COMUNICADO OFICIAL
EUA anunciam que vão classificar CV e PCC como organizações terroristas
Em comunicado oficial, o país norte-americano afirmou que os grupos são duas das organizações criminosas ‘mais violentas do Brasil’
![]()
O Departamento de Estado dos Estados Unidos classificaram nesta quarta-feira (28) as facções brasileiras Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas com vigência a partir de 5 de junho de 2026.
Segundo o governo americano, os grupos serão designados como “terroristas globais especialmente designados” (“Specially Designated Global Terrorists” na tradução, ou SDGTs) e também como “organizações terroristas estrangeiras” (“Foreign Terrorist Organizations”, ou FTOs).
Em comunicado, os EUA afirmam que o CV e o PCC são duas das organizações criminosas “mais violentas do Brasil”. “Juntas, comandam milhares de membros e orquestraram ataques brutais contra policiais, funcionários públicos e civis brasileiros. Sua influência e redes ilícitas se estendem muito além das fronteiras do Brasil, por toda a nossa região e por todo o país”, declararam.
O Secretário do estado dos EUA, Marco Rubio, confirmou a informação em um post na duas conta na rede social X. “O governo Trump continuará a usar todas as ferramentas disponíveis para proteger nossa nação e nossos interesses de segurança nacional, mantendo as drogas ilícitas longe de nossas ruas e interrompendo o fluxo de receita que financia narcoterroristas violentos”, escreveu.
O comunicado foi feito com base na seção 219 da Lei de Imigração e Nacionalidade e com a Ordem Executiva 13224. As designações de Organizações de Transporte Estrangeiro (FTO, na sigla em inglês) entram em vigor após a publicação no Diário Oficial Federal (Federal Register).
Leia a tradução do comunicado na íntegra
Hoje, o Departamento de Estado dos EUA está designando o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como Terroristas Globais Especialmente Designados (SDGTs) e pretende designar ambos os grupos como Organizações Terroristas Estrangeiras (FTOs), com vigência a partir de 5 de junho de 2026.
O CV e o PCC são duas das organizações criminosas mais violentas do Brasil. Juntas, comandam milhares de membros e orquestraram ataques brutais contra policiais, funcionários públicos e civis brasileiros. Sua influência e redes ilícitas se estendem muito além das fronteiras do Brasil, por toda a nossa região e por todo o país.
O governo Trump continuará a usar todas as ferramentas disponíveis para proteger nossa nação e nossos interesses de segurança nacional, mantendo as drogas ilícitas longe de nossas ruas e interrompendo o fluxo de receita que financia narcoterroristas violentos. A ação tomada hoje pelo Departamento de Estado demonstra ainda mais o compromisso inabalável do governo Trump em desmantelar cartéis e organizações criminosas em nossa região e garantir a segurança do povo americano.
As medidas tomadas hoje estão em conformidade com a seção 219 da Lei de Imigração e Nacionalidade e com a Ordem Executiva 13224. As designações de Organizações de Transporte Estrangeiro (FTO, na sigla em inglês) entram em vigor após a publicação no Diário Oficial Federal (Federal Register).
Política
Dr. Eugênio destina R$ 4 milhões ao Fila Zero e possibilita cirurgias oftalmológicas no Norte-Araguaia
O programa Fila Zero garante acesso facilitado a especialidades médicas e procedimentos cirúrgicos, reduzindo a espera por atendimento, especialmente, em cidades do interior de Mato Grosso.
/ Assessoria
O deputado estadual Dr. Eugênio destinou R$ 4 milhões em recursos ao programa Fila Zero, que realizou mais de 2 mil cirurgias oftalmológicas na região do Norte-Araguaia. O mutirão ocorreu em duas etapas e possibilitou 17 mil procedimentos gratuitos à população, entre cirurgias de catarata, pterígio, limpeza de lente intraocular, além de exames pré-operatórios e consultas.
O programa Fila Zero finalizou, na última terça-feira (26), a segunda etapa de cirurgias de catarata e pterígio deste ano na região do Norte-Araguaia. O polo de atendimento foi a cidade de Confresa (MT), mas a ação também recebeu pacientes dos municípios de Vila Rica, Porto Alegre do Norte, Santa Terezinha, São José do Xingu, Canabrava do Norte e Santa Cruz do Xingu.
O mutirão permitiu um amplo atendimento, cobrindo a lista de cadastrados que aguardavam por exames e cirurgias eletivas, e impactando a saúde ocular de milhares de pacientes. Em duas etapas, nos meses de janeiro e maio, foram realizadas 1.739 cirurgias de catarata e 430 cirurgias de pterígio, além de outros procedimentos, como limpeza de lente intraocular e exames de imagem específicos para o diagnóstico de doenças nos olhos.
Segundo o deputado Dr. Eugênio, a atuação do programa Fila Zero no Norte-Araguaia acelerou os atendimentos oftalmológicos, possibilitando ao paciente, em poucas semanas, a realização de exames pré-operatórios, do procedimento cirúrgico e do acompanhamento, tudo custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O programa cobriu um grande vazio assistencial na área de oftalmologia que ainda temos nessa região. Estamos muito felizes em possibilitar as cirurgias a tantos pacientes do Araguaia e não vamos parar por aqui. Em breve, outros investimentos na saúde chegarão ao nosso povo, que tanto precisa de atenção”, afirmou o parlamentar.
O programa Fila Zero viabiliza mutirões de cirurgias eletivas, exames, consultas e outros procedimentos em todo o estado, reduzindo as filas de espera por atendimentos especializados no SUS.

-
Policial7 dias agoPrefeito no Araguaia é indiciado por liderar grupo que torturou moradores em briga por grilagem de terras
-
Política6 dias ago“Tapa na cara da população”: deputado detona construtora por Ignorar comissão da ALMT sobre hospital de Confresa (MT)
-
Agua Boa6 dias agoPrefeitura de Água Boa promove semana de capacitação e ações preventivas com apoio da Defesa Civil Estadual
-
Acidente4 dias agoJovem faleceu em acidente na madrugada
-
Política6 dias agoDeputado propõe criar fundo para liberar Mounjaro e Ozempic na rede pública em Mato Grosso
-
Cidades7 dias agoCondenado a apenas 6 anos, produtor acusado de matar casal por desavença na compra de gado em São Félix do Araguaia passará por novo júri
-
Economia3 dias agoChina suspende frigoríficos de Mato Grosso após alerta sanitário
-
Policial5 dias agoPreso denuncia estupro e agressões em abordagem da PM








