AGRO EM RISCO
Mais calor; El Niño registrará pico em dezembro, confira.
– AGRONEWS
O fenômeno climático El Niño está prestes a atingir seu ápice, segundo a meteorologista Ana Ávila do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp. As consequências desse evento sazonal, que aquece as águas do Oceano Pacífico equatorial, são cruciais, demandando atenção especial dos produtores.
O aumento previsto de 2,5°C na temperatura das águas do Oceano Pacífico equatorial promete intensificar as ondas de calor no Brasil. A meteorologista explica que o bloqueio das frentes frias no sul do país é uma das causas, resultando em condições propícias para temperaturas acima da média. Enquanto a Região Metropolitana de Campinas enfrenta uma onda de calor, surge o questionamento sobre a relação do fenômeno com as mudanças climáticas.
Diante das ondas de calor, o Ministério da Saúde emitiu recomendações especiais, alertando para os riscos, especialmente para grupos vulneráveis como idosos, crianças e portadores de condições médicas específicas. A página informativa busca sensibilizar a população para os perigos iminentes.
O meteorologista Bruno Bainy, também do Cepagri, traz luz à discussão ao explicar a ciência da atribuição climática. Esta área busca estabelecer o impacto da atividade humana na probabilidade de ocorrência de fenômenos específicos. Bainy destaca que as ondas de calor têm uma relação íntima com as mudanças climáticas, apontando para a atribuição de eventos extremos a influências antropogênicas no clima.
Bainy contextualiza o momento atual, coincidente com uma fase da oscilação de Madden-Julian. Esse mecanismo de variabilidade climática, com ciclos que duram algumas semanas, influencia as condições climáticas no Brasil. O meteorologista indica que a parte leste do país enfrentará um período mais seco, mas há expectativas de chuvas mais volumosas a partir do final de semana.
O El Niño, aliado à ciência da atribuição climática, revela um cenário desafiador para o agronegócio.Enquanto os produtores enfrentam ondas de calor intensas, é crucial adotar estratégias adaptativas para minimizar os impactos e garantir a resiliência do setor diante das complexidades climáticas.[
Se o conceito de Identidade Ecológica for aceita como critério para reservas ambientais e compensações, todo o processo de licenciamento ambiental, meticulosamente construído ao longo dos anos, precisará ser revisado.
O quadro de Direito Ambiental do Agronews desta semana aborda um tema intrigante e, por vezes, controverso: a “Identidade Ecológica“. Conduzidos pela Dra. Alessandra Panizi, especialista em Direito Ambiental, e com a valiosa participação do Dr. Junior Fernandes, a discussão se aprofunda na complexidade desse conceito aparentemente nebuloso.
Clima
Chuva torrencial na madrugada deixou população apreensiva em Água Boa
![]()
As fortes chuvas acompanhadas de ventania que atingiram Água Boa (MT) na madrugada desta quarta feira (14), causaram transtornos pontuais, com registros de árvores arrancadas pela raiz, galhos espalhados nos canteiros das principais avenidas da cidade, alem de prejuizo em algumas praças. Também foram identificados e pequenos prejuízos materiais — como danos em fachadas, toldos e placas de estabelecimentos comerciais.
Tudo indica que o temporal ocorreu especificamente sobre o perímetro urbano, onde em alguns bairros, foram registrados até 60mm de chuva.
As manifestações climáticas como trovões e relampagos, registradas no final da noite de ontem deixaram alguns bairros sem energia elétrica.
Apesar dos estragos e do susto em alguns pontos da cidade devido os fortes ventos, o temporal trouxe um alívio aos moradores após o longo período de calor intenso e tempo seco na região.
IMAGENS:

-
Saúde6 dias agoÁgua Boa vai receber ônibus do Hospital de Câncer para campanha de prevenção
-
Policial6 dias agoEscândalo no Araguaia: major da PM é citado em esquema suspeito de furto de gado
-
Política6 dias ago“Se perdeu ou ganhou, tem que pagar”: cabos eleitorais acusam Emanuelzinho de não pagar equipe após derrota
-
Policial1 dia agoAdvogado é condenado a mais de 22 anos de prisão por crimes estarrecedores contra criança de 7 anos no Araguaia
-
Cidades5 dias agoPRF intensifica fiscalização nas rodovias de Mato Grosso durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida 2026
-
Agua Boa1 dia agoPrefeitura divulga edital para seleção de 50 moradias do Minha Casa, Minha Vida em Água Boa
-
Policial6 dias agoPolícia Civil prende quatro pessoas e localiza restos mortais durante operação em Nova Nazaré
-
Política6 dias agoFlávio tem 53% contra 47% de Lula no 2º turno, diz PoderData




