ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Empresário barragarcense visita telefericos na Europa e reforça esperança no Projeto do Teleférico de Barra do Garças

O Projeto de iniciativa do empresário Gordintur com apoio da gestão municipal e de empresários, está cada vez mais próximo de ser concretizado.

Publicado em

Um casal de empresários de Barra do Garças, atualmente em viagem pela Europa, tem vivido de perto uma experiência que reacendeu o entusiasmo com um dos projetos turísticos mais aguardados da região: o Teleférico de Barra do Garças.

Durante a viagem, que passou pela Croácia e pelos Alpes Suíços, o casal visitou diversas estações de teleférico e, ao vivenciar de perto a estrutura turística desses destinos, lembrou do projeto que está sendo desenvolvido em Barra do Garças por iniciativa do empresário Gordintur, com apoio da gestão municipal e de outros empresários locais.

Em Dubrovnik, na Croácia, o empresário relatou ter feito o passeio de teleférico local e, na hora, se lembrado do amigo e do projeto em andamento na cidade natal. Ele enviou imagens do mirante da estação, com vista da cidade ao entardecer.

Já nos Alpes Suíços, a experiência foi ainda mais intensa. O casal caminhou em média 12,2 km por dia, subindo e descendo montanhas, e conheceu atrações como uma tirolesa instalada a quase 4.000 metros de altitude — trecho percorrido por meio de uma combinação de trem e teleférico, mesmo em pleno verão europeu, quando ainda há gelo nas montanhas devido à altitude.

Leia Também:  Mulher é agredida pelo marido, fica ferida, mas se recusa a procurar atendimento médico em Nova Xavantina

Para o empresário, a experiência reforça um raciocínio simples: para desenvolver o turismo, primeiro é preciso identificar os locais com potencial turístico e, em seguida, investir em infraestrutura e acessibilidade — exatamente o caminho que países como a Suíça já percorreram e hoje colhem os resultados.

O projeto em Barra do Garças

De volta à realidade local, o empresário Gordintur, idealizador do projeto do teleférico na cidade, destacou que a iniciativa está cada vez mais próxima de sair do papel. Segundo ele, o projeto está em fase final de ajustes dentro do PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) do Estado de Mato Grosso, etapa que antecede a liberação das cartas-convite para a licitação da obra.

A viabilização do processo está ligada a uma questão jurídica que envolve a área onde o teleférico será instalado: o parque, hoje municipal, chegou a ser repassado ao Estado por meio de um comodato firmado em 1994, com prazo de 20 a 30 anos. Como o prazo já venceu e a área nunca chegou a ser efetivamente escriturada em nome do Estado, ela retornou automaticamente à titularidade do município — o que agora permite à Prefeitura abrir o PMI e, na sequência, a licitação da obra.

Leia Também:  Motorista é preso com quase 61 kg de drogas avaliadas em R$ 1,8 milhão em General Carneiro

Segundo relatos, a situação jurídica do processo já está praticamente resolvida — com trânsito em julgado, cartório e georreferenciamento encaminhados — restando apenas a abertura formal do PMI para destravar a licitação.

Mais do que um teleférico

O projeto não se limita à estrutura do teleférico. Segundo os relatos, a liberação do comodato deve abrir caminho também para a potencialização de outros pontos turísticos da região, como as cachoeiras e as fontes de águas quentes localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra, no entorno da cidade.

Para o empresário Gordintur, a obra representa uma porta de entrada para colocar Barra do Garças no cenário turístico nacional e internacional. Ele deixa um apelo a empresários, autoridades, vereadores e ao prefeito para que sigam acreditando e apoiando o projeto, que — segundo ele — tem potencial para transformar a realidade econômica e turística da cidade e da região.

Confira abaixo o vídeo enviado pelo empresário barragarcense da Europa.

 

Advertisement

Cidades

Prefeitura de Nova Nazaré instala dosadores automáticos de cloro e aprimora tratamento da água

Published

on

A Prefeitura Municipal de Nova Nazaré realizou a instalação de dosadores automáticos de cloro nos sistemas de abastecimento de água do município. A iniciativa tem como objetivo aprimorar o processo de tratamento e garantir maior controle sobre a qualidade da água fornecida à população.

Os novos equipamentos permitem a dosagem automática e constante do cloro, proporcionando maior precisão no tratamento e evitando tanto a falta quanto o excesso do produto. Dessa forma, o sistema contribui para manter os níveis de cloração dentro dos parâmetros estabelecidos pelas normas sanitárias e pela Vigilância Sanitária.

A medida representa uma importante melhoria no tratamento da água proveniente dos poços, contribuindo para a prevenção de doenças e a proteção da saúde da população.

A Prefeitura informa ainda que, após a instalação, os dosadores passam por um período de regulagem e acompanhamento até que a dosagem alcance o nível ideal, de acordo com as medições realizadas. Por isso, durante esse processo de adequação, podem ocorrer pequenas oscilações nos níveis de cloro.

A Administração Municipal solicita a compreensão dos munícipes durante esse período de ajuste e reforça que a equipe responsável está realizando o acompanhamento necessário para que o sistema alcance o controle adequado.

Leia Também:  ABM lança guia prático para municípios se prepararem contra Super El Niño

A instalação dos dosadores representa mais um avanço nas ações de melhoria do abastecimento público e reforça o compromisso da Prefeitura de Nova Nazaré com a qualidade da água, a saúde e o bem-estar da população.

Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA