ÁGUA BOA

Política

Projeto garante inclusão digital para a terceira idade em Mato Grosso

Publicado em

Política


Foto: Marcos Lopes

Um projeto para a criação de uma política pública de incentivo à educação tecnológica para a terceira idade foi apresentado pelo deputado Allan Kardec, na sessão ordinária desta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa. O Projeto de Lei nº 492/2021 busca ampliar a inclusão digital da população acima de 60 anos.

Diante do uso cada vez maior das tecnologias digitais pela sociedade, pelas instituições e pelo Estado, há uma preocupação de que esse conhecimento seja amplamente disponibilizado para todos os cidadãos, permitindo que usufruam também do ambiente digital para solução de problemas, ou mesmo a mediação de relacionamentos pessoais ou profissionais.

Outro fator sensível que o projeto aborda é a questão da vulnerabilidade da população na terceira idade diante das tentativas de aplicação de golpes na internet, por estelionatários que se utilizam das redes digitais para aliciar um público menos familiarizado com as novas tecnologias.

Em virtude dessa lacuna, o projeto de lei pretende incentivar a terceira idade a utilizar as novas tecnologias de forma consciente, além de colaborar para a aprendizagem na utilização das ferramentas digitais, a criação e utilização de redes sociais de maneira segura.

Leia Também:  Comissão avalia projetos na 2ª reunião extraordinária e ouvirá superintendente do Incra

“A população acima de 60 anos necessita ser inclusa nessa realidade digital, ser ensinada dos riscos e benefícios que possuem ao acessar a internet, da facilidade de contato com pessoas, de acesso a órgãos públicos, banco, redes sociais, e a melhor forma de usar as ferramentas digitais. Tal medida irá preservar a dignidade humana para essas pessoas da terceira idade que necessitam de um melhor ensino sobre as novas tecnologias digitais e seu uso”, justificou o deputado, ao apresentar o projeto.

Para garantir a exequibilidade, o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), poderá celebrar convênios com entidades públicas ou privadas.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Comissão de Indústria, Comércio e Turismo discute realização da Copa América em reunião extraordinária

Publicados

em


Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A Comissão de Indústria, Comércio e Turismo realizou reunião extraordinária na tarde desta segunda-feira (14), com objetivo de discutir desafios do setor de turismo e a realização da Copa América. O encontro reuniu associações de bares, restaurantes, hotéis e eventos assim como representantes do Poder Executivo do estado e de Cuiabá. 

Os presentes veem como positiva a realização de jogos da Copa América na capital. Segundo o presidente da Associação de Indústria de Hotéis de Mato Grosso, Gerson Honório da Silva, o torneio injetou no Estado mais de mil diárias. Porém, ele defendeu que outras ações precisam ser tomadas para auxiliar os setores mais afetados pela pandemia, como a isenção de taxas. “Temos de ter esse hábito de nos organizarmos e reunirmos para pensar em ações direcionadas ao turismo”, pontuou. 

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do estado, Luís Carlos Nigro, também destacou que a Copa América tem se mostrado positiva para o turismo, mas que é preciso planejar agora o orçamento para o ano que vem. “Temos de nos preparar para a retomada do turismo em 2022”, argumentou Nigro.

Leia Também:  Projeto de Lei propõe que motos não paguem pedágio

Na avaliação do secretário de Cultura, Esporte e Lazer do estado, Alberto Machado, é preciso fazer um planejamento de longo prazo para o setor de eventos, para atender o estado a partir de 2022. “Nos seis meses deste ano acredito que ainda trabalharemos com eventos inesperados, como a Copa América, que lutamos muito para conseguir, respeitando o regramento sanitário e a vida das pessoas”, disse Machado. 

Em resposta à presidente do Sindicato das Empresas de Eventos e Afins (Sindieventos-MT), Alcimar Moretti, o secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT), Jefferson Preza Moreno, disse que o Estado está trabalhando para oferecer crédito ao setor de eventos, mas enfrenta processos burocráticos. “O edital estará na praça até agosto, quando será possível apresentar contratos como o governo como garantia para recebimento do crédito”, garantiu o secretário-adjunto. 

De acordo com o presidente do Desenvolve-MT, Jair Marques, não faltam recursos para o oferecimento das linhas de crédito. “Recebemos cerca de R$ 25 milhões para fomentar os segmentos do turismo”, garantiu.

Leia Também:  Foto de prefeito arrumando telhado de posto de saúde no Araguaia viraliza na internet

O presidente da comissão, deputado estadual Allan Kardec (PDT) vê a realização da Copa América como um alento para o setor de turismo, mas que é preciso discutir a retomada do turismo pós-pandemia. “As emendas parlamentares certamente serão um reforço importante para o setor, que está sendo devastado pela pandemia”, acredita o parlamentar. Os deputados Wilson Santos (PSDB) e Carlos Avallone (PSDB) também participaram da reunião. 

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA