Policial
Jornalista tenta fugir, mas é detido por equipe da PRF
Ele já se envolveu em briga com outro profissional meses atrás.
![]()
O jornalista Fernando Itamir foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde desta quarta-feira (10), em Sinop (500 km de Cuiabá). O comunicador tentou fugir, mas acabou detido.
Ele já se envolveu em briga com outro profissional meses atrás e o vídeo viralizou nas redes.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o apresentador detido pelos policiais federais em uma abordagem feita nas ruas da cidade. Ele estaria com uma arma de fogo irregular.
Segundo informações no site Nortão MT, na delegacia o jornalista ainda passou mal e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
Não há detalhes da prisão e o caso será apurado pela Polícia Civil da cidade.
Policial
Polícia mira grupo que usava mulheres para transportar drogas entre estados e presídios em MT
Operação Valquíria cumpre 27 ordens judiciais e investiga facção que mantinha atuação criminosa mesmo com integrantes presos.
![]()
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11), a Operação Valquíria, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas e na utilização de mulheres para o transporte de entorpecentes entre estados e para o interior de unidades prisionais.
Ao todo, estão sendo cumpridas 27 ordens judiciais, sendo nove mandados de prisão preventiva, nove mandados de busca e apreensão domiciliar e nove bloqueios de contas bancárias, limitados ao valor de R$ 500 mil por investigado.
As medidas cautelares foram expedidas pela 5ª Vara Criminal de Sinop, com parecer favorável do Ministério Público, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc).
Os mandados são cumpridos simultaneamente em Cuiabá, Várzea Grande e Campo Novo do Parecis, além de unidades do sistema prisional mato-grossense, onde parte dos investigados já se encontra custodiada. Segundo a Polícia Civil, mesmo presos, integrantes da facção continuavam exercendo funções de comando e coordenação das atividades criminosas.
De acordo com as investigações, o grupo possuía uma estrutura organizada voltada ao tráfico de drogas, utilizando mulheres recrutadas para realizar viagens interestaduais transportando entorpecentes. Elas também eram responsáveis por repassar dinheiro, recrutar novas integrantes e executar tarefas logísticas consideradas essenciais para a manutenção das atividades ilícitas.
Assessoria/PJC-MT
A apuração revelou ainda que a organização promovia o ingresso de drogas em estabelecimentos prisionais e mantinha a comunicação entre integrantes presos e aqueles que atuavam em liberdade.
Conforme a Denarc, lideranças da facção determinavam e coordenavam as ações criminosas de dentro das unidades prisionais, utilizando aparelhos celulares e intermediários para manter ativa a cadeia de comando.
Origem do nome
O nome Valquíria faz referência às figuras femininas da mitologia nórdica encarregadas de cumprir missões e fazer a ligação entre diferentes mundos. Segundo a Polícia Civil, a denominação foi escolhida porque as mulheres investigadas atuavam como elo entre criminosos presos e membros em liberdade, transportando drogas, valores e informações para garantir a continuidade do esquema.
A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para 2026 e faz parte da Operação Pharus, desenvolvida dentro do programa Tolerância Zero, voltado ao enfrentamento das facções criminosas em todo o Estado.
As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos e aprofundar o mapeamento da atuação da organização criminosa.
-
Acidente3 dias agoMotociclista morre após acidente próximo à Vila do Culuene, em Canarana
-
Policial3 dias agoBriga em confraternização familiar termina com homem vomitando sangue em MT
-
Cidades2 dias agoAbertas inscrições para concurso público na prefeitura de Nova Xavantina
-
Agua Boa5 dias agoMajor Thamires assume comando do 16º Batalhão da Polícia Militar em Água Boa
-
Policial5 dias agoForças de segurança apreendem carregamento de entorpecentes em Água Boa
-
Cidades5 dias agoEscola Estadual Tancredo Neves realizará assembleia para apresentação do modelo de gestão Cívico-Militar
-
Mato Grosso3 dias agoVIGIA MAIS MT – Programa de videomonitoramento do Governo de MT ajuda recuperar 86 veículos e devolver R$ 4 milhões aos proprietários
-
Acidente6 dias agoVereador, mulher e filho morrem em acidente no interior de Goiás








