ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ÁGUA BOA

Água Boa zera fila para inserção de DIU e amplia acesso à saúde da mulher

Município já realizou quase 200 procedimentos pelo SUS entre 2025 e fevereiro de 2026, garantindo mais agilidade, autonomia e planejamento reprodutivo

Publicado em

A Prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a ampliação da oferta do Dispositivo Intrauterino (DIU) e a eliminação da fila de espera para o procedimento no município. A iniciativa fortalece as políticas públicas voltadas à saúde da mulher e ao planejamento reprodutivo.

Entre 2025 e fevereiro de 2026, quase 200 DIUs de cobre foram inseridos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Água Boa. Antes, a demanda reprimida gerava meses de espera. Agora, o atendimento ocorre de forma mais ágil, acessível e com menos burocracia.

O DIU é considerado um dos métodos contraceptivos mais seguros e eficazes, apresentando mais de 99% de eficácia na prevenção da gravidez. Além da alta taxa de proteção, o método é de longa duração e não exige uso contínuo por parte da paciente, o que contribui para maior autonomia e praticidade.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as mulheres interessadas devem procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima para realizar o planejamento reprodutivo e receber orientações. O município também disponibiliza gratuitamente outros métodos contraceptivos por meio do SUS.

Leia Também:  Mulher morre após motocicleta atingir cavalo na MT-431 em Santa Terezinha

Com a medida, a Prefeitura destaca o compromisso com o cuidado integral à saúde da mulher, garantindo acesso ampliado a serviços essenciais e promovendo mais qualidade de vida à população.

Advertisement

Policial

Mato Grosso registra 109 casos de tuberculose em presídios, diz Sejus

Secretaria de Justiça afirma que número representa 0,68% da população carcerária e nega surto nas unidades prisionais.

Published

on

A Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso (Sejus-MT) informou que 109 casos de tuberculose foram confirmados no sistema prisional do Estado. Apesar do número, a pasta afirma que a situação não configura surto nas penitenciárias mato-grossenses.

Segundo nota divulgada nesta quinta-feira (14), os casos registrados representam 0,68% da população prisional atual de Mato Grosso.

“A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT) esclarece que não há surto de tuberculose nas penitenciárias de Mato Grosso. Os 109 casos diagnosticados equivalem a 0,68% da população prisional atual”, informou a pasta.

O posicionamento da secretaria ocorre em meio às discussões recentes sobre as condições estruturais e sanitárias do sistema penitenciário estadual, após relatórios de inspeções apontarem superlotação, falta de ventilação adequada e registros de doenças em unidades prisionais.

Nos últimos meses, decisões judiciais e relatórios de órgãos de fiscalização também mencionaram casos de tuberculose entre detentos em Mato Grosso.

A Sejus, no entanto, não informou em quais unidades os casos foram registrados nem detalhou quantos presos seguem em acompanhamento médico.

Leia Também:  Mato Grosso acelera colheita do milho, mas alta dos custos em 14% exige cautela na próxima safra
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA