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Dr Eugênio classifica BR-158 como ‘vergonha nacional’ após 15 meses da ordem de serviço do ministro e sem pavimentação na rodovia

Em setembro de 2023, o ministro dos Transportes Renan Filho deu a ordem de serviço para trecho em Porto Alegre do Norte, mas a obra efetiva só começou em maio deste ano

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Deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) voltou a cobrar autoridades com críticas sobre a situação da BR-158, como “uma vergonha nacional”, no Vale do Araguaia. A rodovia é um eixo estruturante essencial para o desenvolvimento do Araguaia e corta a região de Norte a Sul de Mato Grosso.

Ele postou um vídeo nas redes sociais nesta quinta-feira (26/12), onde mostrou a rodovia de responsabilidade do Governo Federal. Nas imagens se vê muita lama após chuva na estrada de chão. A rodovia tem dois trechos de 195 Km para pavimentação, com aporte de R$ 428 milhões.

“Imagina aqui no Norte Araguaia as ambulâncias com pacientes, ônibus e quem precisa utilizar a BR-158. É uma tragédia. O sofrimento de quem transita aqui na rodovia todos os dias é um inferno”, lamentou o Deputado do Araguaia.

O descontentamento do deputado é devido à não continuidade da retomada da pavimentação da BR-158, próximo à Terra Indígena Marãiwatsédé, nos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia. Em setembro de 2023, o ministro dos Transportes Renan Filho deu a ordem de serviço, mas a obra efetiva só começou em meados de maio deste ano

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“Não adianta nem falar que a BR-158 é essa vergonha nacional. Entra governo e sai governo e a rodovia federal e a coisa continua péssima, do jeito que está. Fizeram churrasco para o lançamento da estrada”, disse o deputado sobre a péssima situação da BR-158 a caminho de Confresa.

Cobranças do Dr. Eugênio

Após vários desabafos e cobranças do deputado Dr. Eugênio, em eventos na região do Araguaia e na tribuna da Assembleia Legislativa, um trecho de 12 Km começou a ser pavimentado em Porto Alegre do Norte no começo de maio deste ano.

“Nós temos que cobrar mesmo. Espero que o ministro dos Transportes Renan Filho não fique apenas nesses 12 Km da pavimentação da BR-158, que liga Porto Alegre do Norte até a localidade do Bar do Luizinho”, disse o deputado na tribuna da ALMT no final de maio.

As cobranças para asfaltamento da rodovia são de décadas. Dr. Eugênio cobra o Governo Federal desde seu primeiro mandato como deputado estadual em 2019.

Em 2024, Dr. Eugênio cobrou publicamente o ministro dos Transportes Renan Filho no final de abril e durante o XII Fórum Político da Dinâmica de Empreendimentos e Empreendedores, em Porto Alegre do Norte, no início de maio.

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A BR-158 é prioridade de investimento no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, no trecho cobrado pelo Dr. Eugênio. O programa tem previsão de investir R$ 60,6 bilhões em Mato Grosso, de acordo com dados do Ministério da Casa Civil.

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Vale do Araguaia

DNIT obtém licença do Ibama para obras do contorno de terra indígena em Mato Grosso

Atualmente a autarquia está executando a construção de outros 12 quilômetros na rodovia

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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) obteve, em conjunto com a Infra S.A., licença do Ibama que garante o avanço das obras de construção e pavimentação do contorno da Terra Indígena Marãiwatsédé, pertencente à etnia Xavante, localizado na rodovia federal BR-158/MT, no Estado de Mato Grosso.
Na atualidade, o DNIT está executando a construção dos 12 primeiros quilômetros da rodovia BR-158/MT, sendo que 2,5 quilômetros já foram concluídos.
Com a recente licença de instalação emitida pelo Ibama, o DNIT obteve a autorização para executar a obra em um trecho de 86 quilômetros pertencente à continuidade o lote A, interligando as cidades de Porto Alegre do Norte a Alto Boa Vista.
Lotes – O novo contorno da terra indígena prevê a pavimentação de 195,42 quilômetros, divididos em dois lotes construtivos.

O Lote A, já em obras, compreende um trecho de 93,99 quilômetros, iniciando no km 201,2, região próxima ao Posto do Luizinho, até o município de Alto Boa Vista, no entroncamento com a BR-242/MT.

Já o Lote B terá um trecho de 101,43 quilômetros, entre o município de Alto Boa Vista até a região do distrito de Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia. Este lote está em fase de elaboração de projeto.

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Importância – Pela rodovia, trafegam diariamente caminhões que escoam a safra do estado para os portos do chamado Arco Norte, no Pará, de onde a produção de soja, milho e algodão é exportada para o mercado internacional.

Atualmente, cerca de 2 mil carretas trafegam por dia pela estrada que corta o trecho da reserva, o único da BR-158/MT que ainda não é pavimentado. Tanto na extensão pavimentada da BR-158/MT como no trecho de estrada de chão, o DNIT tem atuado na manutenção corriqueira mantendo a trafegabilidade para os usuários.

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