Política
Assembleia Legislativa exonera 39 servidores, nomeia 203 e altera 47 cargos
As mudanças foram publicadas no Diário Oficial desta terça (1º).

/ ALMT
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) exonerou 39 servidores, nomeou outros 203 e fez 47 alterações de cargos. As informações constam no Diário Oficial Eletrônico, publicado nesta terça-feira (01).
Entre os deputados, o que mais promoveu mudanças foi o primeiro-secretário Dr. João (MDB), que nomeou 16 servidores e exonerou três. Em segundo lugar com maior número de nomeações está o gabinete do deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), que contratou 10 servidores.
Os gabinetes dos deputados Valmir Moretto (Republicanos) e Gilberto Cattani (PL) nomearam cinco servidores.
Já os deputados Carlos Avallone (PSDB), Juca do Guaraná (MDB), Max Russi (PSB) nomearam quatro servidores cada um. E o gabinete do Dr. Eugênio (PSB), que está sendo ocupado pela suplente Marildes Ferreira (PSB), teve oito nomeações ao todo.
Thiago Silva (MDB), Eduardo Botelho (União), Dilmar Dal Bosco (União), Paulo Araújo (PP), Valdir Barranco (PT), Janaina Riva (MDB) também fizeram mudanças em seus gabinetes.
A maioria dos cargos comissionados é de assessores parlamentares, mas também houve nomeação de assessores de imprensa, jurídico, legislativo, chefes de gabinete, entre outros.
Além disso, a Secretaria de Comunicação Social, o Núcleo Social, a Secretaria Parlamentar da Mesa Diretora, a Presidência da Mesa Diretora, a Unidade de Assessoria Técnica Legislativa, a Primeira Secretaria da Mesa Diretora, a Quarta Secretaria, entre outros setores da AL também passaram por alterações.
Clique aqui e confira o Diário Oficial desta terça.

Política
Governo de MT entrega contas ao TCE e destaca aplicação de 18% em investimentos
Governador Mauro Mendes destacou que aplicações de recursos públicos tem levado a avanços importantes na saúde, educação, infraestrutura e outras áreas.

/ Secom – MT
O governador Mauro Mendes entregou ao Tribunal de Contas, na tarde desta quarta-feira (2.4), as contas do Governo de Mato Grosso referentes ao exercício de 2024.
Durante a entrega, Mauro Mendes ressaltou que o Estado terminou 2024 investindo cerca de 18% da receita do que foi arrecadado durante o ano.
“Nós estamos na maior série histórica já vivenciada por alguns Estados brasileiros ao investir, com recursos próprios, em obras e políticas públicas. Nosso endividamento, ao longo desses últimos anos, também diminuiu e estamos mantendo esse investimento na casa de 18% a 20%. O resultado prático disso está aí: os enormes e importantes avanços na infraestrutura, no sistema de saúde, na construção de novos hospitais e na educação”, afirmou.
Conforme o relatório elaborado pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), o Estado arrecadou R$ 39,129 bilhões em 2024, sendo R$ 5,731 bilhões revertidos em investimentos em áreas como Saúde, Educação, Segurança Pública e Infraestrutura.
“Temos registrado números que são bastante importantes e positivos comparados com o que Estado, historicamente, tem registrado ao longo de muitas décadas. As contas do ano de 2024 retratam exatamente isso. O Governo do Estado tem conseguido cumprir seus indicadores. Mantemos a nossa nota A+ do Tesouro Nacional, que é a melhor classificação de risco que existe dentro do Brasil. Isso retrata não só no indicador, mas nas consequências objetivas que ele tem para o Estado”, completou o governador.
O conselheiro Guilherme Maluf destacou os programas MT Cirurgia e o Imuniza mais MT para avanço nos indicadores da saúde no Estado.
“Na gestão do atual governo, os programas MT Cirurgia e o Imuniza Mais MT se destacaram, sem dúvida nenhuma, pelos seus avanços. Nessa escalada a nível nacional de retrocesso nos índices de imunização, Mato Grosso instalou o processo de premiar os municípios e isso os estimulou a ir na contramão. Os números de cirurgias também dispararam. São dois programas, no meu modo de ver, muito diferentes”, apontou.
Por fim, o presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, afirmou que a Corte de Contas vai analisar com profundidade o relatório das contas apresentadas pelo governo.
“Como mato-grossense, eu espero que os resultados sejam melhores do que nos anos anteriores. O Tribunal de Contas reconhece que o atual governo tem resultados diferenciados de governos anteriores e até de décadas anteriores. Esperamos que esse ano de 2024 seja ainda melhor do que foi em 2023”, ressaltou.
Acompanharam a entrega das contas do exercício de 2024 os secretários estaduais Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão) e Paulo Farias (Controladoria Geral do Estado). O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Alisson Alencar, também acompanhou a entrega do relatório.
-
Policial6 dias ago
Adolescente é apreendido em Água Boa após adquirir dinheiro falsificado pela internet
-
Cidades6 dias ago
Terra Indígena Parque do Araguaia abriga a maior ilha fluvial do mundo
-
Policial4 dias ago
Na região do Araguaia, homem mata ex-amante na frente do marido após dizer que ela não viveria com mais ninguém
-
Política6 dias ago
Vereadoras de Água Boa participam de evento em comemoração ao Mês da Mulher realizado pela UCMMAT na capital
-
Agua Boa6 dias ago
Uma Viagem Inesquecível: o encontro da Melhor Idade de Água Boa com o mar e o Cristo Redentor
-
Cidades3 dias ago
Construção de Usina de Etanol em Canarana emprega quase 800 pessoas
-
Cidades6 dias ago
Juntos pelo Araguaia: Governo de GO recupera 100 hectares de áreas degradadas e inaugura viveiro de mudas nativas
-
Política4 dias ago
TJ mantém aumento de 75% no salário de prefeito de Campinápolis e advogado recorre