Cidades
Relançada licitação para concluir escolas indígenas em Nova Nazaré
/ Ascom N.N
Sete escolas indígenas serão concluídas em Nova Nazaré (MT) por meio de uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o UNOPS, escritório das Nações Unidas especializado em infraestrutura. A nova licitação contempla unidades nas comunidades de Santa Terezinha, Lagoa Grande, Ubariré, Maire’a, Mutum, Cachoeira e Dois Galhos – todas da etnia Xavante.
A conclusão das obras de Nova Nazaré está no segundo lote do processo licitatório relançado pelo UNOPS na plataforma de compras das Nações Unidas (UNGM). Poderão participar empresas de qualquer porte, desde que atendam aos requisitos mínimos, como registro no CREA ou CAU, faturamento anual mínimo de R$ 6,8 milhões e experiência comprovada, nos últimos 15 anos, em obras de edificações em concreto com área mínima de 1.500 m².
As empresas interessadas poderão participar de uma sessão de esclarecimentos virtual para entender como funciona a licitação. A conversa será no dia 14 de novembro, às 12h (horário de Brasília), pelo link. As propostas devem ser apresentadas até 26 de novembro de 2025, às 15h.
A empresa contratada será responsável por atualizar os projetos para atender às normas atuais de segurança e acessibilidade, além de incorporar demandas apresentadas pelas comunidades beneficiárias.
Em fevereiro deste ano, equipes do UNOPS e do FNDE, com apoio da Prefeitura de Nova Nazaré, realizaram visitas técnicas às estruturas a serem concluídas para diagnóstico construtivo e diálogo com as comunidades. Entre as contribuições incorporadas na revisão dos projetos, estão a adequação do tamanho das salas e a substituição de materiais por itens mais adequados à realidade local.
O projeto
A licitação faz parte de um acordo de cooperação técnica do UNOPS com o FNDE que prevê a conclusão de 62 escolas indígenas e quilombolas localizadas em áreas distantes dos centros urbanos, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O objetivo é reduzir o déficit de infraestrutura escolar, garantindo o acesso à educação com preservação das identidades culturais das comunidades destinatárias.
Mais informações sobre a licitação aberta no UNGM: bit.ly/escolas-AP-MT-MS (lote 2).
Cidades
Prefeitura realiza obra de drenagem para prevenir alagamentos em Nova Nazaré
– ASCOM
A Prefeitura de Nova Nazaré, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, está executando uma importante obra de drenagem com o objetivo de prevenir alagamentos e garantir mais segurança para a população durante o período de chuvas.
A intervenção faz parte das ações de infraestrutura planejadas para melhorar o escoamento da água, reduzir transtornos e evitar danos em áreas afetadas por acúmulo de água. O trabalho contribui diretamente para a tranquilidade dos moradores, fortalecendo a proteção das vias e promovendo mais qualidade de vida.
Com esse investimento, a gestão municipal reforça seu compromisso em preparar e estruturar a cidade para enfrentar os desafios climáticos, assegurando mais segurança e bem-estar para todos.
A Prefeitura segue trabalhando para construir uma Nova Nazaré cada vez mais preparada, organizada e comprometida com o cuidado à população.
-
Agua Boa7 dias agoConcurso ‘Um Take Sobre Queimadas’ da Semana Municipal do Meio Ambiente de Água Boa é concluído
-
Cidades7 dias ago946 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos vivem em união conjugal em MT
-
Agua Boa2 dias agoPrefeito Dr. Mariano detalha visita à Barcelona na Espanha através do prêmio Cidades Inovadoras
-
Agua Boa3 dias agoLiara Marmet de Água Boa é eleita Miss Mato Grosso 2026. VÍDEO
-
Política3 dias agoLegislativo realiza segunda Sessão Ordinária de novembro. VÍDEO
-
Cidades6 dias agoPROERD realiza ação preventiva na Escola Tancredo Neves em parceria com o Conselho Tutelar de Nova Nazaré
-
Agua Boa3 dias agoMostra Ambiental e Cultural marca encerramento da Semana Municipal do Meio Ambiente
-
Policial6 dias agoFuncionário revela esquema milionário e expõe rombo de até R$ 15 milhões no Grupo Bom Futuro








