CONDENAÇÃO
Quadrilha é condenada a mais de 86 anos de prisão por golpes contra idosos de MT e SP
Investigação da Polícia Civil de MT revelou esquema que usava falso programa do governo para aplicar fraudes bancárias e contratar empréstimos consignados em nome de aposentados.


De acordo com a investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, o grupo criminoso atuava com um modus operandi característico. Membros da quadrilha visitavam residências de idosos, apresentando-se como representantes de um suposto programa governamental de distribuição de antenas de televisão para pessoas de baixa renda.
Durante essas visitas, sob o pretexto de cadastrarem os beneficiários, os criminosos fotografavam documentos pessoais e o rosto das vítimas. De posse desses dados, os denunciados abriam contas bancárias fraudulentas em nome das vítimas e contratavam empréstimos consignados a serem descontados de seus benefícios previdenciários em 84 parcelas mensais.
Os valores dos empréstimos eram depositados nas contas fraudulentas e, imediatamente, transferidos para outras contas, também em nome das vítimas, para dificultar o rastreamento. A investigação identificou 31 vítimas idosas de Cuiabá, todas aposentadas ou pensionistas do INSS, contra as quais foram realizadas 44 contratações fraudulentas de empréstimos consignados, totalizando R$ 1.537.210,92.
Durante as investigações, foram identificadas também vítimas de outros municípios de Mato Grosso e de outros estados, sendo compartilhadas provas com as autoridades de todos os locais identificados.
Ao todo, quatro mulheres e três homens foram condenados pelos crimes de organização criminosa, furto mediante fraude eletrônica contra idosos, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, totalizando mais de 86 anos de prisão. A decisão foi proferida pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá nesta sexta-feira (17.10).
“A condenação representa uma resposta firme ao crime de fraudes eletrônicas contra idosos e reforça o compromisso da Polícia Civil no combate a fraudes bancárias”, afirmou a delegada Angelina de Andrade Ferreira, responsável pela investigação do caso.

A Operação Antenados foi deflagrada em 7 de agosto de 2024 para o cumprimento de 29 ordens judiciais contra um grupo criminoso especializado na aplicação de golpes por meio de empréstimos fraudulentos.
Na operação, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva, 10 de busca e apreensão domiciliar e 12 mandados de sequestro judicial de bens, valores e direitos, tendo como alvo o grupo criminoso que atuava em Mato Grosso e na cidade de Sorocaba (SP).
Também foram cumpridas determinações judiciais para o afastamento do sigilo telemático de 32 contas bancárias, além do bloqueio e afastamento de sigilo bancário de todas as contas de oito pessoas físicas e quatro jurídicas. Os trabalhos contaram com apoio da Delegacia Seccional e da 3ª e 4ª Delegacias de Polícia de Sorocaba (SP).
A operação faz parte do programa de combate a associações criminosas especializadas em contratações bancárias fraudulentas e lavagem de dinheiro, da Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá.

Policial
Morador de Água Boa está internado em Goiânia; suspeita é de ingestão de bebida adulterada com metanol

– INTERATIVA FM
Um rapaz morador de Água Boa está com quadro grave suspeito de ter ingerido bebida alcoólica adulterada com metanol.
O primeiro atendimento foi feito no Hospital Regional Paulo Alemão na última quinta-feira. Após o agravamento do quadro clínico, o paciente foi transferido para Goiânia no último final de semana.
Aos familiares, o rapaz afirmou que teria comprado um litro de uísque em um estabelecimento comercial da cidade. O detalhe é que além dele outras pessoas também consumiram a bebida, porém, somente ele apresentou sintomas. O caso está sob investigação.
-
Cidades6 dias ago
Cidade no Araguaia (MT) é a única no Brasil a alcançar 100% de eleitores com biometria
-
Policial5 dias ago
Nove pessoas são presas por sequestro e tortura de adolescente em Água Boa
-
Policial6 dias ago
Tentativa de feminicídio: Marido é preso por estuprar e tentar matar esposa
-
Brasil6 dias ago
Governo divulga passo a passo de como funcionará a CNH sem autoescola
-
Policial6 dias ago
Casal é detido em rodovia por tráfico de drogas
-
Policial5 dias ago
Idoso é preso com oito quilos de maconha durante operação em Canarana
-
Policial5 dias ago
Jovem é preso em flagrante por agredir companheira a pauladas em Água Boa
-
Cidades6 dias ago
Empresário de Nova Xavantina (MT) ganha R$ 1 milhão no Pix do Milhão