VISITA INDESEJADA
Indígena de MT critica Anitta após participação em ritual no Xingu
Ysani Kalapalo afirma que cantora não seguiu tradições durante o Quarup e citou “lacração”


Ysani é da aldeia Tehuhungu, no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso.
Em vídeo publicado em suas redes, a indígena afirmou que a artista não seguiu a tradição esperada durante a dança ritual. “Ela tinha que estar pintada com todo o corpo e também sem roupa nenhuma, apenas com adereços. O fato de estar de roupa dançando o Quarup já desrespeita o ritual”, disse.
Ysani, com mais de 120 mil seguidores nas redes sociais e 800 mil no YouTube, também acusou Anitta de usar a causa indígena como autopromoção. “Sabemos muito bem que a Anitta não colabora praticamente nada com o progresso dos povos indígenas. A fala dela é só lacração. Quem defende realmente a natureza são os indígenas.”
Em outro trecho de um vídeo, a ativista questiona o que chamou de “ideologias tortas” da cantora. “Tem umas ideologias muito tortas. Defende socialismo, mas vive vida capitalista, no luxo. É milionária. Ou seja: luxo para mim e pobreza para você. Um tipo de ser humano que não aprecio”, afirma.
Anitta respondeu às críticas em publicação nas redes sociais, ressaltando que sua ida ao Xingu ocorreu a convite de lideranças indígenas e organizações ligadas à causa. “Vivenciei de perto o Quarup, ritual que celebra a memória e a trajetória daqueles que já fizeram a passagem. Além disso, tive a honra de conhecer o Cacique Raoni, esse homem que dedica anos da sua vida à defesa da floresta, à proteção dos territórios indígenas e ao futuro da humanidade”, escreveu.
A artista também destacou o papel histórico dos povos originários na preservação das florestas brasileiras e chamou atenção para a necessidade de apoiá-los como guardiões da natureza.
Ysani Kalapalo é uma ativista indígena que acumula mais de 800 mil inscritos no YouTube e 120 mil seguidores nas redes sociais. Em 2019, discursou na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, a convite do então presidente Jair Bolsonaro. Ela também participou da segunda temporada do reality show A Grande Conquista, da Record.

Cidades
MT Hemocentro alerta para baixa nos estoques de sangue do tipo O-

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Groso, alerta para a baixa no estoque do tipo sanguíneo O-. A unidade realiza coletas de sangue de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h, sem pausa para o almoço.
O diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, convida a população a realizar a doação. “Dependemos totalmente da doação voluntária de sangue e por isso convidamos todos aqueles que tem o sangue O- a realizarem a doação para garantir que a unidade mantenha os estoques abastecidos”, ressaltou.
Doações de todos os tipos sanguíneos são bem-vindas. “A unidade está de portas abertas para atender os doadores, com equipe preparada e disponível até mesmo no horário de almoço, para garantir que todos sejam atendidos”, completou.
O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Não é recomendado realizar a doação em jejum.
Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Serviço
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026; ou procurar uma Unidade de Coleta e Transfusão – UCT do seu município.
O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.
-
Cidades6 dias ago
Cidade no Araguaia (MT) é a única no Brasil a alcançar 100% de eleitores com biometria
-
Policial5 dias ago
Nove pessoas são presas por sequestro e tortura de adolescente em Água Boa
-
Policial6 dias ago
Tentativa de feminicídio: Marido é preso por estuprar e tentar matar esposa
-
Brasil6 dias ago
Governo divulga passo a passo de como funcionará a CNH sem autoescola
-
Policial6 dias ago
Casal é detido em rodovia por tráfico de drogas
-
Policial5 dias ago
Jovem é preso em flagrante por agredir companheira a pauladas em Água Boa
-
Cidades6 dias ago
Empresário de Nova Xavantina (MT) ganha R$ 1 milhão no Pix do Milhão
-
Cidades4 dias ago
Fux cobra explicações sobre arquivamento de caso de homofobia em Água Boa (MT)