ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política

Governador Otaviano Pivetta define Eduardo Manciolli como chefe da Casa Civil de MT

Nomeação deve ser publicada na próxima edição do Diário Oficial.

Publicado em

 / Secom – MT

O governador Otaviano Pivetta definiu, nesta terça-feira (13.10), que o empresário Eduardo Manciolli assumirá a Casa Civil do Estado. A nomeação deve ser publicada na próxima edição do Diário Oficial.

Como secretário-chefe da Casa Civil, Manciolli terá como uma de suas principais atribuições a articulação do Executivo Estadual com os demais Poderes e também entre as Secretarias de Estado.

“Como determinado pelo governador Otaviano Pivetta, nosso foco a frente da Casa Civil será fazer um Estado ainda mais eficiente, construindo pontes e mantendo o diálogo aberto, tanto internamente, quanto com todos o poderes e instituições. Vamos seguir o desejo do governador, para que o Estado garanta serviços com a qualidade que a população mato-grossense merece”, afirmou ele.

Desde maio, quem exercia a função de chefe da Casa Civil era Adjaime Ramos, que agora retorna para a função de secretário adjunto de Relações Políticas.

Natural de Barra do Garças, Eduardo Manciolli é formado em Direito e Gestão Pública, exerceu diversas funções na Prefeitura do município e na Assembleia Legislativa. Ele está no Governo de Mato Grosso desde maio deste ano, quando assumiu o cargo de secretário-chefe de Gabinete de Governo.

Leia Também:  Nova Xavantina: TJMT manda Procuradoria emitir parecer em disputa sobre eleição da AMM
Advertisement

Política

Nova Xavantina: TJMT manda Procuradoria emitir parecer em disputa sobre eleição da AMM

Desembargadora da Terceira Câmara de Direito Privado remete autos à PGJ para emissão de parecer

Published

on

Nova Xavantina aponta cerceamento de chapas opositoras, questiona quórum de assembleia e acusa gestão de acelerar pleito para blindar chapa única Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) determinou a remessa dos autos do agravo de instrumento interposto pelo Município de Nova Xavantina à Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) para a emissão de parecer. A decisão foi proferida no dia 10 de outubro pela desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves, integrante da Terceira Câmara de Direito Privado.

O recurso questiona a decisão proferida pela 11ª Vara Cível da Comarca de Cuiabá na Ação Declaratória de Invalidade de Alteração Estatutária com anulação de edital eleitoral. Na primeira instância, o juízo havia revogado a liminar que suspendia o pleito da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM) para o ciclo 2027/2029, liberando a retomada e conclusão da votação.

Após a emissão do parecer pela Procuradoria-Geral de Justiça, os autos retornarão conclusos para o julgamento definitivo do recurso pelo colegiado da Terceira Câmara de Direito Privado.

A disputa começou após Nova Xavantina recorrer à Justiça contra as mudanças realizadas pela AMM no estatuto e contra o edital da eleição. Como mostrou o RepórterMT, a entidade aprovou em agosto novas regras, entre elas mandato de três anos para a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal e alterações que permitiram ao atual presidente, Hemerson Lourenço Máximo, o Maninho, disputar a recondução mesmo sendo ex-prefeito.

Maninho encabeça a única chapa registrada, denominada “AMM + Forte e Presente”, para comandar a associação no triênio 2027-2029.

Leia Também:  STF determina pagamento de R$ 132 mil ao Pará por disputa territorial envolvendo área de Vila Rica

No dia 16 de setembro, a eleição chegou a começar, mas foi interrompida quando 99 prefeitos já haviam votado. Naquele dia, a juíza Olinda de Quadros Altomare, da 11ª Vara Cível de Cuiabá, suspendeu integralmente o processo e determinou o lacre das urnas enquanto eram esclarecidas dúvidas sobre o quórum da assembleia que alterou o estatuto.

Dois dias depois, em 18 de setembro, Olinda reconsiderou a medida após receber novos documentos da AMM, revogou a liminar e autorizou a continuidade da eleição, determinando a preservação dos 99 votos e a abertura de uma nova oportunidade para os municípios que ainda não haviam participado.

O Município de Nova Xavantina recorreu novamente ao TJMT. No plantão, foi concedido efeito suspensivo para impedir a retomada e manter a urna fechada. A Justiça flexibilizou essa ordem apenas para permitir a votação restante, mantendo bloqueada qualquer divulgação do resultado.

Chapa única pode ser derrubada

A única chapa registrada foi batizada de “AMM + Forte e Presente” e traz como presidente de honra o deputado federal Juarez Costa (PSD). O pedido de registro foi assinado por Maninho e por 10 associados efetivos.

Maninho assumiu a titularidade da AMM em março de 2026, após a desincompatibilização do então presidente Leonardo Bortolin, de quem era vice na chapa eleita no final de 2023. A movimentação para a reeleição ocorre sob o novo regimento interno da instituição, aprovado recentemente por unanimidade em Assembleia Geral Extraordinária.

Leia Também:  Homem é preso com drogas e armas durante operação da Polícia Civil em Canarana

O estatuto atualizado fixou mandatos de três anos para a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, permitindo apenas uma reeleição sucessiva.

Veja a composição completa da diretoria executiva e do conselho fiscal:

1º Vice-Presidente: José Guedes de Souza (Rondolândia/MT)

2º Vice-Presidente: João Isaack Moreira Castelo Branco (Tesouro/MT)

3º Vice-Presidente: Francieli Magalhães de Arruda Vieira Pires (Santo Antônio do Leverger/MT)

4º Vice-Presidente: Marcos Fernando Feldhaus (Cláudia/MT)

5º Vice-Presidente: Vanderlei Antônio de Abreu (Porto dos Gaúchos/MT)

Secretário Geral: Thiago Timo Oliveira (Torixoréu/MT)

1º Secretário: Mauto Teixeira Espindola (Salto do Céu/MT)

2º Secretário: João Rogério de Souza (Nova Bandeirantes/MT)

Tesoureiro Geral: Thiago Castellan Ribeiro (Santa Terezinha/MT)

1º Tesoureiro: Margareth Gonçalves da Silva (Barão de Melgaço/MT)

2º Tesoureiro: Joraildes Soares de Souza (Santa Cruz do Xingu/MT)

1º Membro Titular (Conselho Fiscal): Sergio Machnic (Primavera do Leste/MT)

2º Membro Titular (Conselho Fiscal): Seluir Peixer Reghin (Aripuanã/MT)

3º Membro Titular (Conselho Fiscal): Cleomenes Junior Dias Costa (Novo Santo Antônio/MT)

1º Membro Suplente (Conselho Fiscal): Fabiano Dalla Valle (Itiquira/MT)

2º Membro Suplente (Conselho Fiscal): Irineu Marcos Parmeggiani (Campos de Júlio/MT)

3º Membro Suplente (Conselho Fiscal): Antônio Marcos Thomazini (Paranatinga/MT)

Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA