ÁGUA BOA

Política

TVAL volta a exibir aulas do Pré-Enem Digital na próxima segunda-feira (14)

Publicado em

Política


Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Com Lina Carvalho/ TVAL

As aulas do programa Pré-Enem Digital voltarão a ser exibidas pela TV Assembleia, canal 30.1, a partir do dia 14 de junho. As transmissões irão ao ar às segundas e quartas-feiras, das 7h às 8h e das 20h às 21h, e aos sábados, das 9h às 10h e das 17h às 18h.

Para a secretária de Comunicação Social da Assembleia, Rosimeire Felfili, a retomada das transmissões faz parte de um trabalho em conjunto com a Mesa Diretora do Parlamento. Neste momento de “Os deputados não mediram esforços para viabilizar este projeto porque havia uma necessidade em atender milhares de alunos que, de certa forma, ficaram desamparados neste momento de pandemia”.

O superintendente da TV Assembleia, Jaime Neto, destacou a importância da continuidade da parceria iniciada em 2020 entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Assembleia Legislativa. “Nós começamos [o programa] em maio, devido à pandemia e o fim das aulas presenciais, e aí houve um acordo entre a ALMT e a Seduc para que essas aulas fossem transmitidas pela TVAL. Durante todo o ano passado nós fizemos essas transmissões com as aulas do Pré-Enem e no final nós inovamos, fazendo várias aulas no teatro Zulmira Canavarros ao vivo, aos sábados”.

Leia Também:  Senador Wellington convida Bolsonaro a conhecer laboratórios veterinarios

Segundo o secretário de estado de Educação, Alan Porto, em 2021 o programa apresentará novidades. Uma delas é que as aulas e a trilha formativa também estarão disponíveis  também no canal do You Tube do Pré-Enem Digital. “Vai ter o concurso de redação, vai ter uma trilha formativa, além de redação, interpretação de texto, literatura e projeto de vida. Para os estudantes do terceiro ano essa é a oportunidade de dar um passo muito importante para ingressar em uma universidade federal”, afirmou.

O concurso de redação promovido pela Seduc é destinado aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e terá como tema: “A mulher negra e o enfrentamento ao racismo em Mato Grosso”. As inscrições deverão ser realizadas de 5 a 30 de julho. Serão selecionadas as 10 melhores redações e haverá entrega de premiações aos estudantes, aos professores de Língua Portuguesa que os orientaram e à unidade escolar a qual pertencem.

Enem 2021 – As inscrições para o Enem 2021 ocorrerão de 30 de junho a 14 de julho e as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. 

Leia Também:  Audiência pública discute resultados do Relatório Anual de Gestão (RAG) referente a 2020
Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Comissão de Indústria, Comércio e Turismo discute realização da Copa América em reunião extraordinária

Publicados

em


Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A Comissão de Indústria, Comércio e Turismo realizou reunião extraordinária na tarde desta segunda-feira (14), com objetivo de discutir desafios do setor de turismo e a realização da Copa América. O encontro reuniu associações de bares, restaurantes, hotéis e eventos assim como representantes do Poder Executivo do estado e de Cuiabá. 

Os presentes veem como positiva a realização de jogos da Copa América na capital. Segundo o presidente da Associação de Indústria de Hotéis de Mato Grosso, Gerson Honório da Silva, o torneio injetou no Estado mais de mil diárias. Porém, ele defendeu que outras ações precisam ser tomadas para auxiliar os setores mais afetados pela pandemia, como a isenção de taxas. “Temos de ter esse hábito de nos organizarmos e reunirmos para pensar em ações direcionadas ao turismo”, pontuou. 

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do estado, Luís Carlos Nigro, também destacou que a Copa América tem se mostrado positiva para o turismo, mas que é preciso planejar agora o orçamento para o ano que vem. “Temos de nos preparar para a retomada do turismo em 2022”, argumentou Nigro.

Leia Também:  Lei e projetos em tramitação buscam defesa do meio ambiente

Na avaliação do secretário de Cultura, Esporte e Lazer do estado, Alberto Machado, é preciso fazer um planejamento de longo prazo para o setor de eventos, para atender o estado a partir de 2022. “Nos seis meses deste ano acredito que ainda trabalharemos com eventos inesperados, como a Copa América, que lutamos muito para conseguir, respeitando o regramento sanitário e a vida das pessoas”, disse Machado. 

Em resposta à presidente do Sindicato das Empresas de Eventos e Afins (Sindieventos-MT), Alcimar Moretti, o secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT), Jefferson Preza Moreno, disse que o Estado está trabalhando para oferecer crédito ao setor de eventos, mas enfrenta processos burocráticos. “O edital estará na praça até agosto, quando será possível apresentar contratos como o governo como garantia para recebimento do crédito”, garantiu o secretário-adjunto. 

De acordo com o presidente do Desenvolve-MT, Jair Marques, não faltam recursos para o oferecimento das linhas de crédito. “Recebemos cerca de R$ 25 milhões para fomentar os segmentos do turismo”, garantiu.

Leia Também:  Senador Wellington convida Bolsonaro a conhecer laboratórios veterinarios

O presidente da comissão, deputado estadual Allan Kardec (PDT) vê a realização da Copa América como um alento para o setor de turismo, mas que é preciso discutir a retomada do turismo pós-pandemia. “As emendas parlamentares certamente serão um reforço importante para o setor, que está sendo devastado pela pandemia”, acredita o parlamentar. Os deputados Wilson Santos (PSDB) e Carlos Avallone (PSDB) também participaram da reunião. 

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA