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BR-158: Licença ambiental para a pavimentação do Contorno Leste até Alto Boa Vista é liberada pelo Ibama

A informação foi confirmada pelos ministros da Agricultura e dos Transportes

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A licença ambiental que faltava para a pavimentação do Lote A da BR-158, na região Norte Araguaia, foi emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na terça-feira (13). A informação foi confirmada pelos ministros da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, e dos Transportes, Renan Filho.

Conforme apurado pelo site Olhar Alerta, as obras da rodovia federal foram divididas em dois lotes, que atravessam os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista.

O Lote A tem extensão de 93,99 km e está orçado em cerca de R$ 179 milhões. Já o Lote B, com 101 km, tem um orçamento previsto de R$ 249 milhões.

De acordo com o superintendente do DNIT em Mato Grosso (DNIT-MT), Djalma Silvestre, com a conclusão do licenciamento de instalação do contorno leste e do primeiro trecho do Lote A, que possui 12 quilômetros de extensão, o asfaltamento de 86 quilômetros até o município de Alto Boa Vista será realizado ao longo de 2025.

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Primeiros 12 km

As obras de pavimentação da BR-158 foram lançadas em setembro de 2023, inicialmente com a aprovação de 12 km. No entanto, as intervenções só começaram oito meses depois e, passados um ano e quatro meses desde o lançamento, o asfaltamento ainda não foi concluído.

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Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio

Deputado do Araguaia afirma que nenhum empecilho pode atrasar a obra e que a ferrovia deve ser concluída em 2028. Ele agradeceu o presidente do Ibama

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Deputado Dr. Eugênio (PSB) classificou a licença emitida pelo Ibama para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) como um marco que mudará a logística e transporte na região do Vale do Araguaia.

A licença foi emitida na semana passada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para 365 Km, publicada no Diário Oficial da União de 31/1/25.

O deputado afirma que a ferrovia será entregue em 2028 e é construída pela Vale. Em setembro de 2023, Dr. Eugênio e a então vice-prefeita, atual presidente da Câmara de Água Boa, Rejane Garcia (PSDB), visitaram o canteiro de obras da empresa em Goiás.

“A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), um braço da Ferrovia Norte-Sul, que liga Mara Rosa, em Goiás, até à cidade de Água Boa, no Araguaia, com 383 Km, teve toda sua licença ambiental liberada e aprovada”, informou o deputado. “Nenhum empecilho mais pode atrasar essa obra”, comemora.

Modal de competitividade

Dr. Eugênio destaca que o modal ferroviário, pela sua característica, mudará totalmente a competitividade e custos para escoar a produção de soja, milho e minerais do Araguaia.

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“A FICO será fundamental para que possamos interligar esse modal ferroviário, que é um dos mais baratos e vai mudar a logística e o transporte da nossa região do Araguaia”, descreve o Deputado do Araguaia.

Ele agradeceu a dedicação e decisão técnica do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, pela liberação da licença para a obra.

“Agostinho, presidente do Ibama, muito obrigado. Alguns dias atrás já foi liberado a licença da BR-158, e a gora liberada a licença da FICO. Muito obrigado a você pela responsabilidade de ter liberado essa obra fundamental para nosso Vale do Araguaia”, acrescentou Dr. Eugênio.

Na divisa de Goiás e Mato Grosso as obras estão em andamento, tendo sido feito já as desapropriações. Informações sobre o andamento da obra podem ser conferidas no site www.infrasa.gov.br.

Sobre a FICO

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), identificada pelo Governo Federal como EF-354, é uma política de desenvolvimento logístico do Brasil que vai interligar as regiões produtoras do Médio e Nordeste de Mato Grosso, na região do Araguaia, até aos portos do Norte do Brasil, em São Luís (MA) ou no Sudeste e Sul, em Santos (SP) Paranaguá (PR).

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O projeto da ferrovia compreende duas fases de construção. Uma, de trecho total de 383 Km de Mara Rosa (GO) até Água Boa (MT). E outra, da cidade mato-grossense até Lucas do Rio Verde (MT).

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