ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

BARRA DO GARÇAS

‘Tirar cadeia do centro reforça sensação de segurança à população’, afirma Dr. Eugênio em Barra do Garças

O deputado estadual participou da inauguração da nova cadeia pública no município

Publicado em

O deputado estadual Dr. Eugênio classificou a inauguração da nova cadeia pública de Barra do Garças (MT) como um momento histórico, que deve aumentar a sensação de segurança da população. Localizada na saída da cidade, pela BR-158, a nova unidade prisional muda a dinâmica de segurança do município ao retirar a cadeia do centro comercial e afastá-la da população.

“Não é o tipo de obra que nós gostamos de entregar. Eu preferia estar entregando o hospital regional de Barra do Garças. Mas nós sabemos que precisamos de uma estrutura segura e eficiente para receber os reeducandos. Por anos, a sociedade barra-garcense foi impactada pelos riscos que é viver ao lado de uma unidade prisional com pouca estrutura de segurança”, destacou o deputado.

A inauguração contou com a presença do governador Otaviano Pivetta, do secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado, da senadora Margareth Buzetti e de demais membros do governo. Além das autoridades políticas, a cerimônia também reuniu representantes das forças de segurança, do sistema judiciário e lideranças locais.

Leia Também:  Governo de MT asfaltou quantidade de rodovia suficiente para atravessar o Brasil de Norte a Sul

A nova cadeia pública é um projeto moderno, construído com prioridade na segurança, controle e melhores condições tanto para os reeducandos quanto para os profissionais que atuam na unidade. O espaço conta com celas mais adequadas, áreas administrativas e estrutura pensada para evitar fugas e minimizar riscos.

O Governo do Estado investiu R$ 28,4 milhões na estrutura e agora o sistema prisional do município passa a somar 432 vagas para reeducandos.

A retirada da antiga cadeia do centro da cidade era uma demanda antiga da população e de comerciantes da região, que conviviam há décadas com a presença da unidade prisional em uma área de grande circulação. Com a mudança, a expectativa é de valorização do comércio local e maior tranquilidade para moradores e trabalhadores.

O governador Otaviano Pivetta comentou que o governo tem cumprido seu papel e falou sobre novas possibilidades de reintegração de detentos com a estrutura recém-inaugurada.

“O governo, ao longo do tempo, foi acumulando dívidas com a sociedade e esse governo, do qual eu participo desde 2019, começou a honrar essas dívidas. Uma delas era essa, e nós viemos aqui hoje entregar essa nova cadeia. Nos novos galpões, poderão ser instaladas pequenas indústrias para que os detentos possam trabalhar. É isso que nós vamos fazer”, disse o governador.

Leia Também:  Miguel Arcanjo assume presidência da Câmara de Pontal

Fotos: Assessoria/Reprodução

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Segurança

Exército vai adquirir versão aperfeiçoada das lanchas blindadas São Félix do Araguaia

Atualmente, o Exército opera cinco unidades da LOpRib-SFA, distribuídas entre os Comandos Militares da Amazônia (duas unidades), do Norte, do Oeste e do Sul.

Published

on

O Exército Brasileiro publicou no Boletim do Exército desta quinta-feira (13) a Portaria nº 1.691–EME/CEx, que aprova a diretriz para a obtenção da Embarcação Patrulha de Grupo Blindada Tipo 2 (EBT2). A medida integra o Projeto de Obtenção de Embarcações Blindadas (POEB), voltado ao fortalecimento da capacidade operacional da Força em áreas ribeirinhas.

De acordo com a diretriz EB20-D-04.021, a EBT2 será uma versão aperfeiçoada da Lancha de Operações Ribeirinhas da Classe São Félix do Araguaia (LOpRib-SFA). As embarcações são produzidas pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, sob supervisão da Diretoria de Fabricação (DF) e do Arsenal de Guerra do Rio (AGR). A nova versão incorporará melhorias identificadas durante a fase de experimentação doutrinária.

Atualmente, o Exército opera cinco unidades da LOpRib-SFA, distribuídas entre os Comandos Militares da Amazônia (duas unidades), do Norte, do Oeste e do Sul.

A assinatura do novo Termo de Execução Descentralizada (TED) está prevista para o próximo dia 24 de fevereiro. O acordo deverá viabilizar a aquisição das quatro primeiras embarcações do modelo EBT2.

Leia Também:  Operação Red Line: Polícia Civil apreende arsenal e flagra caça predatória em rodovias de Canarana
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA