ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MARCHA DOS PREFEITOS

Wellington Fagundes reforça defesa dos municípios durante Marcha dos Prefeitos em Brasília

Prefeitos de Mato Grosso também participaram de reunião com a bancada federal na Câmara dos Deputados.

Publicado em

O senador Wellington Fagundes pré-candidato ao governo de Mato Grosso, participou da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, maior evento municipalista da América Latina, que reúne mais de 15 mil participantes entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas de todas as regiões do país. Promovida pela Confederação Nacional de Municípios, a mobilização segue até esta sexta-feira na capital federal.

Vice-presidente da Frente Parlamentar Municipalista, Wellington foi convidado para integrar um painel com parlamentares durante a programação da Marcha, onde defendeu o fortalecimento das prefeituras brasileiras e a necessidade de garantir mais autonomia financeira, segurança jurídica e capacidade de investimento aos municípios.

Em um discurso marcado pela defesa do municipalismo, o pré-candidato ao governo, destacou que é nas cidades que a população busca os serviços essenciais e onde os impactos das crises econômicas são sentidos primeiro.

“É no município que a vida acontece. É na prefeitura que o cidadão bate à porta quando precisa de saúde, educação, infraestrutura, transporte e assistência social. Fortalecer os municípios é fortalecer o Brasil”, afirmou.

Leia Também:  Nininho anuncia avanço na pavimentação de 103 km da MT-109; asfalto entra na fase final para licitação

Wellington também relembrou sua atuação histórica em favor dos municípios exportadores, especialmente durante as negociações para compensação das perdas provocadas pela Lei Kandir. O senador destacou o trabalho realizado desde 2016 pela regularização do FEX (Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações), mecanismo criado para compensar estados e municípios pelas perdas de arrecadação decorrentes das exportações.

Segundo ele, a articulação política resultou posteriormente na aprovação da Lei Complementar nº 176/2020, que assegurou o repasse de R$ 58 bilhões aos estados até 2037, com parte dos recursos compartilhada diretamente com os municípios.

“Foi uma conquista histórica para os estados produtores e para os municípios que precisam investir em saúde, educação, infraestrutura e qualidade de vida para a população. De 2020 até hoje, Mato Grosso recebeu quase 3 bilhões de reais do Fex”, ressaltou.

Durante sua participação, Wellington também destacou pautas defendidas em parceria com a CNM, entre elas a PEC 66/2023, transformada na Emenda Constitucional nº 136/2025, que permitiu o parcelamento das dívidas previdenciárias municipais em até 25 anos e estabeleceu regras mais equilibradas para o pagamento de precatórios.

Leia Também:  Casal é detido com cerca de 20 kg de drogas e munições calibre .357 em Aragarças

O senador ainda defendeu novas medidas em tramitação no Congresso Nacional, como a PEC 14/2023, que prevê atualização monetária anual dos repasses federais destinados à saúde, educação, merenda escolar, transporte escolar e assistência social, além da PEC 74/2019, que amplia a autonomia municipal ao transferir às prefeituras a competência para arrecadação do ITR.

A Marcha dos Prefeitos também ganhou forte dimensão política neste ano, com a participação de nomes colocados como pré-candidatos à Presidência da República em 2026. Entre os destaques esteve o senador Flávio Bolsonaro, do PL, que defendeu o fortalecimento da segurança pública, o combate ao narcotráfico nas regiões de fronteira, investimentos em infraestrutura e turismo, além de comentar temas econômicos e trabalhistas em debate no país.

Prefeitos de Mato Grosso também participaram de reunião com a bancada federal na Câmara dos Deputados, ocasião em que apresentaram demandas prioritárias e agradeceram o apoio parlamentar por meio das emendas destinadas aos municípios, consideradas fundamentais para manutenção de serviços e realização de investimentos nas cidades mato-grossenses..

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política

Nininho informa publicação da licitação de pavimentação da MT-270 e prevê novo ciclo de desenvolvimento em Guiratinga

Edital prevê pavimentação de mais de 60 quilômetros entre a MT-100 e a divisa de Guiratinga com Torixoréu; obra é considerada estratégica para o escoamento da produção do Chapadão.

Published

on

 / Assessoria

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) publicou na edição desta quarta-feira (20/5) do Diário Oficial de Mato Grosso o aviso de abertura da licitação para implantação e pavimentação de 60,1 quilômetros da rodovia MT-270, em Guiratinga. A obra, aguardada há décadas por moradores, produtores rurais, ligará o trecho já asfaltado da MT-100 até a divisa entre os municípios de Torixoréu e Guiratinga, no Rio Diamantino, na comunidade de Alto Diamantino.

O deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (Republicanos) diz que a publicação do edital representa um dos principais avanços recentes na infraestrutura da região do Chapadão, área reconhecida pela forte produção agrícola e pecuária. O investimento deverá melhorar o tráfego de veículos, reduzir custos logísticos e ampliar as condições de escoamento da produção.

O parlamentar atribui a conquista a um trabalho conjunto do seu mandato com lideranças municipais e o Governo do Estado. Segundo ele, a obra tem potencial para transformar a realidade econômica da região. “Essa é uma obra importantíssima, esperada por muitos anos, e que com certeza vai mudar a realidade de toda aquela região”, comenta Nininho.

PRODUÇÃO

O trecho contemplado no edital é importante para o transporte de grãos, gado e demais produtos oriundos do Chapadão. Em períodos chuvosos, produtores enfrentam dificuldades de acesso e altos custos com manutenção de veículos e transporte.

Leia Também:  Saiba quem é o médico do Araguaia preso por agredir namorada e estuprar a ex

“O trecho de 60 quilômetros, que liga a MT-110, passa pelo Encantilado até o Alto Diamantino. É uma obra esperada há muitos anos. Depois da homologação e assinatura do contrato, ainda este ano teremos máquinas trabalhando nessa rodovia”, garante o deputado.

O prefeito de Guiratinga, Waldeci Barga Rosa, agradeceu o empenho do parlamentar nas negociações com o Governo do Estado e avaliou que a pavimentação terá impacto direto na economia local.

“Quero agradecer ao deputado Nininho pelo compromisso com Guiratinga e pela articulação firme junto ao Estado para tirar esse projeto do papel. Essa pavimentação representa desenvolvimento, valorização das propriedades, segurança para quem trafega e mais oportunidades para a nossa população”, enaltece Barga Rosa.

O vereador Ari Bonilha também comemora o avanço do projeto. “Essa é uma conquista construída com união do prefeito, vereadores, Estado e a persistência do deputado Nininho. A população aguardava essa resposta há muito tempo e agora vê o projeto avançando”, declara.

PROCESSO LICITATÓRIO

De acordo com o edital nº 71/2026, a concorrência será realizada na modalidade eletrônica por meio do Sistema Integrado de Aquisições Governamentais (Siag). O documento foi disponibilizado para consulta pública nesta terça-feira, 20 de maio. A sessão pública de abertura das propostas está marcada para o dia 15 de junho.

Leia Também:  PL se reunirá para definir custo da campanha de WF e Medeiros

Nininho acrescenta cita o apoio institucional que contribuiu para a viabilização da obra. “Quero parabenizar o prefeito Barga Rosa, os vereadores, e agradecer ao secretário da Sinfra,  Marcelo de Oliveira, ao governador Otaviano Pivetta e o ex-governador Mauro Mendes, que também fizeram parte dessa história”, diz.

TRABALHO NÃO PARA

Mesmo com a publicação da licitação, Nininho afirmou que continuará trabalhando pela ampliação da malha asfaltada na região. A próxima meta, segundo ele, é garantir a pavimentação do trecho entre o Alto Diamantino e o entroncamento da MT-100, na altura do Posto do Piqui, conectando Torixoréu a Ribeirãozinho.

A conclusão desse corredor logístico consolidará uma ligação contínua entre municípios da região sudeste e facilitar o acesso a polos de produção e comercialização. “Temos mais uma luta pela frente. Vamos continuar trabalhando pela ligação até o Posto do Piqui, porque essa integração é fundamental para o desenvolvimento da região”, acrescenta Nininho.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA