ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

PEDIDO POR SOCORRO

Cacique Megaron, do Parque Nacional do Xingu, pede apoio do governo para recuperar estrada com 60 km de atoleiros

Publicado em

-AGÊNCIA DA NOTÍCIA

O cacique Megarim, líder da aldeia Piaraçu, da etnia Kayapó, localizada dentro do Parque Nacional do Xingu, está solicitando apoio urgente do governo para a recuperação de uma estrada que liga a comunidade a outras regiões.

Segundo Megarim, atualmente o trecho apresenta cerca de 60 quilômetros de atoleiros, mesmo no período de seca. A preocupação é que, com a chegada do período chuvoso, a situação se agrave, dificultando ainda mais o acesso à aldeia e comprometendo o transporte de pessoas, alimentos e suprimentos básicos.

“Se agora, na seca, a situação já está complicada, na época das chuvas pode ficar intransitável. Precisamos de uma máquina para fazer o serviço antes que piore”, ressaltou o líder indígena.

O cacique Megarim é uma das principais lideranças indígenas do país e, segundo representantes locais, é a segunda maior autoridade na região do Parque Nacional do Xingu, ficando atrás apenas do cacique Walmir.

A solicitação reforça a necessidade de ações rápidas para garantir condições dignas de locomoção e acesso aos serviços essenciais para as comunidades indígenas que vivem em áreas isoladas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Colisão entre carretas bloqueia parcialmente a BR-158 em Confresa
Advertisement

Cidades

MT Hemocentro alerta para baixa nos estoques de sangue do tipo O-

Published

on

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Groso, alerta para a baixa no estoque do tipo sanguíneo O-. A unidade realiza coletas de sangue de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h, sem pausa para o almoço.

O diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, convida a população a realizar a doação. “Dependemos totalmente da doação voluntária de sangue e por isso convidamos todos aqueles que tem o sangue O- a realizarem a doação para garantir que a unidade mantenha os estoques abastecidos”, ressaltou.

Doações de todos os tipos sanguíneos são bem-vindas. “A unidade está de portas abertas para atender os doadores, com equipe preparada e disponível até mesmo no horário de almoço, para garantir que todos sejam atendidos”, completou.

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Não é recomendado realizar a doação em jejum.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação.

Leia Também:  Polícia Militar deflagra Operação Força Total em todos os municípios de Mato Grosso

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026; ou procurar uma Unidade de Coleta e Transfusão – UCT do seu município.

O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA