Linha de frente
Enfermeiros fazem manifestação no centro de Cuiabá e pedem aprovação de piso salarial
O movimento é em protesto à rejeição da leitura da pauta no último dia 18 pelo Senado, quando o projeto tinha 56 assinaturas de parlamentares para votação imediata.
Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de Mato Grosso realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (2), no Centro de Cuiabá. Os profissionais tentam mobilizar o Senado para colocar o Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que institui piso salarial e carga horária de trabalho da categoria, em pauta para votação.
A mobilização teve início na Praça Alencastro e percorreu as avenidas da Prainha, Getúlio Vargas e a Rua Barão de Melgaço. De acordo com os organizadores, mais de 1.500 profissionais estiveram presentes.
As associações consideram que a pandemia mostrou que o trabalho dos profissionais da enfermagem é essencial para o enfrentamento à covid e que deve ser valorizada além das homenagens. A classe cobra a regulamentação do piso salarial dos trabalhadores, que lutam pelo direito há 20 anos.
A categoria tinha conseguido 56 assinaturas de senadores para que a PL 2564/2020 entrasse em votação imediata, por meio do Requerimento de Urgência 1527/2021, no último dia 18.
No entanto, a pauta não foi lida e o presidente do senado Rodrigo Pacheco (DEM) levou a discussão para a reunião do Colégio de Líderes, onde será decidido quando a pauta deverá ser lida e colocada em votação.
Olho no Araguaia – Repórter MT
Cidades
Outubro Rosa: prevenção, cuidado e acolhimento na ESF Universitário I
/Ascom – AB
O Outubro Rosa é um mês de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Durante todo o mês de outubro, a Estratégia Saúde da Família ESF Universitário I promoveu diversas ações voltadas à saúde da mulher, como coletas de exames preventivos, exames de mama, solicitação de mamografias e testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C.
Além disso, a sala de atendimento de enfermagem/coleta foi especialmente decorada, criando um ambiente acolhedor e convidativo para as mulheres que procuraram a unidade.
Como informado pela enfermeira coordenadora da unidade Alessandra Luz, “essa personalização, aliada a um atendimento humanizado, reforça não apenas a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas também o compromisso com um cuidado integral e empático.”
A iniciativa visa promover o bem-estar e o acolhimento das mulheres atendidas na ESF Universitário I ao longo do mês de outubro, fortalecendo o vínculo entre prevenção e qualidade no atendimento em saúde.
-
Policial3 dias ago
Mandante da morte de advogado em Rio Verde queria fazenda de R$ 100 milhões, diz polícia
-
Policial6 dias ago
Homem é preso em Água Boa, suspeito de mandar matar advogado executado a tiros na porta de escritório em Goiás; vídeo mostra crime
-
Agronegócio6 dias ago
Preço do boi gordo bate recorde histórico e desafia o mercado
-
Policial4 dias ago
Forças de segurança apreendem 185 tabletes de maconha na BR-158 em Água Boa
-
Acidente5 dias ago
Ônibus tomba na BR-158, próximo a cidade de Água Boa, e deixa feridos
-
Policial7 dias ago
Operação da Polícia Civil contra o tráfico prende seis pessoas em Ribeirão Cascalheira
-
Acidente2 dias ago
Explosão com gás em estabelecimento comercial de Água Boa deixa duas pessoas feridas
-
Policial6 dias ago
Corpos são achados dentro de carro; vítimas tinham pés e mão amarrados