Vale do Araguaia.

Publicado em

/Assessoria

O deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva (PSB) informou a necessidade de lideranças, sociedade e autoridades conhecerem as novas tecnologias, durante missão oficial na 26ª China Hi-Tech Fair (Feira de Alta Tecnologia da China), em Shenzhen, no Sul do país asiático.

“É a maior feira da China, de comércio e serviços de tecnologia. Além de levar o aprendizado aqui de novas tecnologias, tivemos a experiência de ter a rede de contatos da comunidade internacional”, mostrou o deputado em sua rede social, nesta semana. “A China é a que mais produz tecnologia para nós utilizarmos no dia a dia”, reforçou o Deputado do Araguaia.

Ele esteve com autoridades do Governo Popular Municipal de Shenzhen e demais membros da comitiva. O deputado destacou a importância do país para a região do Vale do Araguaia.

“É importante o aprendizado sobre as novas tecnologias para que possamos levar para o nosso Araguaia e utilizar no dia a dia, com a força do agronegócio da região e de Mato Grosso e das comunidades indígenas”, comentou Dr. Eugênio durante evento na feira.

“Precisamos nos conectar com essas novas tecnologias da China. Em Shenzhen, por exemplo, está a fábrica de automóveis BYD”, completou.

Sobre o centro tecnológico Shenzhen

Shenzhen é uma metrópole jovem da China reconhecida como centro tecnológico, “Vale do Silício Chinês” e sede de importantes multinacionais de tecnologia e de comércio, como a Huawei. É polo de serviços financeiros, eletrônicos, logística, inteligência artificial e robótica.

Leia Também:  INDEA de Nova Nazaré orienta produtores sobre a fase final da vacinação contra a Brucelose

Ela está no Sul do país asiático, na Província de Guangdong e tem 17,6 milhões de habitantes e sua região metropolitana 23,3 milhões de pessoas. A cidade e sua mão de obra jovem respiram a inovação, ideias criativas graças à troca social e ao seu mercado de trabalho multicultural.

Está a 20 min de Hong Kong em trem de alta velocidade; a 2 horas e 15 minutos de voo de Xangai; 3 horas e 10 minutos da capital chinesa Pequim e 4 horas de voo da capital japonesa Tóquio.

A metrópole foi a primeira do mundo a ter frota de ônibus totalmente elétrica, sem emissão do temível gás carbônico (CO2) do efeito estufa e aquecimento global. Shenzhen é porta de entrada da China e do Sudeste asiático e junto com Xangai é foco de atração de investimento estrangeiro.

De acordo com a consultoria e auditoria Grant Thornton, a metrópole foi a primeira Zona Econômica Especial da China, concessão obtida em 1980. A cidade tem grandes conexões de logística e transporte em zonas costeiras, como uma ponte de 55 Km no mar, que interliga Hong Kong, Macau, Guangzhou e Shenzhen. É centro logístico da região geográfica Ásia-Pacífico no mundo.

Leia Também:  Barranco cobra esclarecimentos do Intermat sobre venda de fazenda em Santa Carmem

Comércio e relações multilaterais

O presidente chinês, Xi Jinping, visitou o Brasil na quarta-feira (20/11). Ele foi recebido em Brasília pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o secretário de Ásia e Pacífico do Ministério de Relações Exteriores, embaixador Eduardo Paes Saboia, as tratativas entre os dois presidentes envolveram atos bilaterais e memorandos de entendimento.

Os possíveis setores de cooperação envolvem finanças, infraestrutura, desenvolvimento de cadeias produtivas, transformação ecológica e ciência, tecnologia e inovação em segmentos como indústria automotiva, eletroeletrônica, máquinas e equipamentos, pesquisas em fonte de energia limpa, nanotecnologia, tecnologias da informação e comunicação, indústria fotovoltaica, tecnologia nuclear, inteligência artificial e mecanização e inteligência da agricultura familiar.

O Brasil assumirá em 2025 a presidência rotativa do bloco geopolítico BRICs, sigla inicial dos países formadores: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Neste ano foram incluídos Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irã no total de 10 nações.

O tema de trabalho da liderança brasileira ano que vem no BRICs será “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, com debates e soluções para assuntos como promoção do multilateralismo (cooperação entre vários países); combate à fome e a pobreza e redução das desigualdades.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política

Servidores da ALMT participam da 27 Conferência da Unale, no Rio de Janeiro

Published

on

Deputados estaduais e servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso participam na 27ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na cidade do Rio de Janeiro. O evento, que teve início na terça-feira (3) vai até a próxima quinta-feira (5), conta com a participação de representantes de todas as casas legislativas estaduais do Brasil e traz o tema “O Futuro da Educação”.

Considerada a maior reunião de assembleias da América Latina, o encontro reúne este ano mais de mil servidores legislativos de todo país. No primeiro dia, os participantes acompanharam encontros de entidades legislativas que representam áreas de atuação nas Assembleias e Câmaras Municipais. Ao longo dos próximos dias, acontecem debates e workshops sobre aspectos da educação, com foco em inovação pedagógica, educação ambiental, o papel das escolas legislativas, a conexão entre neurociência e educação, e o papel do jornalismo na construção do pensamento crítico.

O deputado Júlio Campos (União) participou da abertura do evento, integrando o Parlamento Amazônico, colegiado que reúne representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal.

“O Parlamento Amazônico é um braço forte da Unale e no encontro de hoje, nós decidimos que a partir do ano que vem faremos reuniões anuais permanentes”, adiantou o parlamentar. A primeira reunião será em Belém, em fevereiro de 2025, para discutir a participação efetiva do bloco no encontro da COP 30″.

Leia Também:  Medeiros apresenta projeto que proíbe divulgação de pesquisa eleitoral

As servidoras da TV Assembleia de Mato Grosso, Viviane Marques e Priscila Almeida, apresentaram um caso de sucesso realizado pela emissora, no encontro da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral). O projeto “Pega a Visão”, aborda a linguagem de sinais, a Libra, e surgiu a partir de uma demanda que visa acessibilidade, conforme explicou Viviane, uma das idealizadoras.

“A ideia surgiu a partir de outro projeto que foi a da audiodescrição, onde os parlamentares descreviam sua aparência para que pessoas cegas ou com baixa pudessem fazer uma identificação”, descreveu. durante o processo vimos que alguns citaram que possuem a identificação na linguagem de sinais. Diante disso observamos que seria bom ampliar a acessibilidade com a identificação de sinais para todos os parlamentares e o resultado foi positivo”, afirmou. “É muito bom desenvolver um trabalho de acessibilidade como esse numa emissora pública. Isso não é comum ainda em nenhuma emissora, então esse projeto coloca a ALMT em destaque mostrando um trabalho diferenciado e de muita qualidade”, comemora Priscila.

Troféu Assembleia Cidadã

Além da programação com palestras e cursos, a Unale também premia projetos inovadores com o troféu Troféu Assembleia Cidadã. Este ano Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) é uma das finalistas da 5ª edição do prêmio. O Parlamento mato-grossense concorre em duas categorias: a de Gestão e a de Atendimento ao Cidadão.

Leia Também:  Justiça Eleitoral realiza diplomação dos candidatos eleitos da 30º Zona Eleitoral; VÍDEO

Elas foram selecionadas pelo desenvolvimento de metodologia à ‘Modernização, Controle e Acompanhamento das Emendas Parlamentares na Assembleia Legislativa de Mato Grosso’ e a outra por levar serviços gratuitos ao cidadão no ‘Espaço de Identificação Infantil’.

“É a primeira vez na história que mato grosso está entre os finalistas e isso já é motivo de muito orgulho pelo reconhecimento do nosso trabalho”, comemorou Janaína Polla, idealizadora do projeto “Gestão Pública”. A indicação para a disputa do prêmio Unale Assembleia Cidadã veio por intermédio da Consultoria Institucional de Acompanhamento Financeiro e Orçamentário (CIAFO), que é um órgão técnico de trabalho e auxilia os deputados a sugerirem de forma transparente e eficiente as emendas parlamentares na lei orçamentária estadual. Com esse trabalho, já foi possível, entre os anos de 2021 e 2022, destinar R$ 1,2 bilhão em emendas.

O outro projeto finalista é o “Espaço de Identificação Infantil”, que atende os pequenos cidadãos mato-grossenses, de zero a cinco anos, e também os atípicos. O posto de identificação da ALMT é o primeiro do Brasil a oferecer biometria para a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) a crianças recém-nascidas.

Os projetos foram enviados pelas Assembleias Legislativas de todo o país nas categorias Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais. O resultado das votações será divulgado no encerramento do congresso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA