ÁGUA BOA

Saúde

Sociedade médica destaca importância do banho para higiene da pele

Publicado em

Saúde


A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou hoje (13) um guia com informações e orientações para o uso do banho como instrumento para fortalecer a higiene diária.

O objetivo é esclarecer a sociedade diante de notícias falsas ou alegações infundadas. Circulam diferentes informações sobre essa prática que apontam, por exemplo, para possíveis impactos negativos, como supostos prejuízos para a pele como a retirada de camadas de proteção que ajudam a pele a ficar hidratada.

O documento da SBD ressalta que o banho é importante para retirar as impurezas da pele adquiridas por diferentes fontes, do suor à poluição. Esse hábito também ajuda a dar uma sensação de bem-estar e a relaxar a musculatura.

Entre os problemas que podem aparecer pela falta de higiene com a pele estão micoses, doenças infecciosas por bactérias e agravamento do envelhecimento da pele pela exposição à poluição e oleosidade.

Banho deve ser diário

O guia lembra que esse ritual é ainda mais importante no momento de pandemia. “O banho diário é um hábito que deve ser praticado e estimulado nas diferentes faixas etárias, pois a falta de higiene pode ser prejudicial à saúde, em especial neste período de pandemia, quando a limpeza da pele e cabelos ajuda na proteção contra o novo coronavírus”.

Leia Também:  Rio suspende aplicação da CoronaVac por falta de vacinas

Mas quantos banhos se deve tomar por dia? De acordo com a SBD, não há uma resposta, já que esse cálculo deve considerar a temperatura local e as atividades realizadas pela pessoa.

Na hora de escolher produtos de limpeza para o durante o banho, como sabonete e shampoo, a indicação é observar o PH [medida do grau de acidez ou alcalinidade da água], que deve ficar próximo a cinco. O uso de sabonetes antissépticos não é indicado para emprego em todo o corpo, pois eles possuem PH alto e podem danificar a integridade da pele.

Outro cuidado deve ser evitar esfregar demais o corpo com buchas, bem como secar passando a toalha de forma muito forte no corpo. Caso possível, a SBD indica o uso de hidratantes após o banho.

Edição: Kleber Sampaio

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Covid-19: Brasil tem 21,2 milhões de casos e 590,5 mil mortes

Publicados

em


O número de mortes por covid-19 no Brasil subiu para 590.508. Em 24 horas, foram registradas 935 mortes.

Já o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 21.230.325. Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 150.106 novos casos.

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite deste sábado (18). O balanço é produzido a partir de informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Há, ao todo, 359.523 pessoas com casos ativos da doença em acompanhamento por profissionais de saúde e 20.280.294 pacientes já se recuperaram.

Estados

Na lista de estados com mais mortes estão São Paulo (148.079), Rio de Janeiro (64.843), Minas Gerais (54.023) e Paraná (38.407). As unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.817), Amapá (1.969), Roraima (1.987) e Tocantins (3.735).

Em número de casos, São Paulo também lidera (4.350.223), seguido por Minas Gerais (2.110.768), Paraná (1.488.604) e Rio Grande do Sul (1.428.292).

Leia Também:  Câncer já é a principal causa de morte de crianças e adolescentes

Vacinação

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, 220,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas no país, sendo 141,2 milhões de primeiras doses e 79,3 milhões de segundas doses ou doses únicas.

Ainda segundo a pasta, foram distribuídas, até o momento, 267,6 milhões de doses aos estados e ao Distrito Federal. Desse total, 259,4 milhões já foram entregues e 8,2 milhões estão em processo de distribuição.

covid_18.09 covid_18.09

covid_18.09 – Ministério da Saúde

Edição: Paula Laboissière

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA