ÁGUA BOA

RIO ARAGUAIA

Cantor sertanejo pesca peixe gigante em rio de MT e ostenta na internet

Gusttavo Lima exibiu em suas redes sociais o belo exemplar da espécie pirarara

Publicado em

O cantor Gustavo Lima pescou um peixe pirarara de mais de 30 kg no Rio Araguaia, em Mato Grosso, na tarde deste sábado (29). Segundo um amigo do cantor, que registrou o momento da pesca, demorou mais de 1h30 para conseguir fisgar o ‘peixe gigante’.

Depois de comemorar o ‘troféu’ da pesca esportiva, o cantor soltou o peixe no rio novamente.

“Pescar é maravilhoso, é gostoso, mas a consciência em primeiro lugar. É um esporte que faz a alegria de milhões de pessoas, mas o importante é preservar. Aqui estamos soltando uma pirarara de mais de 30 kg de volta ao seu habitat natural, que é aqui no Rio Araguaia. Vai com Deus, meu amor”, disse.

Entre todas as espécies, a pirarara é uma das mais procuradas na pesca esportiva e costuma ser encontrada nas bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins.

A pirarara também é um dos peixes mais bonitos da região devido ao tamanho e à coloração.

Nas redes sociais, o sertanejo compartilhou uma foto mostrando o peixe. “Aqui pesca mesmo, bebê”.

Leia Também:  Professor é afastado após denúncias de assédio em escola cívico-militar de Aragarças

Gustavo Lima, na companhia do cantor Thiago Brava e outros amigos, chegou em Mato Grosso nessa sexta-feira (28).

Ele compartilhou alguns momentos, entre eles, a visita a uma família ribeirinha e um passeio pelo Rio Araguaia neste fim de semana.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Vale do Araguaia

Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio

Deputado do Araguaia afirma que nenhum empecilho pode atrasar a obra e que a ferrovia deve ser concluída em 2028. Ele agradeceu o presidente do Ibama

Published

on

Deputado Dr. Eugênio (PSB) classificou a licença emitida pelo Ibama para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) como um marco que mudará a logística e transporte na região do Vale do Araguaia.

A licença foi emitida na semana passada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para 365 Km, publicada no Diário Oficial da União de 31/1/25.

O deputado afirma que a ferrovia será entregue em 2028 e é construída pela Vale. Em setembro de 2023, Dr. Eugênio e a então vice-prefeita, atual presidente da Câmara de Água Boa, Rejane Garcia (PSDB), visitaram o canteiro de obras da empresa em Goiás.

“A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), um braço da Ferrovia Norte-Sul, que liga Mara Rosa, em Goiás, até à cidade de Água Boa, no Araguaia, com 383 Km, teve toda sua licença ambiental liberada e aprovada”, informou o deputado. “Nenhum empecilho mais pode atrasar essa obra”, comemora.

Modal de competitividade

Dr. Eugênio destaca que o modal ferroviário, pela sua característica, mudará totalmente a competitividade e custos para escoar a produção de soja, milho e minerais do Araguaia.

Leia Também:  OAB de Água Boa lança campanha Páscoa Solidária; veja como ajudar

“A FICO será fundamental para que possamos interligar esse modal ferroviário, que é um dos mais baratos e vai mudar a logística e o transporte da nossa região do Araguaia”, descreve o Deputado do Araguaia.

Ele agradeceu a dedicação e decisão técnica do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, pela liberação da licença para a obra.

“Agostinho, presidente do Ibama, muito obrigado. Alguns dias atrás já foi liberado a licença da BR-158, e a gora liberada a licença da FICO. Muito obrigado a você pela responsabilidade de ter liberado essa obra fundamental para nosso Vale do Araguaia”, acrescentou Dr. Eugênio.

Na divisa de Goiás e Mato Grosso as obras estão em andamento, tendo sido feito já as desapropriações. Informações sobre o andamento da obra podem ser conferidas no site www.infrasa.gov.br.

Sobre a FICO

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), identificada pelo Governo Federal como EF-354, é uma política de desenvolvimento logístico do Brasil que vai interligar as regiões produtoras do Médio e Nordeste de Mato Grosso, na região do Araguaia, até aos portos do Norte do Brasil, em São Luís (MA) ou no Sudeste e Sul, em Santos (SP) Paranaguá (PR).

Leia Também:  Prorrogas as inscrições para o Festival da Canção de Água Boa

O projeto da ferrovia compreende duas fases de construção. Uma, de trecho total de 383 Km de Mara Rosa (GO) até Água Boa (MT). E outra, da cidade mato-grossense até Lucas do Rio Verde (MT).

  • Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio
  • Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio
  • Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio
  • Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA