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INFRAESTRUTURA NO ARAGUAIA

Prefeito comemora obra na MT-100; “Araguaia deixa de ser o vale dos esquecidos”

Estruturação da Rodovia MT-100 vai interligar os municípios do Araguaia ao Sul de Mato Grosso

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O Governo Mauro Mendes está realizando um sonho e a região do Araguaia deixa de ser o vale dos esquecidos”. A declaração é do prefeito da cidade Alto Araguaia, Gustavo Melo, que esteve presente para acompanhar a comitiva da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) na implosão da Serra da Arnica para continuidade das obras de pavimentação na MT-100.

“A retomada das obras na MT-100, que leva pavimentação da cidade de Alto Araguaia até Barra do Garças, mostra o compromisso de Governo de Mato Grosso com toda a Região do Araguaia. Isso significa progresso e desenvolvimento, além de melhorias na logística, pois toda nossa produção que gira em torno de 4 milhões de toneladas de grãos ao ano, poderá ser escoada, e vai baratear o frete beneficiado as cadeias. Agradeço ao governador Mauro Mendes, ao secretário Marcelo Padeiro e todos da equipe por estar realizando este sonho”, declarou o prefeito de Alto Araguaia.

Atualmente, a rodovia MT-100 recebe investimento R$55,6 milhões para pavimentação dos 49,3 quilômetros, interligando os municípios de Araguainha, Ponte Branca e Ribeirãozinho, na Região do Araguaia, muito utilizada para o escoamento de parte da produção agrícola.

De acordo com as explicações do secretário adjunto de Obras Rodoviárias da Sinfra, Nilton de Brito, os trabalhos que vem sendo realizados na MT-100 estão “com pouco mais de 30% prontas, o andamento está excelente, é uma das melhores obras que eu estou vendo no Estado”. O gestor da pasta destacou ainda que mesmo diante das complexidades do trabalho, “eu garanto que este trecho, um dos mais problemáticos, vai ser concretizado neste ano”.

O prefeito de Araguainha, Francisco Gonçalves Naves (Chiquinho), destacou que os investimentos na MT-100 já estão transformando a cidade e atraindo empresários que acreditam no potencial da região.

“Eu não tenho dúvidas do nosso crescimento, pois este grande investimento do Governo de Mato Grosso na nossa região, vai proporcionar a geração de emprego. Com essa pavimentação, os empresários que acreditam no grande potencial desta terra já estão começando a plantar soja, terão maior facilidade para escoar sua produção, além de gerar emprego e renda para quem vive aqui. Quero apenas gradecer ao nosso governador Mauro Mendes e toda sua equipe”, disse o prefeito.

Segundo o prefeito de Barra Garça, Adilson Gonçalves Macedo, que também esteve presente na detonação da Serra da Arnica, declarou que o Governo de Mato Grosso investe em infraestrutura, atendendo uma das principais necessidades de quem vive no Araguaia.

“O governador Mauro Mendes está investido em infraestrutura para melhorar a qualidade das rodovias, era isso que nós precisávamos na Região do Vale do Araguaia, essa recuperação e asfaltamento completo da MT-100. Isso trás benefícios, pois vai integrar todos os municípios do Araguaia. Eu estou no Vale do Araguaia há 23 anos, essa demanda de recuperação e pavimentação da MT-100 já existia, mas que agora sai do papel e  vira realidade. Todos estão de parabéns por este trabalho”, explicou o prefeito de Barra Garça.

A MT-100 é considerada uma rodovia estruturante na região do Araguaia, pois interliga os municípios do Vale do Araguaia ao Sul de Mato Grosso, muito utilizada para o escoamento de parte da produção agrícola.

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Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio

Deputado do Araguaia afirma que nenhum empecilho pode atrasar a obra e que a ferrovia deve ser concluída em 2028. Ele agradeceu o presidente do Ibama

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Deputado Dr. Eugênio (PSB) classificou a licença emitida pelo Ibama para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) como um marco que mudará a logística e transporte na região do Vale do Araguaia.

A licença foi emitida na semana passada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para 365 Km, publicada no Diário Oficial da União de 31/1/25.

O deputado afirma que a ferrovia será entregue em 2028 e é construída pela Vale. Em setembro de 2023, Dr. Eugênio e a então vice-prefeita, atual presidente da Câmara de Água Boa, Rejane Garcia (PSDB), visitaram o canteiro de obras da empresa em Goiás.

“A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), um braço da Ferrovia Norte-Sul, que liga Mara Rosa, em Goiás, até à cidade de Água Boa, no Araguaia, com 383 Km, teve toda sua licença ambiental liberada e aprovada”, informou o deputado. “Nenhum empecilho mais pode atrasar essa obra”, comemora.

Modal de competitividade

Dr. Eugênio destaca que o modal ferroviário, pela sua característica, mudará totalmente a competitividade e custos para escoar a produção de soja, milho e minerais do Araguaia.

“A FICO será fundamental para que possamos interligar esse modal ferroviário, que é um dos mais baratos e vai mudar a logística e o transporte da nossa região do Araguaia”, descreve o Deputado do Araguaia.

Ele agradeceu a dedicação e decisão técnica do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, pela liberação da licença para a obra.

“Agostinho, presidente do Ibama, muito obrigado. Alguns dias atrás já foi liberado a licença da BR-158, e a gora liberada a licença da FICO. Muito obrigado a você pela responsabilidade de ter liberado essa obra fundamental para nosso Vale do Araguaia”, acrescentou Dr. Eugênio.

Na divisa de Goiás e Mato Grosso as obras estão em andamento, tendo sido feito já as desapropriações. Informações sobre o andamento da obra podem ser conferidas no site www.infrasa.gov.br.

Sobre a FICO

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), identificada pelo Governo Federal como EF-354, é uma política de desenvolvimento logístico do Brasil que vai interligar as regiões produtoras do Médio e Nordeste de Mato Grosso, na região do Araguaia, até aos portos do Norte do Brasil, em São Luís (MA) ou no Sudeste e Sul, em Santos (SP) Paranaguá (PR).

O projeto da ferrovia compreende duas fases de construção. Uma, de trecho total de 383 Km de Mara Rosa (GO) até Água Boa (MT). E outra, da cidade mato-grossense até Lucas do Rio Verde (MT).

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