PEDIDO POR SOCORRO
Cacique Megaron, do Parque Nacional do Xingu, pede apoio do governo para recuperar estrada com 60 km de atoleiros
-AGÊNCIA DA NOTÍCIA
O cacique Megarim, líder da aldeia Piaraçu, da etnia Kayapó, localizada dentro do Parque Nacional do Xingu, está solicitando apoio urgente do governo para a recuperação de uma estrada que liga a comunidade a outras regiões.
Segundo Megarim, atualmente o trecho apresenta cerca de 60 quilômetros de atoleiros, mesmo no período de seca. A preocupação é que, com a chegada do período chuvoso, a situação se agrave, dificultando ainda mais o acesso à aldeia e comprometendo o transporte de pessoas, alimentos e suprimentos básicos.
“Se agora, na seca, a situação já está complicada, na época das chuvas pode ficar intransitável. Precisamos de uma máquina para fazer o serviço antes que piore”, ressaltou o líder indígena.
O cacique Megarim é uma das principais lideranças indígenas do país e, segundo representantes locais, é a segunda maior autoridade na região do Parque Nacional do Xingu, ficando atrás apenas do cacique Walmir.
A solicitação reforça a necessidade de ações rápidas para garantir condições dignas de locomoção e acesso aos serviços essenciais para as comunidades indígenas que vivem em áreas isoladas.
Cidades
MT Hemocentro alerta para baixa nos estoques de sangue do tipo O-
![]()
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Groso, alerta para a baixa no estoque do tipo sanguíneo O-. A unidade realiza coletas de sangue de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h, sem pausa para o almoço.
O diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, convida a população a realizar a doação. “Dependemos totalmente da doação voluntária de sangue e por isso convidamos todos aqueles que tem o sangue O- a realizarem a doação para garantir que a unidade mantenha os estoques abastecidos”, ressaltou.
Doações de todos os tipos sanguíneos são bem-vindas. “A unidade está de portas abertas para atender os doadores, com equipe preparada e disponível até mesmo no horário de almoço, para garantir que todos sejam atendidos”, completou.
O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Não é recomendado realizar a doação em jejum.
Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Serviço
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026; ou procurar uma Unidade de Coleta e Transfusão – UCT do seu município.
O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.
-
Cidades6 dias agoCidade no Araguaia (MT) é a única no Brasil a alcançar 100% de eleitores com biometria
-
Policial5 dias agoNove pessoas são presas por sequestro e tortura de adolescente em Água Boa
-
Policial6 dias agoTentativa de feminicídio: Marido é preso por estuprar e tentar matar esposa
-
Brasil6 dias agoGoverno divulga passo a passo de como funcionará a CNH sem autoescola
-
Policial6 dias agoCasal é detido em rodovia por tráfico de drogas
-
Policial5 dias agoJovem é preso em flagrante por agredir companheira a pauladas em Água Boa
-
Cidades6 dias agoEmpresário de Nova Xavantina (MT) ganha R$ 1 milhão no Pix do Milhão
-
Cidades4 dias agoFux cobra explicações sobre arquivamento de caso de homofobia em Água Boa (MT)









