CHUVAS DE JANEIRO
”A onça bebeu água”, nível do Araguaia sobe nas últimas horas
A cheia do rio deve-se a grande quantidade de chuvas intensas na região.

/ Semana 7
Pela primeira vez em 2025, a “onça bebeu água”. Essa curiosa expressão, utilizada por muitos para demonstrar seriedade ou perigo em determinadas situações, contudo, nesta em específico significa outra coisa.
Para os barra-garcenses, a frase é atribuída a cheia do rio Araguaia que alcança a famosa imagem do animal feita pelo artista plástico Paulo Artes na escadaria do Porto do Baé.
Sempre que ocorre, chama a atenção de moradores e turistas que visitam a cidade neste início de ano.
A cheia do rio Araguaia deve-se a grande quantidade de chuvas intensas na região.

Vale do Araguaia
Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio
Deputado do Araguaia afirma que nenhum empecilho pode atrasar a obra e que a ferrovia deve ser concluída em 2028. Ele agradeceu o presidente do Ibama

Deputado Dr. Eugênio (PSB) classificou a licença emitida pelo Ibama para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) como um marco que mudará a logística e transporte na região do Vale do Araguaia.
A licença foi emitida na semana passada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para 365 Km, publicada no Diário Oficial da União de 31/1/25.
O deputado afirma que a ferrovia será entregue em 2028 e é construída pela Vale. Em setembro de 2023, Dr. Eugênio e a então vice-prefeita, atual presidente da Câmara de Água Boa, Rejane Garcia (PSDB), visitaram o canteiro de obras da empresa em Goiás.
“A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), um braço da Ferrovia Norte-Sul, que liga Mara Rosa, em Goiás, até à cidade de Água Boa, no Araguaia, com 383 Km, teve toda sua licença ambiental liberada e aprovada”, informou o deputado. “Nenhum empecilho mais pode atrasar essa obra”, comemora.
Modal de competitividade
Dr. Eugênio destaca que o modal ferroviário, pela sua característica, mudará totalmente a competitividade e custos para escoar a produção de soja, milho e minerais do Araguaia.
“A FICO será fundamental para que possamos interligar esse modal ferroviário, que é um dos mais baratos e vai mudar a logística e o transporte da nossa região do Araguaia”, descreve o Deputado do Araguaia.
Ele agradeceu a dedicação e decisão técnica do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, pela liberação da licença para a obra.
“Agostinho, presidente do Ibama, muito obrigado. Alguns dias atrás já foi liberado a licença da BR-158, e a gora liberada a licença da FICO. Muito obrigado a você pela responsabilidade de ter liberado essa obra fundamental para nosso Vale do Araguaia”, acrescentou Dr. Eugênio.
Na divisa de Goiás e Mato Grosso as obras estão em andamento, tendo sido feito já as desapropriações. Informações sobre o andamento da obra podem ser conferidas no site www.infrasa.gov.br.
Sobre a FICO
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), identificada pelo Governo Federal como EF-354, é uma política de desenvolvimento logístico do Brasil que vai interligar as regiões produtoras do Médio e Nordeste de Mato Grosso, na região do Araguaia, até aos portos do Norte do Brasil, em São Luís (MA) ou no Sudeste e Sul, em Santos (SP) Paranaguá (PR).
O projeto da ferrovia compreende duas fases de construção. Uma, de trecho total de 383 Km de Mara Rosa (GO) até Água Boa (MT). E outra, da cidade mato-grossense até Lucas do Rio Verde (MT).
-
Acidente4 dias ago
Ônibus tomba na BR 158 com atletas que retornavam de Atibaia-SP; atletas de Água Boa estavam na delegação. VÍDEO
-
Agua Boa3 dias ago
Água Boa – Empresário Marcelinho do Plantão Tonela faleceu na manhã desta quarta feira (5)
-
Policial5 dias ago
Quatro pessoas são presas pela venda de 50 mil diplomas falsos e milhares carteirinhas de estudante
-
Cidades4 dias ago
Nova frente fria traz chuva superior a 100 mm e alerta de temporais durante a semana
-
Policial6 dias ago
Colisão frontal em Barra do Garças deixa 1 vítima fatal e 3 feridos na BR-070
-
Agua Boa5 dias ago
ACEAB realiza entrega do prêmio de cinquenta mil da Promoção Show de Prêmios ACEAB
-
Cidades4 dias ago
Aposta de Barra do Garças bate na trave, acerta 5 números e leva R$ 41 mil na Mega-Sena
-
Vale do Araguaia2 dias ago
Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio