VISITA INDESEJADA
Indígena de MT critica Anitta após participação em ritual no Xingu
Ysani Kalapalo afirma que cantora não seguiu tradições durante o Quarup e citou “lacração”
Ysani é da aldeia Tehuhungu, no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso.
Em vídeo publicado em suas redes, a indígena afirmou que a artista não seguiu a tradição esperada durante a dança ritual. “Ela tinha que estar pintada com todo o corpo e também sem roupa nenhuma, apenas com adereços. O fato de estar de roupa dançando o Quarup já desrespeita o ritual”, disse.
Ysani, com mais de 120 mil seguidores nas redes sociais e 800 mil no YouTube, também acusou Anitta de usar a causa indígena como autopromoção. “Sabemos muito bem que a Anitta não colabora praticamente nada com o progresso dos povos indígenas. A fala dela é só lacração. Quem defende realmente a natureza são os indígenas.”
Em outro trecho de um vídeo, a ativista questiona o que chamou de “ideologias tortas” da cantora. “Tem umas ideologias muito tortas. Defende socialismo, mas vive vida capitalista, no luxo. É milionária. Ou seja: luxo para mim e pobreza para você. Um tipo de ser humano que não aprecio”, afirma.
Anitta respondeu às críticas em publicação nas redes sociais, ressaltando que sua ida ao Xingu ocorreu a convite de lideranças indígenas e organizações ligadas à causa. “Vivenciei de perto o Quarup, ritual que celebra a memória e a trajetória daqueles que já fizeram a passagem. Além disso, tive a honra de conhecer o Cacique Raoni, esse homem que dedica anos da sua vida à defesa da floresta, à proteção dos territórios indígenas e ao futuro da humanidade”, escreveu.
A artista também destacou o papel histórico dos povos originários na preservação das florestas brasileiras e chamou atenção para a necessidade de apoiá-los como guardiões da natureza.
Ysani Kalapalo é uma ativista indígena que acumula mais de 800 mil inscritos no YouTube e 120 mil seguidores nas redes sociais. Em 2019, discursou na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, a convite do então presidente Jair Bolsonaro. Ela também participou da segunda temporada do reality show A Grande Conquista, da Record.
Cidades
Volta às Aulas em Água Boa conta com apoio da Polícia Militar
– INTERATIVA
A Polícia Militar deu início à Operação Volta às Aulas em Água Boa, com ações voltadas ao reforço da segurança nas comunidades escolares do município. A iniciativa contempla escolas estaduais, municipais e particulares, abrangendo o período de retomada das atividades letivas.
De acordo com o major Lionai Galvão, a partir desta terça-feira(02) a Polícia Militar intensificará a presença nas unidades de ensino por meio de patrulhamentos, ações preventivas e orientações, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais seguro para alunos, professores, servidores e familiares.
A operação busca prevenir situações de risco, coibir práticas ilícitas no entorno das escolas e fortalecer a aproximação entre a Polícia Militar e a comunidade escolar, garantindo tranquilidade durante o início do ano letivo.
-
Agropecuária6 dias agoProdução em alta: Mato Grosso amplia abate de bovinos em 43% desde 2006
-
Policial6 dias agoALMT repudia ato de importunação sexual atribuído a tenente-coronel da PM
-
Agua Boa4 dias agoPrefeitura de Água Boa abre agendamento para programa habitacional “Sonho Meu”
-
Policial6 dias agoProfessor é preso por violência doméstica em Querência
-
Policial7 dias agoHomem é linchado até a morte após agredir companheira em distribuidora
-
Policial6 dias agoPolícia Civil captura homem com dois mandados de prisão em aberto em Barra do Garças
-
Cidades6 dias agoProjetos de treinador de Barra do Garças unem cuidado animal, inclusão social e ressocialização
-
Policial3 dias agoHomem é contido pela PM após circular nu pela Avenida Tropical, em Água Boa









