Política
Prefeito Salgadinho continua no cargo; Justiça Eleitoral nega cassação de mandato

O juiz da 30ª Zona Eleitoral de Água Boa julgou improcedente o pedido do Ministério Público Eleitoral sob acusação de compra de votos
O juiz Eleitoral, Jean Paulo Leão Rufino, da 30ª Zona Eleitoral de Água Boa, julgou improcedente a Representação Especial movida pelo Ministério Público Eleitoral que requeria a cassação e decretação de inelegibilidade do prefeito de Nova Nazaré (a 700 km de Cuiabá), João Teodoro Filho – Salgadinho (PSDB), após suposta captação ilícita de sufrágio, na eleição de 2020, de um líder indígena da região. A decisão é desta terça-feira (4).
Na representação, o cacique da etnia Xavante Ary Maraiho, da aldeia Pequi, zona rural de Nova Nazaré, alegou que Salgadinho teria ligado para ele no dia 2 de outubro de 2020 pedindo apoio e voto para uma reeleição no cargo de prefeito do município. Naquele mesmo dia teria havido transferência do valor de R$ 150,00 da conta bancária de João Teodoro Filho para a conta do líder indígena.
Em uma das audiências realizadas, o cacique Ary confirmou o recebimento da quantia e disse que Salgadinho o ajuda há cerca de quinze anos fazendo doações para compra de alimentos para o indígena e a família. O cacique também afirmou que não houve compra ou pedido de voto.
Outros documentos levantados comprovam a relação próxima entre o líder indígena e o prefeito Salgadinho antes mesmo do período eleitoral. Já uma testemunha do processo alegou que um suposto desentendimento entre Ary Maraiho e João Teodoro teria motivado a “denúncia” online do cacique.
“Diante do exposto, e por tudo mais que dos autos consta, este Juízo JULGA IMPROCEDENTE o pedido formulado na representação especial, com extinção do processo com resolução do mérito, nos termos do artigo 487, I, do Código de Processo Civil, aplicado subsidiariamente.
Sem condenação em custas ou honorários de advogado, na forma do artigo 5º, inciso LXXVII, da CF/88, c/c o art. 1º, da Lei nº 9.265/1996”, finaliza o juiz Rufino na sentença.
Afastada a possibilidade de cassação do mandato pela Justiça Eleitoral, o prefeito João Teodoro Filho (Salgadinho) continua no cargo em Nova Nazaré.
Olho no Araguaia – Semana 7

Política
Deputado Nininho participa no TJMT de reunião que confirma construção do novo fórum de Alta Floresta
Investimento histórico garantirá mais eficiência ao Judiciário, melhores condições de trabalho para magistrados, servidores e advogados e conforto ao cidadão que busca atendimento judicial.

/ Assessoria
A população de Alta Floresta terá, em breve, uma nova e moderna sede do Poder Judiciário. O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, anunciou a construção do novo fórum da cidade, atendendo a uma demanda antiga da região.
O deputado estadual Nininho participou nesta quinta-feira (20/03) da reunião no TJ ao lado do prefeito Chico Gamba, do presidente da Câmara, Francisco Ailton, dos vereadores Tuti Dias, Chicão do Motocross e Nilson, do vice-prefeito Robson, do empresário Rodrigo Arpini, vice-presidente da CDL, e de Felipe Bucci, assessor parlamentar da deputada Janaína Riva.
“A nova sede do fórum trará mais agilidade e eficiência no atendimento à população. Essa obra representa respeito e compromisso com a justiça em Alta Floresta”, argumenta o deputado Nininho.
O projeto está previsto para começar em 2025 e será edificado em uma área de 20 mil metros quadrados às margens da rodovia MT-208, terreno doado pelas empresas JMD Empreendimentos e Maestro Empreendimentos Imobiliários.
REUNIÃO DECISIVA
Nos próximos dois meses, uma nova reunião entre o TJMT e as lideranças de Alta Floresta será realizada para alinhar os detalhes do projeto, após a finalização das obras dos fóruns de Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte. Até lá, o Tribunal de Justiça atualizará o planejamento da obra, garantindo que o novo prédio atenda plenamente às necessidades da comarca.
A construção do novo fórum reforça a posição de Alta Floresta como um polo de desenvolvimento no estado. Com a união de esforços entre o Legislativo, Executivo e Judiciário, a cidade dá um passo importante para garantir mais qualidade nos serviços públicos e fortalecer a estrutura necessária para o crescimento da região.
Nininho destaca que a nova estrutura trará benefícios diretos para o funcionamento da Justiça na cidade e região. “Estamos falando de uma obra que não apenas qualifica o atendimento jurídico, mas que também movimenta a economia e gera empregos durante sua construção”, enfatiza.
“Essa é uma conquista que marca um novo tempo para Alta Floresta. O Poder Judiciário ganha uma estrutura à altura da importância da nossa cidade, garantindo mais qualidade no atendimento à população”, afirmou o presidente da Câmara, Francisco Ailton.
INFRAESTRUTURA MODERNA
O fórum atual tem mais de 30 anos e enfrenta diversos problemas estruturais, como infiltrações e deficiências na rede elétrica. O novo prédio, além de proporcionar melhores condições de trabalho para magistrados, servidores e advogados, oferecerá mais conforto e acessibilidade aos cidadãos que buscam atendimento judicial.
Para o vereador Tuti Dias, essa é uma obra essencial para a cidade. “A população de Alta Floresta merece um fórum moderno, bem estruturado e eficiente. Com essa conquista, garantimos mais dignidade para quem precisa da Justiça”, destaca.
O empresário Rodrigo Arpini também ressaltou a importância do investimento. “Essa é uma obra fundamental para Alta Floresta. Nosso fórum atual tem mais de 30, talvez 40 anos, e já não atende mais às demandas da nossa comarca. O novo prédio reforça o papel de Alta Floresta como cidade polo do Norte de Mato Grosso”, afirma.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
Para o deputado Nininho, a construção do novo fórum de Alta Floresta não impactará apenas o setor judiciário. Grandes obras como essa movimentam a economia local, gerando empregos diretos e indiretos, além de impulsionar setores como construção civil, comércio e serviços.
“A chegada desse investimento significa mais trabalho para as empresas e para os trabalhadores locais. Essa é uma das formas de fortalecer a economia da nossa cidade e garantir mais oportunidades para todos”, pontua Nininho.
A modernização do Judiciário em Alta Floresta é um marco para a cidade e para toda a região. “Infraestrutura adequada significa um serviço melhor para quem mais precisa. Esse novo fórum trará mais eficiência e celeridade para os processos, beneficiando toda a população”, finaliza o deputado.
-
Policial6 dias ago
Trabalhador é assassinado com tiros na cabeça em lavoura
-
Policial7 dias ago
‘Sem freios’: vistoria da PRF aponta que 68% dos veículos de carga rodam com problemas
-
Policial6 dias ago
Corpo de Bombeiros encontra mais de 18 quilos de maconha no Rio Araguaia
-
Policial6 dias ago
Homem invade casa e mantém mãe e filho reféns por mais de 2 horas em MT
-
Cidades7 dias ago
Novo Santo Antônio terá 1º Festival de Pesca com R$ 50 mil em premiações
-
Policial6 dias ago
Polícia Civil cumpre mandados contra faccionados envolvidos em tortura, homicídio e ocultação de cadáver em Cocalinho
-
Agua Boa7 dias ago
Encontro Entre Elas foi realizado na noite desta quarta feira (19) em Água Boa
-
Cidades7 dias ago
Prefeitura de Nova Nazaré Recebe Apoio do MDS e Entrega Mais de 500 Cestas Básicas às Comunidades Afetadas pelas Chuvas
You must be logged in to post a comment Login