NOVOS CRITÉRIOS
Ministério da Saúde autoriza estados e municípios a vacinarem toda população acima de 18 anos
O Ministério da Saúde publicou, nesta sexta-feira (28/5), a nota técnica que define os novos critérios de vacinação, estabelecidos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.
Com a organização recém-anunciada, estados e municípios terão permissão para vacinar a população geral de 18 a 59 anos, por ordem decrescente de idade. A aplicação de imunizantes para grupos prioritários, entretanto, deve ser mantida. Além disso, a vacinação de trabalhadores da educação será iniciada em paralelo à da população geral.
A decisão foi tomada na noite de quinta-feira (27/5), durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). A CIT conta com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
Conforme o Metrópoles mostrou na quinta-feira, a CIT relatou que alguns municípios têm enfrentado baixa demanda de vacinação de grupos prioritários. Por isso, os gestores decidiram que essas cidades poderão vacinar a população geral, por ordem decrescente de idade, mas devem garantir que a imunização de grupos de risco não seja afetada. A medida também deverá observar o estoque de vacinas disponíveis e previstos.
“Esse grupo poderá começar a ser imunizado, de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO”, informou a pasta.
Trabalhadores da educação
A orientação do Ministério é que a imunização dos trabalhadores da educação respeite a seguinte ordem:
Creches;
Pré-escolas;
Ensino Fundamental;
Ensino Médio;
Profissionalizantes;
Educação de Jovens e Adultos (EJA);
Ensino Superior.
“A motivação da priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela Covid-19, com a necessidade de volta às aulas presenciais. As creches e escolas contribuem não só para a educação de milhares de brasileirinhos como também garante a segurança alimentar das crianças”, informou a pasta.
Cidades
Outubro Rosa: prevenção, cuidado e acolhimento na ESF Universitário I
/Ascom – AB
O Outubro Rosa é um mês de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Durante todo o mês de outubro, a Estratégia Saúde da Família ESF Universitário I promoveu diversas ações voltadas à saúde da mulher, como coletas de exames preventivos, exames de mama, solicitação de mamografias e testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C.
Além disso, a sala de atendimento de enfermagem/coleta foi especialmente decorada, criando um ambiente acolhedor e convidativo para as mulheres que procuraram a unidade.
Como informado pela enfermeira coordenadora da unidade Alessandra Luz, “essa personalização, aliada a um atendimento humanizado, reforça não apenas a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas também o compromisso com um cuidado integral e empático.”
A iniciativa visa promover o bem-estar e o acolhimento das mulheres atendidas na ESF Universitário I ao longo do mês de outubro, fortalecendo o vínculo entre prevenção e qualidade no atendimento em saúde.
-
Policial5 dias ago
Mandante da morte de advogado em Rio Verde queria fazenda de R$ 100 milhões, diz polícia
-
Acidente4 dias ago
Explosão com gás em estabelecimento comercial de Água Boa deixa duas pessoas feridas
-
Policial5 dias ago
Forças de segurança apreendem 185 tabletes de maconha na BR-158 em Água Boa
-
Acidente7 dias ago
Ônibus tomba na BR-158, próximo a cidade de Água Boa, e deixa feridos
-
Acidente3 dias ago
Pacientes vítimas de explosão com gás em Água Boa serão transferidos.
-
Policial5 dias ago
Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão na casa de vereador de São José do Xingu
-
GERAL3 dias ago
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena em MT morre 24 dias após retirar prêmio
-
Policial6 dias ago
Autor de homicídio em Santo Antônio do Leste é preso pela Polícia Civil