HOSPITAL REGIONAL
Confresa ou Porto Alegre: governador deve anunciar a qualquer momento

O governador Mauro Mendes (DEM) deve anunciar a qualquer momento se em Confresa ou Porto Alegre do Norte onde será construído o Hospital Regional, orçado em 75 milhões de reais, e que vai dotar a região Norte Araguaia de infraestrutura de atendimento de saúde pública.
Na visita de 14 de maio que fizera às duas cidades, Mauro Mendes, apesar da insistência de muitos que o recepcionaram não fez a esperada revelação e preferiu visitar áreas tanto em Confresa quanto a Porto Alegre do Norte e garantiu que o anúncio sairia, no máximo, em 10 dias.
Em todo caso seu anúncio trouxe certo alento aos moradores de ambos os municípios, embora a promessa de se construir um HR na região remonte a administrações anteriores a de Mauro Mendes, a exemplo dos governadores Silval Barbosa e Pedro Taques.
Como se sabe, hospitais daquela região não atendem casos de alta complexidade, o que tem obrigado prefeitos a recorrerem com seus pacientes aos polos regionais de Água Boa, Barra do Garças ou da capital Cuiabá, a mais de 1000 quilômetros de distância.
Numa entrevista a este portal de notícias, a prefeita de São Félix do Araguaia disse, em certa ocasião, que a remoção de um paciente de sua cidade para Cuiabá por via aérea, os custos nunca ficam abaixo de 13 mil reais.
Logo, com a construção desse HR anunciado por Mendes, esse problema vital no cotidiano dos municípios do Norte Araguaia será suprimido. Enquanto isso, em meio a essa expectativa, hoje é o décimo primeiro dia do anúncio feito por Mendes de que anunciaria o nome da cidade, se Porto Alegre do Norte ou Confresa. Diga governador!

Vale do Araguaia
Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio
Deputado do Araguaia afirma que nenhum empecilho pode atrasar a obra e que a ferrovia deve ser concluída em 2028. Ele agradeceu o presidente do Ibama

Deputado Dr. Eugênio (PSB) classificou a licença emitida pelo Ibama para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) como um marco que mudará a logística e transporte na região do Vale do Araguaia.
A licença foi emitida na semana passada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para 365 Km, publicada no Diário Oficial da União de 31/1/25.
O deputado afirma que a ferrovia será entregue em 2028 e é construída pela Vale. Em setembro de 2023, Dr. Eugênio e a então vice-prefeita, atual presidente da Câmara de Água Boa, Rejane Garcia (PSDB), visitaram o canteiro de obras da empresa em Goiás.
“A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), um braço da Ferrovia Norte-Sul, que liga Mara Rosa, em Goiás, até à cidade de Água Boa, no Araguaia, com 383 Km, teve toda sua licença ambiental liberada e aprovada”, informou o deputado. “Nenhum empecilho mais pode atrasar essa obra”, comemora.
Modal de competitividade
Dr. Eugênio destaca que o modal ferroviário, pela sua característica, mudará totalmente a competitividade e custos para escoar a produção de soja, milho e minerais do Araguaia.
“A FICO será fundamental para que possamos interligar esse modal ferroviário, que é um dos mais baratos e vai mudar a logística e o transporte da nossa região do Araguaia”, descreve o Deputado do Araguaia.
Ele agradeceu a dedicação e decisão técnica do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, pela liberação da licença para a obra.
“Agostinho, presidente do Ibama, muito obrigado. Alguns dias atrás já foi liberado a licença da BR-158, e a gora liberada a licença da FICO. Muito obrigado a você pela responsabilidade de ter liberado essa obra fundamental para nosso Vale do Araguaia”, acrescentou Dr. Eugênio.
Na divisa de Goiás e Mato Grosso as obras estão em andamento, tendo sido feito já as desapropriações. Informações sobre o andamento da obra podem ser conferidas no site www.infrasa.gov.br.
Sobre a FICO
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), identificada pelo Governo Federal como EF-354, é uma política de desenvolvimento logístico do Brasil que vai interligar as regiões produtoras do Médio e Nordeste de Mato Grosso, na região do Araguaia, até aos portos do Norte do Brasil, em São Luís (MA) ou no Sudeste e Sul, em Santos (SP) Paranaguá (PR).
O projeto da ferrovia compreende duas fases de construção. Uma, de trecho total de 383 Km de Mara Rosa (GO) até Água Boa (MT). E outra, da cidade mato-grossense até Lucas do Rio Verde (MT).
-
Política7 dias ago
Professora Marildes Ferreira assume mandato de deputada no lugar do Dr. Eugênio e se torna única representante feminina no plenário
-
Policial6 dias ago
Trabalhador é assassinado com tiros na cabeça em lavoura
-
Policial7 dias ago
Forças policiais apreendem 115 quilos de entorpecentes e prende 8 pessoas por tráfico de drogas nas cidades de Canarana, Ribeirão Cascalheira e Várzea Grande
-
Policial7 dias ago
‘Sem freios’: vistoria da PRF aponta que 68% dos veículos de carga rodam com problemas
-
Policial6 dias ago
Corpo de Bombeiros encontra mais de 18 quilos de maconha no Rio Araguaia
-
Policial6 dias ago
Homem invade casa e mantém mãe e filho reféns por mais de 2 horas em MT
-
Cidades7 dias ago
Novo Santo Antônio terá 1º Festival de Pesca com R$ 50 mil em premiações
-
Agronegócio7 dias ago
Ellus Agropecuária Ltda divulga ata de reunião geral extraordinária