DINHEIRO PÚBLICO
Globo é campeã em faturamento no governo de Lula da Silva: 177,2 milhões de reais
Em menos de dois anos, a Globo faturou mais no governo do petista-chefe do que em quatro anos do governo de Jair Bolsonaro

O presidente Lula da Silva, do PT, decidiu concentrar a propaganda de seu governo na TV Globo, da família Marinho. Em um ano e dez meses, de 2023 2024, a Globo recebeu 177,2 milhões de reais da Secretaria de Comunicação do governo federal.
Em quatro anos, entre 2019 e 2022, o governo de Jair Bolsonaro repassou 177 milhões de reais à Globo (e às afiliadas), que o então presidente tratava como inimiga.
Noutras palavras, se Bolsonaro boicotou, Lula da Silva decidiu priorizar a maior (e, sim, melhor) rede de comunicação do país.
Os dados foram apurados pela revista “Veja”. “Somente em 2024, a Globo já foi agraciada com cerca de 87,2 milhões de reais, valor que supera os 86,3 milhões de contratados durante todo o ano de 2022, ano em que o governo Bolsonaro mais favoreceu a emissora”, revela a revista.
“De janeiro a outubro do ano atual, a Globo representou 53% dos 164,4 milhões de reais gastos em inserções do governo nas principais TVs do país. Na prática, o valor da publicidade recebida pela Globo em 2024 é maior que a soma dos contratos com 17 outras redes televisivas. A mesma vantagem foi observada em 2023, quando o grupo da família Marinho fechou 130,5 milhões de reais em negócios com o governo — mais do que os 127 milhões que a Secom de Bolsonaro destinou a todas as TVs do Brasil em 2019”, acrescenta a “Veja”.
Vice-campeã em faturamento, a Record faturou 35,8 milhões de reais da Secom em 2024. No ano anterior, recebeu 41,1 milhões. “Menos de um terço do que foi pago à Globo”, enfatiza a revista. A Record é vista como uma rede próxima do bolsonarismo. O bispo Edir Macedo mantém seu entusiasmo por Jair Bolsonaro e cia. No governo de Bolsonaro, a Record era campeã em faturamento, superando a Globo.
O SBT figura em terceiro lugar, tendo recebido, em 2024, 23,2 milhões do governo Lula da Silva. A Band ficou em quarto lugar, com 11,7 milhões. Em seguida, vem a RedeTV!, com 2,1 milhões.

Brasil
Lula confirma viagem ao território indígena do Xingu na próxima sexta-feira
Presidente vai se encontrar com Cacique Raoni e outras lideranças




O convite para a visita ao território foi feito no mês passado, quando o presidente recebeu lideranças da região no Palácio da Alvorada. Entre os pontos que devem ser abordados durante a viagem de Lula ao Xingu, estão segurança alimentar, mudanças climáticas e fortalecimento das culturas. Lula retornou no último domingo (30) de uma viagem de uma semana para o Japão e o Vietnã.
O Parque Nacional Indígena do Xingu ocupa uma área de mais de 2,6 milhões de hectares, em uma zona de transição entre o Cerrado e a Amazônia, onde vivem mais de 5,5 mil indígenas de diferentes etnias e territórios: Yawalapiti, Aweti, Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kĩsêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai e Yudja.
Ricardo Stuckert/PR
-
Acidente4 dias ago
Comerciante morre afogada após ser arrastada por correnteza no Rio Araguaia, dizem bombeiros
-
Cidades4 dias ago
Onça ataca e mata homem em fazenda no Pantanal
-
Policial4 dias ago
Polícia Civil apreende grande quantidade de ecstasy e cocaína em Vila Rica
-
Agua Boa4 dias ago
PM flagra condutor sem habilitação e responsável pelo veículo n trânsito de Água Boa
-
GERAL4 dias ago
Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano
-
Agronegócio4 dias ago
Força do Campo – Valor da produção agropecuária de MT em 2025 é estimada em quase R$ 200 bilhões
-
Cidades5 dias ago
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
-
Policial6 dias ago
Empresário morre após avião agrícola cair em fazenda de MT