ÁGUA BOA

Saúde

Capital paulista inicia vacinação de covid-19 para 43 e 42 anos

Publicado em

Saúde


A prefeitura de São Paulo começa hoje (30) a vacinação contra a covid-19 de pessoas com 42 e 43 anos. A estimativa é de que sejam imunizadas 266 mil pessoas nessa faixa etária. Para receber a primeira dose da vacina é preciso apresentar um comprovante de residência do município de São Paulo, além de um documento com foto.

Na sexta-feira (2) haverá uma repescagem do público de 42 a 46 anos. No sábado (3) as 82 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)/Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) Integradas aplicarão exclusivamente a segunda dose da vacina. De segunda-feira (5) a quarta-feira (7) da próxima semana, a capital abrirá a vacinação para a população de 41 anos, estimada em 132 mil pessoas. 

A imunização acontece nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), AMA/UBS Integradas, nos 17 SAEs (Serviços de Atenção Especializada), nos 15 mega postos com acesso a pedestres, nos mais de 130 postos volantes, na rede de farmácias parceiras e nos 20 postos que operam exclusivamente em sistema drive-thru. Em todos esses locais estão disponíveis a primeira e segunda dose do imunizante.

Leia Também:  Covid-19: Fiocruz chega a 50 milhões de doses de vacinas entregues

O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital. Se a pessoa não tiver um documento em seu nome, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil (RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável).

Aqueles que perderem o dia específico na semana para sua faixa etária podem tomar a vacina depois. Mesmo os pertencentes a outros grupos que não tenham se vacinado de acordo com o cronograma estabelecido podem se dirigir aos postos para receber a imunização. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos, e com o pré-cadastro no site Vacina Já preenchido, para agilizar o tempo de atendimento.

No site Vacina Sampa, estão disponíveis a relação dos documentos necessários para comprovação de elegibilidade, modelos de declarações e a lista completa de postos de vacinação abertos na capital. É possível ainda consultar o tamanho da fila nos postos e o melhor momento para ir ao local escolhido. Não há necessidade nem possibilidade de escolher um imunizante específico.

Leia Também:  São Paulo identifica quatro novos casos da variante Delta

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Covid-19: Rio pede que empresas liberem funcionários para vacinar

Publicados

em


A prefeitura do Rio de Janeiro lançou hoje (3) uma campanha que pede que empregadores apoiem a vacinação contra a covid-19 facilitando a ida de seus funcionários aos postos no dia marcado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A administração municipal pede que as empresas incentivem os trabalhadores a se vacinarem no dia certo e adotem ações que facilitem a imunização. Entre as recomendações para ajudar os trabalhadores a se imunizarem no dia marcado estão ampliar o horário de almoço, postergar a entrada ou antecipar o fim da jornada, e dar preferência ao home office, se for possível.

Em texto divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o secretário Daniel Soranz explica que a campanha foi lançada porque um dos principais relatos de quem não vai se vacinar no dia certo é a falta de tempo por causa do trabalho.

O secretário acrescenta que cada pessoa que deixa de se vacinar no dia certo impacta a campanha, porque aumentam as filas e a demanda por repescagem. Com isso, a vacinação avança de forma mais lenta.

Leia Também:  Covid-19: Fiocruz chega a 50 milhões de doses de vacinas entregues

“Temos mais de 280 postos de vacinação na cidade e é possível ir próximo de casa, antes de trabalhar, ou próximo ao local de trabalho, durante o expediente. O importante é vacinar”, diz Soranz.

Os materiais da campanha estão disponíveis no site da prefeitura dedicado ao combate à pandemia.

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA