ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Esportes

Em três anos, Cuiabá ultrapassa R$ 170 milhões em vendas de atletas

Sequência de negociações nacionais e internacionais reforça o Dourado como destino estratégico para atletas em formação e agentes atentos ao mercado.

Publicado em

 / Assessoria

Entre 2023 e 2025, o Cuiabá se firmou como um dos clubes mais ativos do futebol brasileiro na valorização e negociação de atletas, consolidando um modelo que alia formação, oportunidade e exposição no mercado nacional e internacional. No período, o clube realizou uma série de transferências para equipes do Brasil e do exterior, reforçando seu papel como vitrine estratégica dentro do Campeonato Brasileiro.

Em 2023, o clube foi protagonista em negociações relevantes como João Lucas e Joaquim, vendidos ao Santos. As operações confirmaram a capacidade do Cuiabá de gerar ativos tanto para o mercado nacional quanto internacional.

O movimento ganhou ainda mais força em 2024. Raniele foi negociado com o Corinthians, Luciano Gimenez com o Estudiantes e Deyverson seguiu para o Atlético-MG. Além deles, Rikelme entrou para a história ao ser vendido ao Shabab Al-Ahli, tornando-se a primeira negociação envolvendo um atleta formado integralmente no Cuiabá.

Já em 2025, o Dourado manteve o ritmo elevado de negociações com a transferência recorde de Isidro Pitta para o Red Bull Bragantino. Esse protagonismo no mercado é reflexo direto de um projeto estruturado de formação.

Leia Também:  Mesmo aprovada em 1º lugar, juíza de Ribeirão Cascalheira (MT) fica fora da posse e caso explode no CNJ

O Cuiabá investe atualmente cerca de R$ 800 mil por mês nas categorias de base, ou seja quase R$ 10 milhões por ano, garantindo estrutura completa para o desenvolvimento esportivo e pessoal dos jovens. A base trabalha no CT Manoel Dresc. Inaugurado em 2024, o espaço recebeu um investimento de R$ 50 milhões e recentemente ganhou um campo de grama sintética FIFA Quality Pro, ao custo adicional de R$ 5 milhões, tecnologia também adotada por clubes como o Chelsea, da Inglaterra.

Os resultados já aparecem dentro de campo: na última temporada, 13 atletas da base participaram das atividades do elenco profissional, nove deles com minutagem em jogos oficiais. Para o presidente Cristiano Dresch, o caminho percorrido confirma a estratégia do clube.

“Nosso objetivo sempre foi estruturar o Cuiabá para ser competitivo esportivamente e sustentável financeiramente. Investir na base é investir no futuro do clube e do futebol brasileiro. Hoje, somos uma vitrine respeitada, que forma, valoriza e entrega atletas prontos para grandes desafios”, afirmou.

Advertisement

Esportes

CBF desiste de prever retorno de Neymar na primeira fase da Copa e reduz clareza sobre o estado do camisa 10

Atacante evolui lentamente e também não deve encarar o Haiti, sexta-feira.

Published

on

 / G1

Neymar completa amanhã um mês sem jogar ou treinar no campo, o que também não fez ontem, contrariando as expectativas da comissão técnica da seleção brasileira e fazendo a CBF desistir de prever o seu retorno durante a primeira fase da Copa do Mundo 2026.

Com prazo apertado para ser integrado ainda esta semana ao grupo de jogadores e se preparar para encarar o Haiti, o camisa 10 também deverá ser desfalque na segunda rodada do Grupo C. Se evoluir nos próximos dias poderia encarar a Escócia no terceiro jogo, dia 24.

Hoje, o entendimento nos bastidores é que qualquer risco que Neymar corra de agravar novamente a lesão na panturrilha direita pode ser evitado. E que a sua presença em campo só acontecerá em caso de extrema necessidade, o que só deve ocorrer no mata-mata.

Assim como na semana passada, Neymar foi submetido ontem a novos exames de imagem para avaliar a evolução de sua lesão, que é satisfatória, mas não a ponto de fazê-lo seguir adiante para a próxima etapa do processo de recuperação.

Neste momento, o atacante ainda está entregue ao departamento médico e faz trabalhos complementares de musculação, mas precisa ainda chegar no estágio da preparação física no campo, para depois estar apto a treinar com bola junto aos demais jogadores.

Leia Também:  GingaBoa completa 10 anos e reúne mais de 250 capoeiristas em Água Boa

Mesmo que isso aconteça nos próximos dias, o prazo de recuperação de três semanas previsto pelo médico da seleção, Rodrigo Lasmar, que vence amanhã, ainda não contemplará o melhor de Neymar contra o Haiti.

Menor transparência

Em função do aumento da tensão e da pressão pela volta do camisa 10, a CBF deixou de lado a transparência com que tratou o tema quando recebeu o jogador do Santos, e faz um acompanhamento sem divulgar a evolução do jogador, agora sob os cuidados dos profissionais da seleção. Apenas quando houver de fato um salto qualitativo no tratamento de Neymar é que haverá divulgação, para não aumentar ainda mais a expectativa por um retorno. Essa falta de clareza tem gerado críticas da ala política da CBF.

Na última sexta-feira, antes da estreia contra Marrocos, o técnico Carlo Ancelotti afirmou que Neymar estava próximo de retornar ao convívio da seleção brasileira e a expectativa da comissão técnica era contar com o atacante já na próxima semana. Segundo o treinador, o camisa 10 estava focado no trabalho para voltar a ficar à disposição.

Leia Também:  Polícia Civil prende suspeito de matar mulher trans em MT

“Neymar está trabalhando, com foco. A expectativa é que recupere e seja integrado ao grupo na próxima semana. Ele tem qualidade técnica indiscutível, mas também experiência, importante para o grupo” afirmou Ancelotti.

É exatamente para evitar que Neymar vire mais uma munição para o mau início da seleção que o tema será tratado com cautela.

As críticas em relação à estreia ruim contra Marrocos fizeram a seleção brasileira se fechar ainda mais para a preparação durante a semana do jogo contra o Hait. Há uma sensação geral nos bastidores de que a transparência das últimas semanas virou munição para ataques ao jogadores do Brasil e ao técnico Carlo Ancelotti. Por isso, a blindagem que já era grande desde a chegada nos Estados Unidos vai aumentar.

A ideia é preservar até alguns jogadores das entrevistas coletivas no CT. O excesso de declarações à Fifa e à imprensa após a estreia causou mal-estar interno. O foco agora será para dentro. Para uma recuperação em campo cada vez mais em foco.

Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA