ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Vale do Araguaia

Tremor de terra é registrado em Querência, no Araguaia

Publicado em

O último tremor em Mato Grosso registrado pela USP ocorreu em novembro do ano passado, na região de Nova Guarita.
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou um tremor de terra no município de Querência (800 quilômetros de Sinop). Segundo o relatório de monitoramento, o abalo sísmico ocorreu na última sexta-feira (24).

Segundo a Universidade de São Paulo, o tremor de terra em solo mato-grossense foi de 2,5 MR (magnitude na escala Richter). Apesar de serem registrados, abalos com magnitude abaixo de 3,5 MR, geralmente, não são sentidos pela população e não causam estragos.

O último tremor em Mato Grosso registrado pela USP ocorreu em novembro do ano passado, na região de Nova Guarita (174 quilômetros de Sinop).  As estações apontaram que o abalo sísmico foi de 2,7 graus na escala.

Antes disso, um tremor de terra ocorreu próximo do rio Cuiabá, na região de Barão de Melgaço (110 quilômetros de Cuiabá), em janeiro de 2020. O abalo de 3 graus na foi divulgado pelo Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UnB).

Olho no Araguaia – Só Notícias

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Vale do Araguaia

Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio

Deputado do Araguaia afirma que nenhum empecilho pode atrasar a obra e que a ferrovia deve ser concluída em 2028. Ele agradeceu o presidente do Ibama

Published

on

Deputado Dr. Eugênio (PSB) classificou a licença emitida pelo Ibama para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) como um marco que mudará a logística e transporte na região do Vale do Araguaia.

A licença foi emitida na semana passada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para 365 Km, publicada no Diário Oficial da União de 31/1/25.

O deputado afirma que a ferrovia será entregue em 2028 e é construída pela Vale. Em setembro de 2023, Dr. Eugênio e a então vice-prefeita, atual presidente da Câmara de Água Boa, Rejane Garcia (PSDB), visitaram o canteiro de obras da empresa em Goiás.

“A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), um braço da Ferrovia Norte-Sul, que liga Mara Rosa, em Goiás, até à cidade de Água Boa, no Araguaia, com 383 Km, teve toda sua licença ambiental liberada e aprovada”, informou o deputado. “Nenhum empecilho mais pode atrasar essa obra”, comemora.

Modal de competitividade

Dr. Eugênio destaca que o modal ferroviário, pela sua característica, mudará totalmente a competitividade e custos para escoar a produção de soja, milho e minerais do Araguaia.

“A FICO será fundamental para que possamos interligar esse modal ferroviário, que é um dos mais baratos e vai mudar a logística e o transporte da nossa região do Araguaia”, descreve o Deputado do Araguaia.

Ele agradeceu a dedicação e decisão técnica do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, pela liberação da licença para a obra.

“Agostinho, presidente do Ibama, muito obrigado. Alguns dias atrás já foi liberado a licença da BR-158, e a gora liberada a licença da FICO. Muito obrigado a você pela responsabilidade de ter liberado essa obra fundamental para nosso Vale do Araguaia”, acrescentou Dr. Eugênio.

Na divisa de Goiás e Mato Grosso as obras estão em andamento, tendo sido feito já as desapropriações. Informações sobre o andamento da obra podem ser conferidas no site www.infrasa.gov.br.

Sobre a FICO

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), identificada pelo Governo Federal como EF-354, é uma política de desenvolvimento logístico do Brasil que vai interligar as regiões produtoras do Médio e Nordeste de Mato Grosso, na região do Araguaia, até aos portos do Norte do Brasil, em São Luís (MA) ou no Sudeste e Sul, em Santos (SP) Paranaguá (PR).

O projeto da ferrovia compreende duas fases de construção. Uma, de trecho total de 383 Km de Mara Rosa (GO) até Água Boa (MT). E outra, da cidade mato-grossense até Lucas do Rio Verde (MT).

  • Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio
  • Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio
  • Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio
  • Licença do Ibama para construção da ferrovia FICO, entre Goiás e Água Boa, muda a logística do Araguaia, diz Dr. Eugênio
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA