ÁGUA BOA

2026 É BEM ALI

12 Prefeitos e ex-prefeitos do Araguaia falam em enfrentar as urnas em 2026

Na lista estão Daniel Lago (PDT); Gaspar Lazari (PSD); Janailza Taveira (UB); Fábio Faria (MDB); Abmael Borges (PL); e Fernando Gorgen (UB).

Publicado em

 / Semana 7

Pelo menos 12 nomes de prefeitos e ex-prefeitos da base eleitoral do Vale do Araguaia deverão concorrer ao pleito de 2026, em busca de um assento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Entre eles, estão Leonardo Zampa (PL) de Novo São Joaquim e Adelcino Lopo (MDB) de Pontal do Araguaia, ambos no cargo.

Entre os ex-prefeitos do Norte Araguaia, destacam-se: Daniel Lago (PDT), de Porto Alegre do Norte; Gaspar Lazari (PSD), de Confresa; Janailza Taveira (UB), de São Félix do Araguaia; Fábio Faria (MDB), de Canarana, Abmael Borges (PL), de Vila Rica; e Fernando Gorgen (UB), de Querência, ele é o único que passou por quatro mandatos completos de prefeito.

Na região do Médio Araguaia, o prefeito Leonardo Zampa, que está em seu quarto mandato, é um dos poucos gestores a alcançar esse feito na região, com exceção de Gorgen. Zampa foi o primeiro prefeito a entregar 50 casas do programa SER Família Habitação Já o prefeito Adelcino Lopo iniciou sua segunda administração e se destacou pela boa atuação Ele, inclusive, colocou seu município no cenário nacional com eventos grandiosos, como a maior fogueira do Brasil e o maior arroz carreteiro com pequi.

Leia Também:  Polícia militar de Água Boa inicia fiscalização de trânsito e aplica várias multas

Outros três ex-prefeitos, que foram bem avaliados em suas duas gestões e que também estão sendo cogitados para uma possível disputa em 2026, são: Marcelo Aquino (PL), de General Carneiro, que terminou o mandato com 95% de seu plano de governo concluído – um feito que poucos conseguiram. Outro nome é de Getúlio Dutra (PSB), ex-prefeito de Araguaiana, que transferiu o município ‘prontinho’ para seu sucessor, o Pastor José Marra, administrar.

Na região do Alto Araguaia, o ex-prefeito Gustavo Melo (PSB) (de Alto Araguaia), que também trabalhou muito para o desenvolvimento de seu município em dois mandatos, bem como, Ronivon Parreira (UB), de Ribeirãozinho, são outros nomes em destaque. Todos os citados, estão na boca do povo e, claro, podem disputar os votos disponíveis no colégio eleitoral do Vale do Araguaia que são mais de mais de 300 mil, caso assim desejem.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política

Prefeito de São José do Xingu entregará a Lula pauta sobre logística na região

Presidente irá ao município a convite do cacique Raoni para visitar a aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina.

Published

on

/ Semana 7

O prefeito de São José do Xingu, Sandro Costa (União), irá receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira (4), durante uma visita do chefe de Estado à aldeia Piaraçu, localizada na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque Nacional do Xingu.

O encontro é um convite do cacique Raoni Metuktire, liderança de destaque no Brasil e no exterior pela atuação política em defesa do meio ambiente e dos direitos indígenas, para discutir sobre mudanças climáticas e fortalecimento da cultura dos povos originários. Contudo, a expectativa é que Dr. Sandro, que preside o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Norte Araguaia (CIDESA) e participa do movimento “Integração Araguaia, Xingu e Nortão”, também entregue a Lula um documento solicitando a conclusão do asfalto nas BRs 158 e 242, além da liberação ambiental para a MT-322.

Em entrevista ao Semana7, o prefeito Dr. Sandro disse que irá priorizar o pedido de delegação do Ibama para a Sema referente aos licenciamentos de rodovias que contornam a Terra Indígena Marãiwatsédé. Também serão apresentadas solicitações de pavimentação integral das BRs 158 e 242, as quais são as pautas do movimento Integração Araguaia, Xingu-Nortão, que conta com a participação efetiva de 30 prefeitos e mais de duzentos vereadores destas regiões.

Leia Também:  Lula é desaprovado por 53% das mulheres e 64% dos jovens, diz Quaest

De acordo com gestor de São José do Xingu, cerca de 18 prefeitos das regiões Araguaia, Xingu e Nortão estarão presentes no encontro entre o presidente Lula e demais lideranças indígenas que habitam a bacia do Rio Xingu.

“A expectativa é que, com a vinda do presidente, possa haver transformação da região, que ela possa realmente ser olhada pelo governo federal, e que o Governo do Estado possa agir mais na melhoria da infraestrutura local, que é o principal gargalo. O principal sofrimento aqui dessa região”, explicou Dr. Sandro.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA