ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

REFORMA AGRÁRIA

Nova entrega de títulos para parceleiros da reforma agrária

Publicado em

– INTERATIVA FM

ÁGUA BOA – Novos parceleiros da reforma agrária receberão o título definitivo das terras.

Parceleiros dos Assentamentos Jaraguá, Jatobazinho, Guatapará, Jandira e Santa Maria serão contemplados nesta etapa.

A assinatura e entrega dos documentos será dia 24 de junho, a partir das 13h 30min na Câmara de Vereadores.

Os parceleiros agora convocados devem levar documentos pessoais e do cônjuge.

 

Nova entrega de títulos para parceleiros da reforma agrária
Leia Também:  Polícia Militar prende homem com 14 caixas de produtos contrabandeados
Advertisement

Agua Boa

GingaBoa completa 10 anos e reúne mais de 250 capoeiristas em Água Boa

Evento valorizou a cultura afro-brasileira, promoveu oficinas, formaturas e rodas de capoeira com participantes de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal

Published

on

Água Boa foi palco de uma grande celebração da cultura afro-brasileira neste fim de semana com a realização da 10ª edição do GingaBoa. O evento aconteceu entre os dias 19 e 21 de junho e reuniu mais de 250 capoeiristas de diferentes municípios e estados, consolidando-se como uma das principais iniciativas de valorização da capoeira na região.

Promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer em parceria com a Associação Desportiva de Água Boa (ADAB), o encontro teve como organizador principal o mestre Kunta, professor de capoeira do município. Ao longo de uma década, o GingaBoa tornou-se tradição no calendário cultural local, incentivando a prática esportiva, a integração entre grupos e a preservação das raízes culturais brasileiras.

Segundo o mestre Kunta, a edição deste ano foi marcada pela grande participação do público e pelo alto nível das atividades desenvolvidas.

“Foi mais um evento realizado com muito sucesso. Recebemos entre 250 e 300 participantes de várias cidades e estados. Tivemos momentos de aprendizado, troca de experiências e integração entre os grupos. Todos gostaram muito e já estamos pensando em fazer uma edição ainda maior no próximo ano”, destacou.

A programação teve início na sexta-feira (19), na Praça da Cultura, com abertura oficial, e apresentações das turmas municipais de jazz, balé e flauta, mantidas pela Secretaria Municipal de Cultura. A noite também contou com entrega de certificados de formatura para professores e mestres, além de uma grande roda de capoeira que reuniu atletas e admiradores da modalidade.

No sábado (21), as atividades aconteceram na Escola Municipal Cristalino. O dia foi marcado por formaturas e graduações de capoeira, oficinas para crianças, jovens e adultos, vivências culturais e momentos de integração entre os grupos participantes. A programação incluiu ainda um aulão especial ministrado pelo mestre Dragão, de Barra do Garças, além da participação do mestre historiador de Iporá (GO), da contra-mestra Coruja, de Goiânia (GO), e do mestre Ventania.

Leia Também:  Cultura e Educação: Novo São Joaquim recebe kits de livros de autores mato-grossenses

O encerramento aconteceu com a tradicional Roda do Vale, realizada na Praça do Lazer. Em sua 6ª edição, a atividade reuniu representantes de diversos municípios da região, fortalecendo os laços entre os grupos de capoeira e promovendo a troca de conhecimentos e experiências.

O 10º GingaBoa contou com a presença de participantes de Canarana, Querência, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Barra do Garças e Pontal do Araguaia, em Mato Grosso, além de representantes de Aragarças, Piranhas, Iporá e Goiânia, em Goiás, e também de Brasília (DF).

Ao final do evento, mestre Kunta agradeceu o apoio recebido para a realização do encontro.

“Quero agradecer à Prefeitura de Água Boa, à Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, ao prefeito Dr. Mariano, ao secretário Erik e a todos os meus colegas, Michelli, Keiliane, Tener, Laura, Ludmila, Billy, Nauane, Divino, Maxwell, Jalis, entre outros que contribuíram para que este evento acontecesse. Também agradeço aos mestres, professores, alunos e participantes que vieram prestigiar o GingaBoa. Estou muito feliz com o resultado e espero que no próximo ano possamos reunir ainda mais pessoas”, afirmou.

Leia Também:  Com início previsto para 2027, Universidade do Esporte é aprovada no Senado; entenda

Mais do que uma competição ou encontro esportivo, o GingaBoa é um espaço de valorização da cultura, da educação e da inclusão social por meio da capoeira. Ao reunir mestres, professores e alunos de diferentes regiões, o evento fortalece amizades, promove aprendizado e mantém viva uma das mais importantes expressões culturais do Brasil.

Para ver mais fotos, acesse a galeria no site da Prefeitura de Água Boa, clicando AQUI. Fotos: Assessoria/Reprodução

Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA