PARALIZAÇÃO
Em Mato Grosso, servidores(as) do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Federal realizam paralisação por reajuste e valorização
Manifestação no dia 17 de setembro cobrou tratamento igual ao do Judiciário e melhores condições salariais para os próximos anos
![]()
Servidores(as) do Ministério Público da União (MPU) realizaram paralisação nacional na última quarta-feira (17) por reajuste salarial e por igualdade de direitos em relação ao Judiciário. A mobilização foi coordenada pelo sindicato nacional da categoria (SindMPU) e ocorreu em diversos estados do país. Em Mato Grosso, servidores(as) do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público Federal (MPF) aderiram ao movimento, tanto na capital, Cuiabá, quanto em unidades do interior do estado.
Reivindicações
O protesto teve dois eixos principais: inclusão, no orçamento do MPU, do reajuste salarial de 8% ao ano (2026, 2027 e 2028), já aprovado para o Judiciário; e envio ao Congresso Nacional do projeto de lei que atualiza o Adicional de Qualificação (AQ), um bônus destinado a servidores(as) com formação acadêmica (graduação, pós, mestrado e doutorado), já reajustado no Judiciário, mas pendente no MPU.
“Desempenhamos funções equivalentes às do Judiciário e, ainda assim, seguimos sendo tratados com desigualdade. Isso compromete a valorização da nossa carreira e enfraquece o próprio Ministério Público”, afirma a diretora executiva do SindMPU em Mato Grosso, servidora Keila Rodrigues do Prado.
Por que a sociedade deve se importar?
A paralisação não diz respeito apenas a salários e benefícios. Ela tem impacto direto sobre a qualidade do serviço público prestado à população. O Ministério Público é responsável por fiscalizar o cumprimento das leis, proteger direitos coletivos e atuar em áreas como meio ambiente, saúde, educação, relações de trabalho e combate à corrupção.
Sem valorização e investimento nos seus quadros técnicos, a instituição corre o risco de perder eficiência, qualidade e capacidade de resposta diante das demandas da sociedade. “Desvalorizar seus servidores é enfraquecer uma das instituições mais essenciais à democracia brasileira”, ressalta Prado.
Mato Grosso
Moradores de MT são diagnosticados com sarampo após viagem à Bolívia
Em nota, a SES informou que os pacientes diagnosticados estão fora de perigo e que a situação está sob controle. Segundo a secretaria, os infectados não tinham registros de vacina e tinham feito uma viagem recente à Bolívia, onde tiveram contato com pessoas que estavam com sarampo.
Neste ano, foram notificados 63 casos suspeitos da doença no estado. Destes, 48 foram descartados, 13 permanecem em investigação e dois foram os confirmados recentemente em Primavera do Leste.
Vacinação
Devido aos casos, a Prefeitura de Primavera do Leste intensificou a vacinação contra o Sarampo e outras doenças, ampliando os pontos de atendimento e mobilizando equipes em todo o município.
A quantidade de doses recomendada varia de acordo com essas idades:
- de 1 ano a 29 anos: duas doses;
- de 30 a 59 anos: uma dose;
- já pessoas com mais de 60 anos não podem receber novas doses da vacina.
Em agosto, foi autorizada a aplicação da vacina chamada “dose zero” contra o sarampo em crianças com idades entre 6 meses e 11 meses e 29 dias, em 142 municípios de Mato Grosso conforme recomendação do Ministério da Saúde.
A medida visa reforçar a proteção dos bebês diante do risco de reintrodução do vírus no país, especialmente em estados que fazem fronteira com países onde a doença voltou a circular, como a Bolívia.
Sintomas do sarampo:
- febre alta;
- coriza;
- manchas brancas na boca;
- tosse seca;
- conjuntivite;
- manchas vermelhas pelo corpo.
-
Cidades6 dias agoCidade no Araguaia (MT) é a única no Brasil a alcançar 100% de eleitores com biometria
-
Policial5 dias agoNove pessoas são presas por sequestro e tortura de adolescente em Água Boa
-
Policial6 dias agoTentativa de feminicídio: Marido é preso por estuprar e tentar matar esposa
-
Brasil6 dias agoGoverno divulga passo a passo de como funcionará a CNH sem autoescola
-
Policial6 dias agoCasal é detido em rodovia por tráfico de drogas
-
Cidades4 dias agoFux cobra explicações sobre arquivamento de caso de homofobia em Água Boa (MT)
-
Policial5 dias agoIdoso é preso com oito quilos de maconha durante operação em Canarana
-
Policial5 dias agoJovem é preso em flagrante por agredir companheira a pauladas em Água Boa









