ENCHENTE
Chuvas no RS: Inmet emite alerta vermelho com previsão de tempestade nesta segunda-feira
Temporais já deixaram 83 mortos, 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas de acordo com o último boletim da Defesa Civil
– G1
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na manhã desta segunda-feira um alerta vermelho para a previsão de tempestade em áreas do Rio Grande do Sul, estado que enfrenta fortes temporais desde a semana passada. O aviso de “grande perigo” é válido até terça-feira e prevê que haverá “volume total de chuva pode superar os 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos acima de 100 km/h e queda de granizo”.
De acordo com o comunicado do Inmet, há ainda “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”. O alerta é válido para os municípios de Arroio Grande, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.

Uma das centenas de localidades inundadas no RS
Número de mortos sobe.
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul já deixaram 83 mortos confirmados, 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas até esta segunda-feira (6). Os temporais, que começaram em 27 de abril, ganharam força no dia 29 e já afetaram mais de 850 mil pessoas em território gaúcho, de acordo com o último boletim da Defesa Civil.
Mais de 121 mil pessoas estão desalojadas e outros 19 mil estão em abrigos. A marca já supera a última tragédia ambiental no estado, em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram.
Para o início da semana, a previsão é de melhora nas chuvas. No entanto, o Comando Militar do Sul (CMS) comunicou que deve haver queda de temperatura no Rio Grande do Sul a partir da próxima quarta-feira (8), o que pode provocar um aumento nos casos de hipotermia de pessoas isoladas pelas chuvas que aguardam resgate, além de dificultar as condições de resgate e evacuação. Em algumas áreas do estado, de acordo com o CMS, a temperatura pode baixar para até 10°C em algumas regiões do estado.
Balanço desta segunda-feira
- Municípios afetados: 345
- Pessoas em abrigos: 19.368
- Desalojados: 121.957
- Afetados: 850.422
- Feridos: 276
- Desaparecidos: 111
- Óbitos confirmados: 83
- Óbitos em investigação: 4
Poderes unidos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na coletiva, assim como os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e ministros. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), também presente, informou que 70% da capital gaúcha está sem água. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), falou em “cenário de guerra”.
Lula afirmou que “não haverá impedimento da burocracia” para a recuperação do estado e prometeu a Leite que o governo federal irá recuperar as estradas estaduais.
O presidente viajou com a primeira-dama, Janja, e 13 ministros, incluindo Rui Costa (Casa Civil), José Mucio (Defesa), Fernando Haddad (Fazenda), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Nísia Trindade (Saúde) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima). Os ministros da Integração Nacional, Waldez Góes, e da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, já estavam no Rio Grande do Sul desde sábado para instalar um escritório em Porto Alegre.
Lula disse que cobrou de Marina Silva um plano de prevenção de desastres para que o governo “pare de correr atrás da desgraça”.
— É impossível discutir a questão do clima sem trazer a Marina, que está compromissada a me apresentar um plano de prevenção de acidentes climáticos. É preciso que a gente veja com antecedência o que pode acontecer de desgraça.
Clima
Chuva torrencial na madrugada deixou população apreensiva em Água Boa
![]()
As fortes chuvas acompanhadas de ventania que atingiram Água Boa (MT) na madrugada desta quarta feira (14), causaram transtornos pontuais, com registros de árvores arrancadas pela raiz, galhos espalhados nos canteiros das principais avenidas da cidade, alem de prejuizo em algumas praças. Também foram identificados e pequenos prejuízos materiais — como danos em fachadas, toldos e placas de estabelecimentos comerciais.
Tudo indica que o temporal ocorreu especificamente sobre o perímetro urbano, onde em alguns bairros, foram registrados até 60mm de chuva.
As manifestações climáticas como trovões e relampagos, registradas no final da noite de ontem deixaram alguns bairros sem energia elétrica.
Apesar dos estragos e do susto em alguns pontos da cidade devido os fortes ventos, o temporal trouxe um alívio aos moradores após o longo período de calor intenso e tempo seco na região.
IMAGENS:

-
Saúde6 dias agoÁgua Boa vai receber ônibus do Hospital de Câncer para campanha de prevenção
-
Policial6 dias agoEscândalo no Araguaia: major da PM é citado em esquema suspeito de furto de gado
-
Política6 dias ago“Se perdeu ou ganhou, tem que pagar”: cabos eleitorais acusam Emanuelzinho de não pagar equipe após derrota
-
Policial1 dia agoAdvogado é condenado a mais de 22 anos de prisão por crimes estarrecedores contra criança de 7 anos no Araguaia
-
Cidades5 dias agoPRF intensifica fiscalização nas rodovias de Mato Grosso durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida 2026
-
Agua Boa1 dia agoPrefeitura divulga edital para seleção de 50 moradias do Minha Casa, Minha Vida em Água Boa
-
Policial6 dias agoPolícia Civil prende quatro pessoas e localiza restos mortais durante operação em Nova Nazaré
-
Política6 dias agoFlávio tem 53% contra 47% de Lula no 2º turno, diz PoderData




