PANDEMIA
Casos de Covid aumentam e ocupação de UTIs passa de 90%, diz boletim da SES
A taxa de ocupação em leitos de UTIs teve novo aumento nas últimas 24 horas e ultrapassou a casa dos 90%. Segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o percentual das unidades intensivas ocupadas pela forma grave da Covid-19 (a doença causada pelo coronavírus) chega a 92,94%. O documento foi divulgado no final da tarde deste sábado (29).
O boletim traz um caso inusitado ainda. O Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum, está com uma ocupação de 350%. A unidade tem 30 leitos, mas 22 estão bloqueados e 28 estão ocupados. Outros quatro hospitais já atingiram 100% da capacidade de ocupação. São eles: o Hospital Regional de Peixoto de Azevedo, o Hospital Regional de Sorriso, o Hospital Regional de Cáceres e o Hospital Universitário Julio Muller.
A fotografia feita pelo boletim aponta ainda que são 1.701 pessoas internadas atualmente, sendo 788 em leitos de enfermaria, 626 de UTI e 91 em transferência hospitalar. Ainda não foram registradas fila de espera por uma Unidade de Terapia Intensiva. Mais de 12,4 mil pessoas estão com sintomas leves e, por isso, estão em isolamento domiciliar.
Nas últimas 24 horas, foram registrados 28 óbitos em decorrência da Covid-19 e 1.573 novas infecções. A SES já registrou 405.350 mil casos confirmados de coronavírus e 10.877 mortes.
Os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (85.483), Rondonópolis (29.336), Várzea Grande (28.243), Sinop (20.374), Sorriso (13.804), Tangará da Serra (13.788), Lucas do Rio Verde (12.379), Primavera do Leste (10.596), Cáceres (8.633) e Alta Floresta (7.735).
O boletim ainda aponta que um total de 337.757 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 627 amostras em análise laboratorial.
Cidades
Outubro Rosa: prevenção, cuidado e acolhimento na ESF Universitário I
/Ascom – AB
O Outubro Rosa é um mês de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Durante todo o mês de outubro, a Estratégia Saúde da Família ESF Universitário I promoveu diversas ações voltadas à saúde da mulher, como coletas de exames preventivos, exames de mama, solicitação de mamografias e testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C.
Além disso, a sala de atendimento de enfermagem/coleta foi especialmente decorada, criando um ambiente acolhedor e convidativo para as mulheres que procuraram a unidade.
Como informado pela enfermeira coordenadora da unidade Alessandra Luz, “essa personalização, aliada a um atendimento humanizado, reforça não apenas a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas também o compromisso com um cuidado integral e empático.”
A iniciativa visa promover o bem-estar e o acolhimento das mulheres atendidas na ESF Universitário I ao longo do mês de outubro, fortalecendo o vínculo entre prevenção e qualidade no atendimento em saúde.
-
Policial3 dias ago
Mandante da morte de advogado em Rio Verde queria fazenda de R$ 100 milhões, diz polícia
-
Policial6 dias ago
Homem é preso em Água Boa, suspeito de mandar matar advogado executado a tiros na porta de escritório em Goiás; vídeo mostra crime
-
Agronegócio6 dias ago
Preço do boi gordo bate recorde histórico e desafia o mercado
-
Policial4 dias ago
Forças de segurança apreendem 185 tabletes de maconha na BR-158 em Água Boa
-
Acidente5 dias ago
Ônibus tomba na BR-158, próximo a cidade de Água Boa, e deixa feridos
-
Policial7 dias ago
Operação da Polícia Civil contra o tráfico prende seis pessoas em Ribeirão Cascalheira
-
Acidente2 dias ago
Explosão com gás em estabelecimento comercial de Água Boa deixa duas pessoas feridas
-
Policial6 dias ago
Corpos são achados dentro de carro; vítimas tinham pés e mão amarrados