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Vale do Araguaia

SINFRA afirma que ponte de quase 500 metros no Vale do Araguaia será entregue em março de 2022

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Esta será a maior ponte de concreto de Mato Grosso e está sendo construída sobre o Rio das Mortes

Já considerada como a concretização de um sonho da região Araguaia, em Mato Grosso, a ponte sobre o Rio das Mortes, na rodovia MT-326, entre Cocalinho e Nova Nazaré, será concluída até o mês de março de 2022. A garantia é dada pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.

Segundo ele, a determinação do governador Mauro Mendes é de concluir as obras que forem iniciadas, independentemente do seu tamanho ou localização. A ponte terá 484 metros de extensão e é considerada a maior ponte de concreto sendo construída em Mato Grosso.

“Vamos terminar o que já estamos começando. O custo de se deixar uma obra inacabada é muito alto. É uma demonstração clara de incompetência. Nós não podemos fazer politicagem. Temos que fazer políticas corretas e necessárias para levarmos o desenvolvimento”, disse o secretário, durante vistoria nas obras da ponte.

A ponte está na fase de execução dos serviços de infraestrutura, com as obras avançando rapidamente. Estão previstos investimentos de R$ 52 milhões nessa obra, que vai transformar a realidade de todos os usuários da MT-326. Hoje, a travessia pelo rio é realizada apenas por balsa, que suporta somente um veículo de carga pesada por viagem.

Com isso, a espera para fazer uma simples travessia demora dias e a fila de veículos aguardando chega a quilômetros de extensão.  Rotina que irá mudar com a realização da obra da ponte, que vai garantir o fluxo contínuo de veículos, sem nenhuma parada, garantindo maior fluidez na chamada “Rodovia do Calcário”, que interliga vários municípios do Araguaia.

De acordo com o secretário Marcelo de Oliveira, a construção da ponte é a concretização de um compromisso feito pelo governador Mauro Mendes – e aliada a outras obras de ponte e pavimentação na rodovia vai assegurar o crescimento e desenvolvimento econômico de toda a região Araguaia. Ao todo, estão sendo investidos cerca de R$ 146,7 milhões em obras na MT-326.

“Toda essa região precisa de um auxílio da Sinfra. Eu acredito que vai ampliar muito mais a produção. Vai chegar mais desenvolvimento. As cidades vão crescer. A qualidade de vida vai melhorar. Isto é o que o governador Mauro Mendes deseja para o Estado de Mato Grosso: que cresça, desenvolva, que o direito de ir e vir do cidadão seja em boas estradas, que seja um estado que gire a economia. O governador está investindo em infraestrutura de logística rodoviária. É um governo transformador. Não tenho dúvidas de que traremos ainda mais ação para essa região”, disse o secretário.

Além da ponte sobre o Rio das Mortes, o secretário vistoriou ainda outras pontes que complementam o investimento em infraestrutura rodoviária feito na região. Foram vistoriadas as pontes sobre os Rios Água Limpa, Água Suja, Corixão, Corixinho, Borecaia e Água Preta, além de dois lotes de obras de pavimentação em Cocalinho.

Está em andamento a pavimentação de um trecho de 41,2 quilômetros entre o entroncamento da MT-411 e a Estaca 2062. Outro lote de obras vai da Estaca 2062 até a Estaca 3825, somando mais 35,2 quilômetros de extensão em obras na MT-326.

Segundo o secretário, a conclusão dessas obras, somada à manutenção nos demais trechos não-pavimentados da rodovia, vão garantir maior trafegabilidade pelas estradas da região, uma vez que também estão em andamento obras na MT-100, outra rodovia importante na rota de escoamento da produção agrícola do Araguaia.

“Nós estamos soltando agora neste mês de maio um procedimento licitatório em que dividimos o Estado em 13 regiões e, nessas regiões, faremos serviços de manutenção de rodovias pavimentadas e não-pavimentadas que vão atender a todo o Estado. Tenham a certeza que até o final do ano não teremos buracos na estrada”, disse o secretário.

Em Cocalinho, a pavimentação nem foi concluída, mas já está mudando a vida da cidade.  “Essa é uma obra que foi anunciada aqui há muito tempo, mas só agora vemos realmente acontecendo. O governador Mauro Mendes está de parabéns. A sociedade aqui de Cocalinho agradece imensamente”, disse o prefeito de Cocalinho, Marcio Conceição.

Vistoria no Araguaia

Essas vistorias fazem parte de uma grande fiscalização que o secretário Marcelo de Oliveira realizou, ao longo da última semana, nas obras que estão em andamento na região do Araguaia. Ao todo, ele percorreu as cidades de Rondonópolis, Guiratinga, Alto Garças, Araguaínha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Pontal do Araguaia,  Araguaiana, Barra do Garças, Cocalinho, Água Boa,  Canarana, Paranatinga e Primavera do Leste.

Foram vistoriadas obras de construção de pontes, pavimentação e restauração executadas pelo Governo de Mato Grosso.  Além do secretário, o acompanharam ainda a superintendente de Execução e Fiscalização de Obras da Sinfra, Paula Janayna Fenerich, e engenheiros das empresas executoras das obras na rodovia, além de prefeitos municipais.

Olho no Araguaia – Repórter MT
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Vale do Araguaia

Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio

Deputado do Araguaia afirma que nenhum empecilho pode atrasar a obra e que a ferrovia deve ser concluída em 2028. Ele agradeceu o presidente do Ibama

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Deputado Dr. Eugênio (PSB) classificou a licença emitida pelo Ibama para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) como um marco que mudará a logística e transporte na região do Vale do Araguaia.

A licença foi emitida na semana passada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para 365 Km, publicada no Diário Oficial da União de 31/1/25.

O deputado afirma que a ferrovia será entregue em 2028 e é construída pela Vale. Em setembro de 2023, Dr. Eugênio e a então vice-prefeita, atual presidente da Câmara de Água Boa, Rejane Garcia (PSDB), visitaram o canteiro de obras da empresa em Goiás.

“A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), um braço da Ferrovia Norte-Sul, que liga Mara Rosa, em Goiás, até à cidade de Água Boa, no Araguaia, com 383 Km, teve toda sua licença ambiental liberada e aprovada”, informou o deputado. “Nenhum empecilho mais pode atrasar essa obra”, comemora.

Modal de competitividade

Dr. Eugênio destaca que o modal ferroviário, pela sua característica, mudará totalmente a competitividade e custos para escoar a produção de soja, milho e minerais do Araguaia.

“A FICO será fundamental para que possamos interligar esse modal ferroviário, que é um dos mais baratos e vai mudar a logística e o transporte da nossa região do Araguaia”, descreve o Deputado do Araguaia.

Ele agradeceu a dedicação e decisão técnica do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, pela liberação da licença para a obra.

“Agostinho, presidente do Ibama, muito obrigado. Alguns dias atrás já foi liberado a licença da BR-158, e a gora liberada a licença da FICO. Muito obrigado a você pela responsabilidade de ter liberado essa obra fundamental para nosso Vale do Araguaia”, acrescentou Dr. Eugênio.

Na divisa de Goiás e Mato Grosso as obras estão em andamento, tendo sido feito já as desapropriações. Informações sobre o andamento da obra podem ser conferidas no site www.infrasa.gov.br.

Sobre a FICO

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), identificada pelo Governo Federal como EF-354, é uma política de desenvolvimento logístico do Brasil que vai interligar as regiões produtoras do Médio e Nordeste de Mato Grosso, na região do Araguaia, até aos portos do Norte do Brasil, em São Luís (MA) ou no Sudeste e Sul, em Santos (SP) Paranaguá (PR).

O projeto da ferrovia compreende duas fases de construção. Uma, de trecho total de 383 Km de Mara Rosa (GO) até Água Boa (MT). E outra, da cidade mato-grossense até Lucas do Rio Verde (MT).

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