ÁREAS ÚMIDAS
Dr Eugênio diz que indefinição e restrição do uso das áreas úmidas traz perdas à economia do Araguaia
Deputado do Araguaia afirma que 4,5 milhões de hectares podem não ter atividade econômica; prefeito de Cocalinho fala em perda de R$ 3,5 milhões até meio do ano
Vale do Araguaia

– Jonas da silva/Assessoria
O Araguaia tem metade, ou seja, 17 dos 34 municípios que podem ser prejudicados, caso persista o entendimento da Justiça de que as áreas úmidas do Vale do Araguaia sejam consideradas como Pantanal, ou tenham restrição para uso do solo.
Se mantiver este entendimento, a projeção é de que 4,5 milhões de hectares não possam ter atividade agropecuária, ou qualquer outro licenciamento para empreendimento econômico.
“A economia do Araguaia já está perdendo com a insegurança jurídica diante da restrição do uso com a indefinição das áreas úmidas. Tenho conversado com prefeitos e empresários”, alerta o deputado Dr Eugênio de Paiva.
“Duas minas no município de Cocalinho, como o Calcário Vale do Araguaia, são responsáveis por todo o calcário utilizado no Araguaia e no Xingu”, diz o deputado. A restrição do uso ou não das áreas úmidas do Vale do Araguaia e Vale do Guaporé está em disputa judicial no Estado de Mato Grosso.
“É um impacto muito grande; são 2 milhões e 200 mil hectares de áreas plantadas em soja, algodão e milho que vão sofrer o impacto imediato devido à não exploração dessa mina de calcário”, compara Dr. Eugênio sobre a restrição do uso das áreas úmidas, algumas das quais consolidadas há décadas.
Menos receita pública
O prefeito de Cocalinho, Márcio Conceição Nunes de Aguiar “Baco”, já percebeu o impacto da insegurança e indefinição sobre a restrição do uso da área úmida no Vale do Araguaia.
“O investimento do ISSQN, calculado de janeiro até 30 de maio, foi de menos três milhões e meio. Para um município pequeno como o nosso, é uma tirada de pé bem grande (redução). Isso mostra o medo da nossa região com as áreas úmidas. Da forma colocada como Pantanal, o que para nós não é realidade. E isso trouxe medo para os pecuaristas e a população”, lamenta. O ISSQN é o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, de recolhimento municipal.
O prefeito diz como ocorreu a perda do recurso para a prefeitura ao longo da atividade econômica. “Tivemos uma grande queda da receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ICMS. Mas a grande queda foi de ISSQN, através dos produtores rurais. São eles que fazem investimento, que contrata caminhão de calcário, alguém para fazer a cerca e tem que tirar a nota fiscal para receber”, acrescenta.
Expedição para esclarecer
O deputado organizou e recepcionou jornalistas de Cuiabá no fim de semana com a Expedição Áreas Úmidas Araguaia na região para levar conhecimento aos profissionais de forma prática.
O parlamentar e jornalistas foram acompanhados dos professores e geólogos, Fernando Ximenes de Tavares Salomão, doutor em Geociências e Meio Ambiente, e Elder Luciano Madruga, mestre em Uso e Ocupação de Solo. Eles fizeram explicações técnicas nas visitas de campo nas propriedades.

Vale do Araguaia
Deputado Nininho propõe pavimentação de rodovia estratégica no Norte Araguaia
Quando concluída, a via reduzirá em 150 km a distância até Porto Alegre do Norte e municípios vizinhos

– SEMANA 7
Em uma deliberação significativa durante a sessão ordinária da última terça-feira (14) na Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, apresentou uma indicação ao Governo do Estado para a pavimentação asfáltica da rodovia MT-109.
A proposta abrange o trecho de 117 quilômetros que inicia em Querência e estende até o distrito de Espigão do Leste, localizado em São Félix do Araguaia.
A obra tem um impacto estratégico, pois liga vários municípios do Baixo Araguaia, incluindo Água Boa, Canarana e Querência, e se conecta à MT-322, alcançando Canabrava do Norte e a região Leste.
Além disso, oferece uma rota alternativa que promete reduzir a distância em 149 km para destinos como Porto Alegre do Norte, Confresa e Vila Rica.
A importância desta pavimentação vai além da infraestrutura, pois é vista como um vetor essencial para o desenvolvimento regional, proporcionando segurança e conforto aos moradores e trabalhadores ao longo da rodovia.
A iniciativa do Deputado Nininho é um reflexo do compromisso com o avanço econômico e social regional naquela região, aguardando agora deliberações adicionais para sua implementação.
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