ÁGUA BOA

Segurança

Sistema Penitenciário recebe reforço de duas vans para Água Boa e Sinop e 100 novas pistolas

Publicado em

Emenda parlamentar e Departamento Penitenciário Nacional (Depen), proporcionaram a aquisição dessas novas conquistas

O Sistema Penitenciário de Mato Grosso recebeu duas vans e 100 pistolas na manhã desta quarta-feira (24.03). As aquisições provêm de diferentes fontes. Enquanto a compra dos veículos foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado estadual João Batista, as pistolas foram adquiridas com recursos provindos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

“As armas serão destinadas aos servidores penitenciários de todo o Estado de Mato Grosso, assim esses policiais poderão passar a ter a cautela permanente do armamento individualizado. São pistolas calibre .40 modelos IMBEM MD6”, esclarece o secretário Adjunto de Administração Penitenciário, Jean Gonçalves. 

Já os veículos, deverão auxiliar no cotidiano do transporte de policiais penais. Uma van será destinada para a penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), no município de Sinop (MT) enquanto a outra será designada à Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, em Água Boa (MT). 

As duas unidades prisional encontram-se a mais de 20 quilômetros de distância do centro urbano e o deslocamento dos servidores até os locais de trabalho é um problema. O diretor da penitenciária de Sinop, Antônio Negreiro, destaca a importância desta aquisição. 

“É de suma importância essas vans, considerando a distância que a penitenciária esta da cidade e, alguns trechos são de chão, o que torna difícil o deslocamento dos servidores até a unidade” salientou. 

Já o diretor da Penitenciária de Água Boa, Valmir Barros Christ, reforça a importância desta conquista para instituição que vai colaborar muito no deslocamento dos servidores. 

“Essa aquisição para nós era um sonho, a um bom tempo estamos lutando para ter um veículo para o transporte de servidores e hoje estamos conseguindo levar para nossa penitenciária uma van que vai somar muito no dia a dia da unidade”, enfatizou. 

Para aquisição dos veículos foi destinado R$ 400 mil. A van possui a capacidade para 16 pessoas.

Presente na entrega, o deputado estadual destacou a atuação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) como parceira do Governo do Estado e lembrou que aplicar emendas na área de segurança traz melhorias nas estruturas de trabalho dos servidores. 

“Com essa economia que Assembleia Legislativa tem feito nos últimos anos, pôde ser aplicada uma parte na área de segurança, possibilitando mais condições para os servidores trabalhar. Com esses novos veículos entregue hoje as unidades vão ter uma capacidade maior de transporte dos agentes, com segurança e conforto”, disse o deputado João Batista. 

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, pretende parcerias com Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com recursos parlamentar para novas conquistas para o sistema penitenciário, e contemplar as unidades de Juína, Pontes e Lacerda e Rondonópolis.

“Iremos solicitar emendar parlamentar e buscar parceria junto ALMT para possibilitar a conquista de novas vans, nessas outras unidades penais para transportar os servidores com segurança e qualidade” finalizou o Jean Gonçalves.
(Com supervisão de Débora Siqueira) – Agua Boa News

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Segurança

Policiais civis de 11 estados são capacitados em Cuiabá em investigação de homicídios

O curso é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em parceria com a Acadepol

Published

on

– PJC MT

Policiais civis de 11 estados do Brasil iniciaram, nesta segunda-feira (19.08), em Cuiabá, o 4º Curso Básico de Investigação de Homicídios promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com a Polícia Civil de Mato Grosso.

O curso, com duração de uma semana, é realizado na Academia da Polícia Civil e coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).Participam delegados, escrivães e investigadores de estados das regiões Norte e Centro-Oeste: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Na abertura do curso, o diretor adjunto da Acadepol, delegado Gustavo Garcia, deu as boas-vindas e pontuou sobre os investimentos em capacitações como forma de estimular a qualificação nas investigações.

O objetivo é capacitar os servidores das Polícias Civis em conceitos, técnicas e procedimentos padronizados no atendimento ao Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, que busca fortalecer a investigação de homicídios e proporcionar maior segurança aos cidadãos.

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil de Mato Grosso, Rodrigo Bastos, enfatizou a complexidade em investigações criminais sobre homicídios e dos constantes investimentos realizados pela instituição a fim de melhor continuamente o resultado dos trabalhos.

“A investigação de crimes dessa natureza é bastante complexa, razão pela qual a atuação em conjunto com os setores de inteligência da Polícia Civil é fundamental para o esclarecimento dos crimes”, assegurou.

COMENTE ABAIXO:

Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA